sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pará tem participação positiva no IV Salão de Turismo no Anhembi
















O maior evento do segmento na América Latina, o Salão de Turismo, que se estenderá até domingo (05/09), em sua quarta edição, mais uma vez, superou as expectativas. Os principais assuntos de interesse do segmento, a nível nacional, estão no foco das discussões. A Copa de 2014, como era previsível, é um dos destaques. A cerimônia de abertura reuniu os ministros do Turismo, Luiz Barretto; do Esporte, Orlando Silva, assim como o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Leonardo Quintanilha (PMDB/TO) e o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado Afonso Hamm (PP/RS). Os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, os vice-governadores do Distrito Federal, Paulo Octávio, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM/SP), Claury Alves, secretário de Esporte e Turismo de São Paulo, representando o governador paulista José Serra. Nilde Brunn, presidente do Forum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, além de representantes das entidades de classe do segmento também marcaram presença.
Na solenidade de abertura, foi guardado um minuto de silêncio em vista do falecimento do deputado estadual paulista José Pinotti.
Pará com presença marcante no Salão de Turismo
Uma expressiva e diversificada delegação paraense marca presença no IV Salão de Turismo, no Parque Anhembi. Um dos destaques é o grupo de carimbó Novo Zimba, do município de Maracanã, que além de arrancar efusivosaplausos dos presentes em suas apresentações, garantiu uma agenda cheia de participações em estandes de Estados da região amazônica. Outro destaque ficou por conta do espaço "Ver-o-Peso", no qual foi montada uma das barracas de ervas daquele ponto turístico paraense. O casal Ely e Socorro Loura, que trabalha no setor de ervas do Ver-o-Peso chamou a atenção de muitos dos visitantes do salão, especialmente em vista do exotismo e da originalidade dos produtos apresentados ao público. Socorro Soares da Silva, popularmemente conhecida entre as ervateiras como "Socorro Loura", explica que trabalha há 24 anos naquele ponto turístico e que, com o fruto desse trabalho, "tirei minha subsistência e estou formando meu filho, que está concluindo o curso de Ciências Contábeis. A aceitação por parte dos que procuram por remédios que passo e dos produtos que vendo é muito grande. Já morei aqui em Sâo Paulo por quatro anos. Agora, estou outra vez no Pará. Ao verem minha reportagem na televisão, muitas clientes minhas já vieram me procurar", acrescenta "Socorro Loura", que também joga búzios, cartas, lê mãos e trabalha com todos os tipos de garrafadas e preparados.
A participação integrada do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Belém foi também um ponto positivo na participação do Pará neste IV Salão de Turismo. No estande principal, técnicos da Paratur, tendo à frente a diretora de Fomento do órgão, Conceição Silva e Silva, e da Belemtur, sob a coordenação de Wady Kayath, coordenador do órgão e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, fazem apresentações dos destinos turísticos paraenses, alguns dos quais estão representados por artesãos e presidentes dos pólos turísticos da estância de governança. Por outro lado, outra vez ficou patente a inexpressiva presença de empresários do setor nesta importante vitrine de ações e produtos turísticos. (De São Paulo, Nilton Guedes - diretor de Comunicação da Abrajet -Pará/Agência de Notícias Gerais)

2 comentários:

  1. gostaria de dizer que o estado do Pará também foi muito bem representado no espaço da agricultura familiar no4º salão de turismo pela APROVIM uma ass. que luta pelo desenvovimento da agricultura familiar no Pará já que o governo do estado não nos da o devido apoio (obs) o nosso estande foi o mas visitado, todos os produtos que levamos foram muito bem aceitos vendemos tudo. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Conheci Socorro Loura no VI salão do turismo (2011 - Anembi - SP). Ela junto, com a filha, tinha um stand vendendo e promovendo os produtos. Uma mulher corajosa e batalhadora que acredita muito no que faz. Desejo à ela muito sorte.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário