sábado, 6 de setembro de 2008

Fotógrafo da Abrajet Pará conquista prêmio

O repórter fotográfico Ray Nonato, ligado à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) é o vencedor do concurso de fotografia "Arte em Movimento", lançado em junho de 2008 pelo Sest/Senat e que tinha como principal regulamento uma curiosidade: as imagens inscritas obrigatoriamente tiveram que ser captadas de dentro de um meio de transporte em movimento, fosse marítimo, rodoviário, ferroviário e aeroviário.

Ray Nonato conquistou o primeiro lugar no concurso, na categoria profissional, com uma imagem captada em 2006 de dentro de um carro em uma vicinal do município de Conceição do Araguaia, no pólo turístico Araguaia Tocantins, quando realizava uma cobertura especial à convite da Abrajet Pará e da Paratur nas proximidades do Lajedo do Cadena, lugar histórico que guarda até hoje vestígios da Guerrilha do Araguaia naquela região.

O flagrante, denominado de "Estrada de Fé", mostra a religiosidade do condutor do veículo em uma estrada de terra que leva moradores e visitantes por caminhos pouco habitados mas muito atraentes pela exuberância do lugar, repletos de fazendas. O registro de Ray Nonato mostra a arte e a experiência do fotógrafo, que já trilhou muitos caminhos mostrando o turismo na maioria dos 143 municípios paraenses.

O resultado desse trabalho Ray Nonato, que é também repórter fotográfico de O Liberal e do Amazônia Jornal, vem apresentando aos municípios através da exposição "Olhar Amazônico", que já percorreu o Marajó e Faculdades de Belém. Ray Nonato se mostrou surpreso com o resultado. "Não esperava ser o vencedor desse concurso. Realmente, fiquei muito surpreso e feliz", relatou o fotógrafo que inscreveu três imagens. Os três primeiros vencedores, na categoria geral, receberam, na noite da premiação, máquinas digitais e certificados pela participação. O segundo lugar do concurso foi conquistado pelo fotógrafo Rafael Araújo, com a foto 'Hora do rush'. A terceira colocação foi para o fotógrafo Anderson Coelho, com a foto 'Cotijuba I'.

Na categoria especial, os três vencedores receberam certificados pela participação no concurso. Os ganhadores foram os fotógrafos Antônio Carlos Silva, Raimundo Santos e Rômulo Silva, com as fotos 'Luzes do Itinerário', ''No guincho passado, no espelho o presente' e 'Negligência, um perigo na estrada', respectivamente. O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) promoveu, na sexta-feira, 29, a premiação dos três primeiros colocados no concurso, que contou com a participação de 32 fotógrafos paraenses, concorrendo nas categorias profissional, especial e amador.
A premiação foi realizada na unidade Mário Martins do Sest/Senat, em Icoaraci e contou com a participação de Mário Martins, diretor geral do Sest/Senat.

Texto: Benigna Soares – Presidente da Abrajet Pará Foto: Ray Nonato - Abrajet Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário