quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Exposição “Miriti das Águas” traz ao público o artesanato de Abaetetuba




A Estação das Docas recebeu na noite do último dia 8, terça-feira, a abertura  exposição “Miriti das Águas” que faz parte da programação do “Nazaré em todo o canto” promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pa), com apoio da Organização Social Pará 2000 que administra o complexo turístico. A mostra tem a curadoria do artista plástico Emanuel Franco e ficará aberta ao público até o dia 18 de outubro. 
A exposição é composta por peças produzidas a partir da fibra do miriti. Esse tipo de técnica de artesanato tem origem no município de Abaetetuba, nordeste do Pará. Os trabalhos são inspirados no Círio de Nazaré e incluem três réplicas de barcos em tamanho natural, 150 garças, 110 guarás e 110 espécies variadas, além de outras peças. 
Um dos barcos em tamanho natural
Para o curador Emanuel Franco, a mostra que está em sua terceira edição contribui para a valorização do artesanato genuinamente paraense. “O objetivo maior dessa mostra é difundir a produção artesanal do nosso estado, para que essa produção continue cada vez mais significativa e seja mais valorizada no Estado e no Brasil”, ressaltou o artista plástico.

O secretário de cultura, Paulo Chaves, que participou do projeto criativo de composição junto com Emanuel, destacou que as garças e guarás presentes em grande quantidade por todo o espaço representam mais do que a fauna típica do Estado, pois simbolizam as cores (branco e vermelho) da bandeira do Pará. “As garças e guarás são uma representação da bandeira do Estado e os voos coletivos que pretendemos impulsionar. Essa é uma exposição surrealista importante, com certa magia provocativa que mistura imaginação e realidade”, enfatizou.
Os guarás e garças que simbolizam as cores da bandeira do Estado

O artesão Augusto Costa ao lado de sua obra premiada
Durante abertura, também houve a premiação das obras. Cada artesão premiado recebeu a quantia de R$ 1.700. Seu Augusto Costa de 43 anos foi premiado juntamente com seu filho, Augusto Costa Júnior, de 22 anos. Segundo o artesão, a família está trabalhando desde o mês de abril com encomendas para esse período e já confeccionou mais de 200 peças de diversos tamanhos. A premiação é um reconhecimento do trabalho. “Quando ligaram de manhã para falar que a minha peça e a do meu filho tinham sido premiadas foi muita felicidade. É muito gratificante o reconhecimento do nosso trabalho. Esse dinheiro irá nos ajudar muito no orçamento”, afirmou Augusto Costa.

 “O diferencial da exposição é que ela agrega elementos da cultura paraense a essa técnica de artesanato que são características da nossa região, o miriti tem uma simbologia muito forte que é ressalta neste período das festividades do Círio de Nazaré. Com certeza, esses objetos tão peculiares irão atrair a atenção tanto dos turistas quanto dos paraenses”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo (Abrajet-Pará), Isa Arnour.


No período da exposição, o público poderá participar de oficinas ministradas por quatro artesãos do município de Abaetetuba. Eles vão ensinar as técnicas utilizadas na produção de peças com a fibra de miriti. As aulas serão das 10h às 18h. Mais informações: (91) 3212.5525.



Por Lorena Palheta, de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário