segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jornalistas paraenses conhecem Europa com apoio da Abrajet Pará, Tap e Paratur

A jornalista Vanessa Monteiro e o fotógrafo Fábio Pina, de Belém (PA) realizaram um press trip na Europa este mês. A viagem, que eles conceituaram como "a realização de um sonho", resulta do Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com patrocínio da empresa TAP - Transportes Aéreos de Portugal. A premiação, que teve Vanessa como um dos 21 vencedores em diversas categorias jornalísticas, ocorreu em 2006, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita).

O roteiro de viagem dos jornalistas, que ocorreu de 12 a 21 deste mês, incluiu Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha) e Paris (França). "O mais maravilhoso da Europa é ver como eles preservam a sua história e sabem dar valor a ela. Eles sabem receber os turistas e, em Portugal, quando sabem que são brasileiros, é melhor ainda. A cidade é super bonita, o clima agradável, ruas limpas, sem engarrafamento. A sinalização turística é perfeita", narrou Vanessa, que na ocasião em que foi premiada era repórter do Diário do Pará e hoje é assessora de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado (TJE).

Em Berlim os paraenses enfrentaram um frio razoável, mas apreciaram a riqueza do lugar e se impressionaram com a cultura bélica. "Tudo lá faz referência às guerras e às lutas do povo alemão. No fundo eu admiro o patriotismo deles, a força do povo de ressurgir das cinzas, da humilhação de terem vivido separados por um muro", historia Vanessa. Ela critica o fato de que nos pontos turísticos as informações aos visitantes são oferecidas todas em alemão. " Mas é um povo muito civilizado. Os pedestres têm prioridade nas ruas, eles têm muita consciência ecológica e parques gigantescos pela cidade, além de ciclovias", elogia.

De Berlim a dupla seguiu em um trem noturno para Paris. Vanessa descreve os franceses com simpatia e conta que a maioria das atrações de Paris fica às margens do rio Sena. Há muitos artistas de rua, fazendo tudo quanto é tipo de arte. Os franceses passam horas na beira do Sena ou sentados nos cafés, admirando a passagem dos pedestres. Eles têm muitos museus e monumentos, com destaque, claro, para o Louvre. Um prédio gigantesco com muitas galerias. Telas de tamanhos gigantescos, esculturas da antiguidade, obras da renascença, idade média e séculos mais atuais. A atração, claro, é a Monalisa, a única obra protegida por uma tela de vidro. As outras ficam expostas sem nenhuma proteção para quem quiser ver e fotografar. Narra a visitante, que nunca tinha feito uma viagem internacional.

Outras atrações imperdíveis de Paris, indicadas por Fábio Pina e Vanessa, são a Catedral de Notredame, uma obra gigantesca cheia de detalhes impressionantes, e a Torre Eiffel, de onde se consegue ver toda a cidade, contam.

O casal de jornalistas agradeceu à TAP, em nome do diretor geral Antônio Monteiro e à Abrajet Pará, em nome da presidente Benigna Soares, pela oportunidade de realizar a viagem, que além de contribuir para o crescimento profissional de ambos, representa um incentivo ao jornalismo especializado em turismo, que vem sendo fortalecido no Pará pela Abrajet e Paratur e sempre encontrou apoio da TAP em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário