quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Guitarradas e sertanejo no Festival do Abacaxi de Barcarena


Mestre Vieira chama ao palco a dupla Zezé Di Camargo & Luciano no segundo dia do evento para cantar e encantar mais de 60 mil pessoas

A Prefeitura Municipal de Barcarena, que tem à frente o prefeito João Calos Dias, preparou uma programação especial para os três dias da XXIX edição do Festival do Abacaxi. O evento, que começa na sexta (2) e segue até domingo (4), foi lançado na manhã desta quarta (30), na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), em Belém para os principais veículos de comunicação. O lançamento teve direito a entrevista coletiva, apresentação das cinco rainhas do Festival de Abacaxi e ainda degustação do fruto que coloca Barcarena no ranking dos maiores produtores de abacaxi do Pará e do Brasil.

O prefeito João Carlos, o vice, Renato Ogawa e o secretário de Agricultura, Edson Cardoso, receberam a imprensa, ao sabor do abacaxi barcareno, na sede do Codesei, na Travessa Mauriti, 2362 em Belém. A reunião foi só uma prévia do que deve ser essa edição do festival. Oferecendo a fruta em natura para a apreciação de todos, o governo municipal, que organiza o evento através da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto (Seculd), mostra todo um cuidado em manter e aprimorar a já tradicional festividade, que este ano conta com um arranjo produtivo diferenciado, como ressaltou o prefeito do município, João Carlos Dias: “O Festival é auto-suficiente. Ele gera recursos suficientes para custear toda sua produção. Além disso, o evento movimenta, de maneira positiva, a economia local e é por isso que o Festival do Abacaxi merece toda nossa atenção”.

FESTIVAL – O XXIX Festival do Abacaxi, que acontece no Centro de Exposição Cultural de Barcarena, foi criado em 1979 a partir de uma pesquisa do professor Edílson Santos, na época coordenador do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), o evento surgiu como alternativa para que os então cerca de 60 produtores de abacaxi pudessem expor seus produtos. Foi uma forma encontrada para estimular a cultura agrícola artesanal, incentivar o folclore e as tradições artísticas do município de Barcarena.

Integrante do calendário cultural de Barcarena, o Festival de Abacaxi é um atrativo turístico importante, que atrai visitantes dos municípios vizinhos e da capital paraense, e um forte componente enriquecedor da economia local, já que o município é um dos grandes produtores da fruta no Pará. As principais espécies do plantio em Barcarena são a pérola e smooth cayena.

CULTURA - A 29ª. edição do Festival do Abacaxi é também uma oportunidade para que artistas da terra e convidados apresentem à população local e dos municípios vizinhos suas melhores atrações culturais. Os organizadores estimam receber cerca de 20 mil pessoas, mas, com a confirmação da presença Zezé Di Camargo & Luciano, esse número deve chegar a 60 mil pessoas pois a dupla sertaneja é conhecida em todo Brasil e deve levar para o evento até mesmo os que não gostam de abacaxi.

Além da dupla sertaneja, o evento traz outras atrações artísticas, como o Mestre Vieira, expoente da guitarrada que ficou conhecido internacionalmente como membro do grupo Mestres da Guitarrada. Mestre Vieira é natural de Barcarena, já recebeu reconhecimento internacional e do Ministério da Cultura pela importância do grupo, que surgiu há mais de 30 anos com o objetivo de preservar e divulgar o gênero musical do Pará e o som das guitarras na Região Amazônica.

Outras atrações compõem a programação artística do evento, como Teddy & Banda, Cabra no Forró, Casadões do Forró de Fortaleza, Som Dragão Negro e Tuxaua, Banda Star Night, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

02\10 – sexta-feira

6hs Alvorada de fogos
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Solenidade de Abertura
Atrações:
Teddy & Banda
Cabra no Forró
Casadões do Forró de Fortaleza
Som Dragão Negro e Tuxaua
03\10 – sábado
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Banda Star Night
Vieira & Banda
Açaí Latino
Zezé di Carmargo & Luciano
Mega Som Moraes

03\10 – domingo
1
2hs – Robson Gomes
Nosso Estilo
Grupo Originalidade
Concurso da Rainha do Abacaxi
Super Pop
Som Signos

Sugestão de Entrevista: João Carlos Dias (prefeito) Ferdinando Moraes (secretário de cultura), Edson Cardosos (secretário de agricultura).

Texto: Benigna Soares (Ascom PGM-Barcarena)
Foto: Elivaldo Pamplona - Abrajet Pará

Fonte: Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Município (PGM) (91) 8842-8129
E-mail: procuradoria.gm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário