quarta-feira, 23 de março de 2011

SEBRAE e ABIH Nacional lançam programa para qualificar cerca de 1,3 mil pequenos hotéis e pousadas no Brasil

Até 2014, cerca de 1,3 mil hotéis e pousadas com menos de 50 apartamentos, localizadas nas cidades que e receberão os jogos da Copa do Mundo e em mais 32 destinos indutores, serão qualificados pelo Sebrae Nacional e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional através do Programa de Qualificação de Pequenos Meios e Hospedagem.

Com investimentos na ordem de 3,3 milhões, o programa será lançado no dia 25 de março no Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Getulio Vargas, e incluí as cidades de Rio de Janeiro, Cabo Frio, Búzios, Paraty, e Angra dos Reis. De acordo com a EMBRATUR, o país possui hoje em torno de 25 mil estabelecimentos hoteleiros, considerando hotéis, pousadas e flats, o que representa cerca de 70% de pequenos meios de hospedagem.

Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional destaca que os empreendimentos hoteleiros precisam estar atentos para a qualificação do atendimento e aos serviços prestados. Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões.


Sobre O Programa de Pequenos Meios de Hospedagem

O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a ABIH Nacional em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014. Estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas.

Nas capacitações, destinadas a gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras, serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização.

“Nosso objetivo é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas. A Capacitação é um legado que permanecerá depois dos eventos”, destaca o presidente ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.

Fonte: Abreaspas Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário