domingo, 21 de setembro de 2008

Jornalista especializado em turismo fala da nova legislação do setor

Alta procura pela palestra abriu um novo espaço na programação A palestra do jornalista Claudio Magnavita, membro do Conselho Nacional do Turismo e presidente da Abrajet Nacional, ganhou mais um horário na Estação Busines da Estação das Docas nesta terça (23). Agora ocorrerá também às 15 horas, para atender toda a demanda de inscritos. A palestra, que ocorrerá também às 18h30, tem como temática a Lei Geral do Turismo, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira.

O público inscrito inclui profissionais da área que atuam nos órgãos estadual e municipal de turismo, empresários de agências de turismo, hoteleiros, empresas de transporte turístico, guias de turismo, jornalistas especializados, estudantes de comunicação social e turismo, entre outros profissionais da área.

O evento é uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) e mais de dez coordenações de faculdades de Belém que oferecem cursos de comunicação e de turismo. A união de esforço garantiu também uma semana inteira de programação para lembrar o Dia Mundial do Turismo, que será comemorado no próximo sábado (27).

A programação começa na terça-feira, dia 23, com palestra do Diretor Geral da Câmara de Segmentação do Conselho Nacional de Turismo (CNT), jornalista Cláudio Magnavita, que preside a Abrajet Nacional, sediada no Rio de Janeiro. A palestra, cujo tema é "A Lei Geral do Turismo" começa às 15hs e se repete às 18h30, na Estação Business da Estação das Docas.

Ao longo da semana outras atividades vão ser desenvolvidas pelos parceiros no evento, como a programação do Dia "T" Turismo Logo em Ação, promovido pelos alunos e professores do curso de bacharelado em turismo da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Segundo a professora Neila Cabral, coordenadora do curso, a programação começa dia 26, às 8 horas da manhã, com uma vasta campanha de sensibilização e informação turística no complexo Ver-o-Peso, na avenida Presidente Vargas, Shopping Iguatemi, sinais de trânsito, aeroporto, terminal rodoviário, ônibus coletivos, pontos de táxi, etc. No dia 27, a faculdade adere à programação especial na Praça Ver-o-Rio, onde haverá exposição fotográfica e de serviços, comidas típicas, apresentação de danças regionais pelo Grupo da Melhor Idade do Zoé Gueiros, espaço da Funpapa, entre outros. De lá também partem city tour´s gratuitos para inscritos no evento, realizados pela Belemtur, Abrajet Pará e Sindicato de Guias de Turismo (Singtur), com apoio da Transverde, Travel In Turismo, ABBTUR, Famtur e outros.

City tour – A programação do City tour no dia 27 (sábado) começa às 8 horas, com concentração na Praça Ver-o-Rio. Pela manhã, os participantes fazem um roteiro pela Doca de Souza Franco, Santuário de Nazaré, Museu Goeldi, Praça da República, Teatro da Paz e Estação das Docas. Às 12hs, visitam o Ver-o-Peso com degustação de pratos típicos no Solar da Beira oferecida pelo Setor de Peixe Salgado do Ver-o-Peso, retornando em seguida para a Praça Ver-o-Rio.
A partir das 14 horas novos passeios saem com os inscritos da Praça-Ver-o-Rio seguindo para Estação das Docas (panorâmica), Ver-o-Peso (panorâmica), Feliz Lusitânia (entrada no Museu do Círio) e Mangal das Garças. De lá retornam para Estação das Docas, para embarque (opcional) no barco Tribo dos Kayapós, da Vale Verde Turismo, que vai oferecer o passeio fluvial "Belém ao Entardecer", na orla da cidade.

No domingo também haverá passeios promovido pela Faculdade de Belém (Fabel), com saída às 7h30 do Porto do Pelé com destino ao Sítio Pratiquara (Mosqueiro). O passeio (de adesão), inclui visitação e almoço regional. Valor R$ 50,00. Informações: 8112-9748 e 3201-1300 (Socorro Almeida). Às 18 horas a Belemtur vai oferecer aos participantes inscritos durante a palestra um passeio no Bondinho, atração turística que todos os sábados e domingos tem atraído um grande público para conhecer o centro histórico de Belém à bordo do secular bondinho movido à diesel.
A programação do Dia Mundial do Turismo em Belém também envolve as faculdades Iesam, Fabel, FEAPA, Unama, Fapan. Os cursos técnicos de turismo do Senac e Cefet, a ABIH, ABAV, Paratur entre outros.

Informações e inscrições para a programação do Dia Mundial do Turismo pelo telefone (91) 8842-8129 e e-mail abrajetpara@gmail.comLEIA MAIS: www.abrajetpara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário