quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Especialista mineira debate turismo receptivo em Belém





Turismo receptivo. Este foi o tema da programação que ocorreu na tarde do último dia 23, quarta-feira, no auditório da Faepa. A instrutora Fernanda Fonseca ministrou a palestra “Turismo Receptivo: que negócio é este?” e logo após a oficina “O negócio do Turismo Receptivo”.
Fernanda é mineira e possui uma carreira extensa no ramo do turismo. Já foi coordenadora dos projetos: Programa dos Receptivos de Minas Gerais de 2008-2010 (Minas Recebe), projetos de roteirização da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (2002-2010), Minas para os mineiros, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG), Projeto do Arranjo Produtivo Local – Circuito das águas, em parceria com o SEBRAE/MG e projeto de elaboração de produtos turísticos Minas Ouro. Além de ter uma agência de receptivos, a Libertas Viagens, e mestrado em Economia na França e MBA em Gestão estratégica de projetos.
Durante a palestra, que contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao turismo paraense, Fernanda explicou que turismo receptivo é o conjunto de serviços, infraestrutura e atrativos organizados para receber o turista. Já o receptivo turístico é uma empresa especializada em receber visitantes a lazer ou a negócios. A palestrante ressaltou que, para obter sucesso neste ramo, é imprescindível que haja investimento em qualificação e que empresas e poder público se unam em prol do objetivo comum, que é promover o destino e não a marca de determinada instituição.
“O turismo deve ser visto como algo além do lazer, já que este setor mobiliza milhares de pessoas e gera desenvolvimento econômico local e regional. Para o turismo receptivo cumprir seu objetivo de gerar lucro deve haver um esforço em oferecer ao consumidor um diferencial no serviço, uma relação de harmonia entre turismo e governo e que a comunidade local se sinta mobilizada e reconheça e legitime o destino e seus atrativos”, ressaltou Fernanda.
O Secretario de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou que o Pará precisa trabalhar a questão do receptivo como atividade fundamental para o turismo e que deve haver uma integração dos setores de serviços. "Nosso desejo é que o receptivo gere lucros, para isso é necessário que os empresários trabalhem em parceria e tenham a dinamicidade de olhar para dentro e fora do Estado e até ultrapassar as fronteiras do país. Esta dinâmica de mercado atual tem no turismo uma grande mola precursora e, com a vinda dos voos internacionais para Belém, teremos uma grande oportunidade para fortalecer e alavancar nosso receptivo", frisou.
A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-Pará), Isa Arnour, também acredita que a vinda para Belém dos voos internacionais para Miami e Lisboa será uma grande oportunidade do setor trabalhar o receptivo. “O Pará tem um grande potencial para ser explorado. Estamos vivendo um momento de mudanças positivas nesse setor e o turismo receptivo é um ponto importante para ser focado”, concluiu Isa.
A mesma programação foi realizada na quinta-feira, 24, no município de Salinas, no Hotel Solar. Essa capacitação é uma realização da Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Organização das  Cooperativas Brasileiras (OCB-PA), com apoio do Sebrae. Em Salinas, a ação tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo, bem como da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).A mesma programação foi

PRODEPA apresenta plataforma virtual para o turismo

Após a palestra em Belém, a gerente de Tecnologia e Comunicação da Prodepa (Processamento de Dados do Estado do Pará), Lorenna Góes, fez a apresentação da comunidade virtual voltada para o turismo que irá ser lançada. A plataforma é semelhante à usada pelo Ensino à Distância (EAD).
“Esta ferramenta poderá ser um canal de comunicação entre as instituições ligadas ao turismo, já que irá haver um fórum onde todos poderão deixar suas contribuições”, explicou Lorenna Góes.

Por Lorena Palheta, de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário