quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lei Geral do Turismo é tema de palestra em Belém


A Lei Geral do Turismo foi tema de uma palestra ministrada, nesta terça-feira, 23, pelo jornalista Claudio Magnavita, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), realizada na Estação das Docas, em Belém, e contou com o apoio da Belemtur. A palestra esclarecer o meio acadêmico e profissionais da área sobre as novas diretrizes da lei, suas alterações, benefícios e sua aplicabilidade. A Nova Lei do Turismo foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva na semana passada.
A palestra faz parte da programação do Dia do Turismo, celebrado no próximo dia 27, e que se estende na capital até o dia 28. Hoje (23) comemora-se o dia do bacharel em turismo, um dos segmentos que mais anseia pela aprovação da Lei Geral do Turismo a qual traça as novas diretrizes aos profissionais da área e traz novas perspectivas de investimentos e desenvolvimento para o setor.

Para a turismóloga Socorro Almeida, "o vento de hoje conseguiu integrar as instituições de turismo para discutir dados importantes sobre o setor, principalmente, no contexto local". Para o representante dos cursos superiores de turismo, Ivaldo Silva, a palestra foi uma oportunidade para discutir sobre as necessidades do setor. "A nova lei virá valorizar o profissional do turismo, por isso, temos de trabalhar interligados", afirma.
Após a palestra de Magnavita, que também é diretor do Jornal de Turismo, do Rio de Janeiro, o escritor e professor de turismo Wilker Nóbrega autografou o livro de sua autoria, "Turismo: Planejamento e Políticas Públicas na Amazônia". No próximo dia 27, outro autor paraense concederá autógrafos, desta vez, o professor Ivaldo das Dores Silva, lançando a obra "Ecoturismo e Gestão Ambiental Participativa no Parque Ambiental de Belém", no dia 27, de 15h às 17h, no Memorial dos Povos Indígenas, no Ver-o-Rio.
Diretrizes - A nova Lei geral do Turismo abre a possibilidade para que gestores de empresas, por exemplo, recebam dinheiro público destinado à melhoria das instalações, para investir na qualificação profissional e em novos empreendimentos. Com a sanção, só será permitido o funcionamento de pousadas e hotéis que estiverem cadastrados no Ministério do Turismo. O projeto prevê multa de R$ 350 mil a R$ 3 milhões para as empresas que descumprirem as normas estabelecidas na Lei Geral, além da perda do cadastro da empresa e a suspensão das atividades.

Em visita pelos novos pontos turísticos da cidade, Magnavita aproveitou a estada para conhecer as obras do Portal da Amazônia. "É uma obra grandiosa e ousada. Belém tem uma imensidão de rio, e isso precisa ser mostrado aos moradores e também aos turistas que vêm de todo o canto do mundo", incentiva.
Magnavita aproveitou para elogiar Belém. "Vim aqui há dois anos, e quando cheguei agora, tive uma surpresa agradável. A cidade está mais bonita, limpa e iluminada. Quando chegávamos ao aeroporto internacional, tínhamos um choque, nos deparávamos com ruas esburacadas, mal cuidadas. Hoje a realidade é outra e o turismo local só tem a ganhar com isso. A cidade vive hoje uma outra realidade, e todos estão de parabéns ", completou o presidente da Abrajet.
Texto: Liandro Brito e Ana Cláudia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário