sábado, 20 de setembro de 2008

Expedição turística holandesa sai na tarde de hoje de Belém rumo à Argentina

Cabrio Challenge é uma iniciativa privada de duas empresas holandesas, Lease Deal e Business Unusual, criadoras da prova de aventura que mescla turismo, emoção e prazer. Este ano, o roteiro foge do tradicional percurso Europeu e vem para a América do Sul. São cinco os países que serão visitados entre Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina. A expedição em Belém tem apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Beemtur). "Uma expedição como esta tem importância para a promoção do turismo paraense, com ênfase para Belém, que cada vez mais tem despertado a atenção do mundo como destino prioritário da Amazônia", destaca Wady Khayat, coordenador da Belemtur.

Os participantes do Cabrio Challenge são em sua grande maioria cidadãos holandeses que buscam uma experiência totalmente inovadora no momento de fazer turismo. Carros de duas portas, conversíveis, 4x4 e Jeeps, fazem parte do comboio que tem partida programa para este sábado (20), às 13 horas, da frente ao hotel Crowne Plaza, na avenida Nazaré, com destino a Tucuruí. O ponto final é em Ushuaia, na Argentina, ultima cidade ao final do continente, para daqui a 26 dias. O apoio fica por conta da Belemtur, que recebeu o convite dos participantes para orientar os roteiros dos pontos turísticos da cidade. O verdadeiro desafio foi idealizado e desenvolvido em função dos conversíveis, já que estes oferecem um espaço reduzido, uma porta, malas ajustado, fazendo com que o condutor e o acompanhante fiquem expostos diretamente as condições climáticas de toda a trilha. A característica mais importante do Cabrio Challenge, no que diz respeito aos automóveis, é que todos os veículos são de série, isto quer dizer que não estão especialmente preparados, como se faria com um carro de alta competitividade.

Aqueles que tiverem a sorte de cruzar com os automóveis do Cabrio Challenge ao longo do percurso poderão ver as marcas e modelos de carros famosos, desde os clássicos antigos restaurados a sua condição original até últimos modelos exclusivos. São carros que pelas suas especiais características ou pelo alto valor de mercado, em alguns casos, não são encontrados no Brasil. Um colírio para o público em geral com uma oportunidade única para apreciar-los.
O grupo conta com cerca de 50 pessoas. O interessante são os casais que participam do evento. Outro dado curioso é que entre os integrantes há aqueles que já participaram de outras edições do Cabrio Challenge em outras partes do mundo, e ano após ano renovam seu compromisso com esta particular forma de fazer turismo e de ser parte de uma experiência que sempre muda e os enche de surpresas. Todos os participantes falam Holandês e Inglês e alguns deles Espanhol, quando necessário.

O percurso que se realiza em função das possibilidades dos veículos. Não é nenhum tipo de competição oficial , como um rally. Trata-se de oferecer um pouco de aventura aos participantes, que o terreno lhes apresente algum tipo de desafio para que as etapas não sejam somente dirigir. Neste ponto é importante destacar que em todo momento se respeitam as velocidades máximas que imperam no local e em nenhum momento se pretende “correr”.

Em alguns trechos do percurso, por condições lógicas, os veículos transitarão em fila indiana ou “motocada”, e em outros lugares cada equipe o fará no ritmo desejado. Não se impõe tempo para o percurso, nem limites de horários. Mas, por outro lado se aconselha aos participantes horários de inicio e fim para cada etapa, e sempre se evita dirigir durante a noite.

Alguns dias antes de começar a travessia se entregam aos participantes um descritivo da rota que será percorrida, distancia de cada trecho e detalhes sobre o alojamento e refeições já reservadas para cada etapa do percurso. Também se entrega pacote informativo contendo dados sobre hospitais, postos policiais e população que se encontraram nos arredores ou pelas quais iram passar no decorrer da rota.

A rota traçada para o Cabrio Challenge LatAm 2008 tem uma distancia aproximada de 14,000 Km . Desde seu inicio em Belém até a cidade de Ushuaia Província de Terra do Fogo, Republica Argentina. Uma média de quilômetros percorridos por dia gira em torno de um pouco mais de 500Km. Haverão dias que devido a condições de direção de algumas áreas percorridas, os veículos realizarão jornadas de 1,000 Km, e outras de apenas 300 Km .

Na maioria dos casos os grupos se hospedam em hotéis de primeira categoria, em outras localidades que não contem com a infra-estrutura hoteleira necessária para alojar a todos os participantes, se montarão acampamentos onde passarão a noite. O percurso passa por lugares turísticos de uma beleza singular ou com peculiaridades históricas, atravessando cinco países, e por isso em determinados lugares, o grupo passara mais de uma noite para poder visitar os atrativos do lugar.

As cidades e povoados que serão visitados por Cabrio Challenge serão Belem, Altamira, Itaituba, Apuí, Porto Velho, Vilhena, Cuiabá, Campo Grande; no Paraguay, Asunción; na Bolivia, Villamontes, Samaipata, Oruro, Uyuni, Tupiza; no Chile, Cerro Castillo; na Argentina, Puerto Iguazu, Cafayate, Villa Union, Mendoza, Neuquén, S.C.de Bariloche, Perito Moreno,Calafate e Ushuaia. Durante toda a travessia impera o espírito de camaradagem, alegria e em um eventual percalço no caminho, todo o grupo trabalha para encontrar uma solução. Sempre os participantes estão dispostos a dialogar com o público que se aproxima ou que tirem fotografias.

Mais informações: Cabrio Challenge http://www.cabriochallenge.nl Lease Deal http://www.leasedeal.com Patrocinador Principal e fundador do Cabrio Challenge Autovisie http://www.autovisie.nl/ Patrocinador Oficial do Cabrio Challenge. Sapa Pana Travel http://www.sapapanatravel.nl Empresa Holandesa de turismo contratada por Cabrio Challenge para administrar a organização do Cabrio Challenge LatAm 2008. CAT DMC http://www.catdmc.com Empresa Argentina de turismo com escritórios no Peru, Brasil , Argentina e Costa Rica responsável pela organização e logística “On Site” do Cabrio Challenge LatAm 2008

Texto: Liandor Brito - Assessor de Imprensa da Belemtur

Um comentário:

  1. Apesar de minha cidade não estar na lista de visitadas pela Cabriochallenge*,eles passaram por aqui(Guarantã do Norte,Mt)Br 163.Então pude ver e apreciar o prazer dos participantes de participarem deste evento,e acima de tudo ficar surpreso e deslumbrado de ver as supermáquinas que passavam por aqui.Quando vi o Porshe Boxter(laranja)lindo;fiquei com o coração na mão e fui atrás p'ra ver onde estacionariam,logo então no supermercado mais conhecido.Ao chegar no estacionamento,parei,apreciei a beleza daquela máquina,e tirei algumas fotos,contente sabendo que existe esse tipo de evento turístico pelo mundo e que por sorte pude contemplar um minúsculo pedaço dele,e dar boas vindas aos participantes.Pena que em menos de duas horas ,eles partiram ruma a Capital,Cuiabá.Então sem que os mesmos percebecem os escoltei até a saída da cidade com minha moto,também como um ato de camaradagem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário