quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval e Rallye Du Soleil/Transamazone movimentam turismo no Marajó

O pólo Marajó, no Pará, recebeu um forte incremento em seu fluxo turístico entre os dias 1º e 9 de março. Dois importantes eventos contribuíram para esse incremento: a passagem dos 25 veleiros do 11º Rallye Du Soleil e a programação de carnaval, ambos no município de Soure.

Os velejadores do Rallye Du Solleil aproveitaram além do
carnaval, as belezas naturais da Ilha do Marajó
Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Soure, João Lima  Pinheiro, eventos como estes são muito importantes tanto para a geração de renda no pólo quanto para a promoção do destino turístico. “Tornam o pólo mais conhecido e trazem cada vez mais visitantes”. Explica Lima, que coordenou o receptivo dos velejadores, com um show de danças folclóricas no trapiche de Soure, e também o Carnaval 2011, que contou com a participação de mais de dez mil pessoas.

Os velejadores do Rallye Du Solleil, que no Marajó ganha a denominação de Rallye Transamazone, aproveitaram a estadia no Marajó para conhecer a cultura, a gastronomia e principalmente os roteiros turísticos da ilha. 

Os búfalos completaram o cenário bucólico encontrado pelos velejadores
“Estamos com um grupo de vinte velejadores fazendo nossa trilha no mangue. Mais vinte fazem o mesmo passeio à tarde”. Comemorava Raimundo Cordeiro Brito, da Fazenda São Jerônimo, um dos roteiros mais procurados por quem busca conciliar aventura, natureza e belas praias. A Fazenda do Carmo também recebeu velejadores, que assistiram a uma coreografia apresentada pelo grupo “Os Arauãs”.

Desde o último sábado os velejadores do Rallye Du Soleil já estão na capital paraense, Belém, onde aproveitam para conhecer o patrimônio histórico, a cultura local e também fazer compras. Seu receptivo além de empresas especializadas de turismo, tem apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), entre outros órgãos do Estado.

O grupo é coordenado pelo francês Nicholas Tiphagne. Os velejadores tem procedência também da Noruega, Espanha, Suécia, Alemanha, além da França. O rallye começa na Ilha Madeira, em Portugal, passa por Cabo Verde, Marrocos e Senegal. No Brasil os velejadores passam por  João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Fernando de Noronha e Delta do Parnaíba (PI). No Pará , além de Soure, Salvaterra e Belém, também recebem o rallye outros municípios. 

Homenageando o médico e ex-prefeito Ari Jorge Dias, o bloco
Boca do Acre foi o grande vencedor do Carnaval de Soure 2011
Carnaval: Dez blocos carnavalescos participaram da disputa pelo título de campeão do Carnaval 2011 de Soure, com belas homenagens às referências culturais do município. Pescadores, sambistas, médico, pajé (Zeneida Lima) e até o búfalo, animal ícone do lugar foram algumas das fontes de inspiração dos enredos, abadas e coreografias.  O grande vencedor foi o bloco Boca do Acre, que homenageou o médico Ari Jorge Dias, que conquistou a população local pelo serviços prestados na área da saúde e como ex-prefeito da cidade. Em segundo lugar ficou o bloco Cirroz & Cia, que levou para a avenida a arte do circo, em especial a importância do palhaço como artista do riso e da felicidade.

Com grande irreverência, Cirroz & Cia foi o segundo colocado no carnaval
de Soure levando à avenida a alegria do circo e a importância do palhaço
Soure também elegeu Rosana Rodrigues, do bloco Os Safadões, a Musa do Carnaval 2011.

Texto: Benigna Soares
Fotos: João Ramid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário