segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Festa pelo dia do turismo animou Belém neste fim de semana

O Dia Mundial do Turismo em Belém, comemorado no último sábado (27), foi marcado por inúmeras programações. O início das atividades, realizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur) e Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), ocorreu às 8h30 da manhã na praça Ver-o-Rio com mostra de produtos e serviços oferecidos por instituições de ensino superior e técnico na área do turismo, entre elas o Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesan), a Faculdade Panamazônica (Fapan) e a Faculdade de Belém (Fabel). A abertura contou com apresentação de carimbó do grupo de dança da Melhor Idade do "Zoé Gueiros", espaço da Funpapa.

Também no Ver-o-Rio, instalada no Píer 47, o público apreciou uma exposição fotográfica representando os seis pólos turísticos do Pará. As fotografias, de Elivaldo Pamplona, João Ramid, Marcos Barbosa, Ray Nonato e Shamara Fragoso, fazem uma leitura especial sobre espaços como o Forte do Presépio, a Estação das Docas, Mangal das Garças e Casa das 11 Janelas e o Círio de Nazaré, em Belém. Também mostra a orla de Alter-do-Chão em Santarém, a praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia, prias de Mosqueiro, o folclore de São Caetano de Odivelas, entre outros aspectos que tornam esses lugares referência para o turismo na Amazônia. No Píer 47 ocorreu ainda o almoço de adesão dos alunos de turismo do Iesam.

No Ver-o-Rio teve início o city tour, passeio monitorado pelos representantes do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), que levou estudantes de turismo e idosos do Zoé Gueiros para conhecer os principais pontos turísticos de Belém: Teatro da Paz, Estação das Docas, Pólo Joalheiro, Museu do Círio e Ver-o-Peso. Uma comitiva com 30 estudantes de curso técnico de turismo vieram da ilha do Marajó participar da programação.

Ainda pela manhã, no bar Palafita, uma mesa redonda envolvendo professores e coordenadores de cursos de turismo, estudantes e convidados, discutiu os rumos da profissão do bacharel em turismo. Na data comemorou-se também o Dia Nacional do Bacharel em Turismo e ainda os 30 anos da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR).

Por volta do meio dia o Solar da Beira, prédio histórico que faz parte do Complexo do Ver-O-Peso, recepcionou cerca de 150 pessoas inscritas na programação do Dia do Turismo para um almoço especial, organizado pela Associação de Vendedores de Peixe Salgado do Ver-O-Peso (AVPSV). O encontro, contou com o Apoio da Belemtur, da Abrajet Pará, Dólar Eventos, Regina Pereira Designer Decorações e de Iara Rodrigues Eventos, entre outras entidades. No cardápio oferecido aos convidados cerca de oito pratos principais preparados com peixes salgados típicos da nossa região.

Segundo o vice-presidente da AVPSV, Antônio Negrão, "70% dos consumidores do nosso pescado são moradores do interior, e os outros 30%, da capital, trouxeram esse costume de lá". Antônio trabalha no ramo há mais de 20 anos, herança do pai que já é repassada para os filhos. "Queremos provar para a nossa população que é possível sim confeccionar pratos elaborados com as dezenas de espécies dos nossos rios".

Wady Khayat, coordenador da Belemtur, ressaltou ainda sobre a projeção que a nossa gastronomia causa nos âmbito nacional e internacional. "O nosso peixe salgado precisa antes de tudo ter o nosso reconhecimento para que se destaque mais ainda lá fora". Ele diz que o evento, no Dia do Turismo, realizado em Parceria com a Associação dos Jornalistas de Turismo do Pará, é mais uma iniciativa que tem como objetivo a articulação dos diversos parceiros visando preparar Belém para o Forum Social Mundial.

Após o almoço a programação recomeçou no Ver-o-Rio, com novo city tour e exposições. A exposição de fotos turísticas de fotógrafos paraenses pode ser vista até o final do mês no Píer 47, espaço localizado na praça Ver-o-Rio.

Neste domingo estudantes e professores realizam um passei de barco para um sítio em Mosqueiro, um dos destinos turísticos próximos a Belém mais procurado por visitantes de Belém e outras regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário