segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O Maior Evento do Turismo. Fatos e reflexões
O 37º Congresso Nacional da ABAV – Feira das Américas, ocorrido recentemente no Rio de Janeiro, foi um sucesso, especialmente para Minas Gerais. Presentes cerca de 30 mil pessoas, entre operadoras, transportadoras, hoteleiros, órgãos oficiais de turismo, entidades de cultura e artesanato, imprensa e outros ligados ao setor. Minas Gerais foi o Estado patrono do evento, o que significou um vultoso patrocínio para obter igualmente vultosa visibilidade. As presenças do ministro Luis Barreto, do Turismo, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do governador Aécio Neves, de Minas e da poderosa ministra Dilma Roussef, a quem Lula cedeu a maternidade do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, criou expectativa na platéia.
Shows e Discursos
A solenidade iniciou com um clipping de alto nível sobre Minas Gerais e um emocionante show musical com temas mineiros seguidos do pronunciamento gravado da Secretária de Turismo de Minas, Érica Drumond. Seu recado otimista e simpático, num vídeo bem produzido entusiasmou a platéia. O fato de ter sido impedida pelo cerimonial de falar ao vivo não lhe comprometeu o brilho.
O presidente da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens – Carlos Alberto Amorim Ferreira - fez um discurso inflamado e indignado, principalmente sobre as relações, atualmente nada boas, das agências de viagens com as cias. aéreas estrangeiras.
A Grande Estrela
Aécio Neves foi a grande estrela da peça. Aplaudido desde a chegada, o governador mineiro encerrou seu discurso aberto, sem leitura, dizendo ser acusado por muitos de ser mais carioca do que mineiro. Mas, nas suas palavras, sendo mineiro como também é Dilma Roussef, sabe que “existem apenas dois tipos de brasileiros: O que é apaixonado pelo Rio e o que não conhece o Rio”. No velho e ainda eficiente recurso de frases de efeitos herdado do avô, Aécio arrancou palmas entusiásticas da platéia. O ministro Luis Barreto, do turismo, aproveitou a grande exposição na mídia para ler um extenso e cansativo relatório técnico sobre as realizações de sua pasta.
Expectativa Frustrada
A ministra chefe da Casa civil, Dilma Roussef, foi quem teve o discurso mais infeliz do evento. Leu um texto cheio de jargões, possivelmente redigido por alguém que conhece pouco o setor, ou, que no momento estava sem tempo para reflexões mais profundas ou práticas. Fazendo apelos para a credibilidade do PAC, a ministra só conseguiu transmitir um conteúdo lacônico, autoritário e sem nenhum carisma. Nessa toada, a ministra só conseguirá mesmo é fortalecer a candidatura do PSDB à presidência da República.
Escorregadas
A execução do Hino Nacional, pelo compositor e instrumentista Marcus Vianna e seu violino eletrônico apaixonado, no estilo “new age” provocou um efeito positivo na platéia. Por outro lado, estas inovações na execução do Hino Nacional, meio em moda, atualmente, com arranjos livres e interpretações supostamente mais emotivas, são perigosas. Corre-se o risco de gafes como vimos na rede, um vídeo que mostra a cantora Vanusa errando grosseiramente a letra do Hino durante um encontro de agentes públicos em são Paulo. Marcus Vianna teve ótima performance no Congresso da ABAV, exceto no momento em que, em vez de cantar “... em seu formoso céu risonho e límpido...” saiu “ ...Em seu risonho céu, formoso e límpido...” Recorrendo ao texto, rapidamente ele retoma a letra. Mas no final, ainda suprime parte da letra substituindo-a com improvisos ao violino.
Modismos
Felizmente era o Marcus Vianna, músico maduro e esses pequenos equívocos não lhe comprometem, nem à sua obra. Mas tenho tido uma antipatia solene destes modismos que, sob o pretexto de inovar apaixonadamente a interpretação do Hino Nacional, acaba por comprometer o necessário clima cívico e formal que deve acompanhar uma execução do Hino Nacional Brasileiro, especialmente em solenidades de caráter público.
A despeito desses deslizes menores, o 37º Congresso Nacional da ABAV – Feira das Américas foi um marco importante para Minas Gerais e uma visibilidade talvez histórica para o turismo de nosso estado. Minas brilhou como nunca como pólo turístico para o Brasil e para as Américas.
*Paulo Queiroga, correspondente do Diário do Turismo em Minas Gerais escreve em diversos veículos de comunicação no país. pqueiroga@terra.com.br
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Marajó Búfalo Fest
O evento reunirá diversas ações como Feira Agropecuária e de Economia Solidária, negócios, exposições, shows com bandas locais e regionais, gincanas estudantis, esportes de tradição (luta marajoara, basquete a cavalo, corridas de velocidade com búfalos e cavalos), entre outras atividades culturais e científicas.
O evento tem como instituições parceiras, nomes de peso como o Sebrae, Adepará, Governo do Estado, Detran, Sagri, Faepa, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Fapic e várias associações e ONGs de Soure.Conheça a programação completa do evento em www.soure.tur.br.
domingo, 18 de outubro de 2009
POTAL DO TURISMO
O programa apresenta os diversos produtos turísticos do estado, do Brasil e do mundo, com o objeto de interagir com o telespectador, na proposta educativa e cultural, dando dicas de roteiros, despertando a curiosidade e o interesse de todas as classes sociais. Com objetivo de promover e garantir a satisfação dos seus consumidores, bem como o seu relaxamento mental, durante a programação. Além de acrescentar os conhecimentos culturais à sociedade, com um modo de apresentação leve e divertido.
O “PORTAL DO TURISMO” tende a ser o referencial no segmento do turismo no Estado do Pará, oferecendo, desta forma, informação e conhecimento para quem pretende fazer turismo local, nacional ou internacional.
O “PORTAL DO TURISMO” vem preencher uma lacuna na programação local, tornando-se o instrumento de fomentação para o desenvolvimento do trade turístico no Estado do Pará.
O programa é veiculado em Belém e mais 78 municípios do estado do Pará, onde situa-se propicio devido não ter nenhum projeto semelhante focado e específico na divulgação do turismo globalizado. Além disso, o Pará é um excelente lugar para o aprimoramento do projeto, devido ser um estado com potencialidades turísticas ainda desconhecidas em sua maioria, ofertar os produtos regionais contribuindo com a divulgação do estado.
Programa de caráter e proposta inovadora no estado, onde se obtém grande vantagem de aceitação no mercado com apresentação da rica biodiversidade Paraense, apresentação dos mais atrativos pontos turísticos nacionais e mundiais, divulgação das atividades culturais regionais, bem como, o turismo da terceira idade.
Este projeto deixa esclarecido a importância de divulgar o fenômeno do turismo como atividade econômica que consiste em um conjunto de serviços que se vende ao turista.
Conclui-se que é de grande seriedade a implantação desse projeto, uma vez que visa à educação abordada pelos aspectos culturais, promovendo a integração social, além de impulsionar o turismo regional.
Neste domingo, 18de outubro, o PORTAL DO TURISMO, completa 37 edições, estando no ar desde o dia 31 de janeiro de 2009.
O PORTAL DO TURISMO é apresentado por Dany Levy, produzido por Luciana Lima, filmado por Glauber Rachid e editado por Daniel Pureza. Lembrando que o PORTAL DO TURISMO é uma produção independente da produtora KZAN COMUNICAÇÃO.
Por: Luciana Lima
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Aniversário da Abrajet SC
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Feliz Círio !!
Que nossos sonhos e projetos se realizem até o próximo Círio, considerado por nós paraenses (ou paranhenses) o nosso Natal.
Ao afirmar que a Abrajet sempre vai estar aqui, incentivando seus associados e parcerios ao cumprimento da nossa missão principal: promover o turismo brasileiro e paraense, lembramos a todos que, além de uma grande manifestação de fé e devoção o Círio é também o principal produto do segmento turístico religioso e deve ser divulgado por todos nós também com essa finalidade, para que continue a gerar emprego, renda e o desenvolvimento social e econômico paraense, meta prevista em nosso Estatuto.
Na oportunidade agradecemos o paoio e empenho de todos na realização da II Semana de Turismo de Belém e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, que teve grande repercussão local, regional e nacional.
Atenciosamente,
Diretoria da Abrajet Pará
Benigna Soares - Presidente (Ascom da Prefeitura de Belém)
Christina Hayne - Vice-Presidente ´(Coordenadora de Produção da Rádio Cultura)
Felipe Gillet - Secretário Geral (Editor da TV Record)
Cleide Pinheiro - Diretora de Eventos (Diretora da Temple Eventos)
Nilton Guedes - Diretor de Comunicação (Ascom da Secult, repórter da Agência de Notícias Gerais)
Lurdinha Bezerra - Diretora de Relações Públicas (Produtora da Rádio Cultura)
Rodrigo Huhn - Diretor de Projetos Especiais I (Diretor das revistas Pará Mais e Amazônia)
Cidclay Oliveira - Diretor de Assuntos Jurídicos (Servidor do TJE)
Letícia de Almeida Falcão - Diretora de Projetos Especiais II e Tesoureira (Free Lancer)
Maria Lúcia Sabaa - Diretora de Finanças (Pesquisadora do Museu Goeldi)
João Ramid - Diretor de Imagens (Diretor da Imagem Amazônia)
Anna Cristina Campos - Conselho Fiscal (Repórter da TV Cultura)
Sheila Cristina Faro - Conselho Fiscal (Presidente do Sinjor Pará)
Pedro Medina - Conselho Fiscal (Ascom da Setran)
Ray Nonato - Conselho Fiscal (suplente) (repórter fotográfico do jornal Amazônia e O Liberal)
Elivaldo Pamplona - Conselho Fiscal (suplente) (repórter fotográfico do jornal Amazônia e O Liberal)
Edivaldo Pereira - Conselho Fiscal (suplente) (Editor do Diário do Pará)
Entre outros sócios honorários e beneméritos ...
Conheça nosso Estatuto Socail e confira nossas notícias em ...
www.abrajetpara.blogspot.com
abrajetpara@gmail.com
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Vale chega voando no Círio de Nazaré
"A Vale não está presente nas regiões onde estão suas operações apenas como pessoa jurídica. A integração e o envolvimento de seus empregados e familiares com a cultura e com a atmosfera desses lugares é fundamental", avalia Denis Knauth, coordenador de apoio à Aviação Corporativa da Vale.
A atmosfera do lugar, aliás, tomará conta dos passageiros ainda a bordo. Um kit contendo uma camiseta sobre a campanha da Vale no Círio, um exemplar da revista Círios, com toda a programação da festa, e um boneco de arame feito por artesãos locais será distribuído pela tripulação já no embarque.Mas se para participar da festa exige-se fé, para conseguir um lugar no voo não foi diferente. É o que conta a mineira Edna Paula Nascimento, engenheira mecânica que trabalha na Vale, em Parauapebas, desde 2005 e que há quatro anos planeja participar do Círio, empolgada pelas histórias contadas por seus colegas.
"Certamente recebi uma ajudazinha da padroeira, pois tenho o costume de ler os comunicados internos pela tarde e, naquele dia, li pela manhã. Reservei minha passagem assim que foi anunciado, mantive a fé e consegui meu lugar", diverte-se Edna. "Nos últimos quatros anos, minha vontade de participar da procissão só aumentava. Estou ansiosa para ver a multidão que segue a pequena imagem e vivenciar o clima festivo da cidade. E o melhor: ainda poderei levar minha filha", comemora.
Se os participantes da festa esperam receber uma graça durante a procissão da pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém, quem optou pelo voo da Vale para participar do Círio acabou mesmo foi abençoando quem está em terra. Para ganhar as passagens, os empregados fizeram uma doação para o projeto social desenvolvido pela Vale no Igarapé do Gelado, em Parauapebas. Com isso, centenas de jovens e adultos serão beneficiados na unidade rural da Estação Conhecimento.A unidade vai atender 144 famílias de agricultores e 415 crianças e jovens de escolas públicas da região.
"Além de possibilitar o lazer em família, acabamos estimulando a participação direta dos empregados nos projetos sociais da empresa", explica Denis Knauth.Embora a disponibilização de transporte aéreo próprio para o Círio de Nazaré seja inédito na Vale, não é a primeira vez que a empresa coloca voos e rotas extraodinários para seus empregados e familiares. Durante o Carnaval deste ano, 321 pessoas foram beneficiadas com voos extras para São Luis e Belo Horizonte. Os voos extras também são disponibilizados durante as festas de fim de ano. E o valor das passagens também é destinado para os projetos sociais.
"É importante podermos usufruir o beneficio e ainda colaborar com uma instituição da região onde moramos e trabalhamos", diz Edna, emocionada.A Vale apoia o Círio de Nazaré desde 1990 e, há seis anos, tornou-se patrocinadora oficial da festa. Desde o último sábado, a empresa colocou no ar um comercial em comemoração à festa. E deste ontem, quarta-feira, 8, lançará o hotsite do Círio, em seu portal na internet, onde os visitantes poderão baixar gratuitamente toque de celular e imagens da manifestação religiosa e cultural do Pará. (Fonte: Ascom Vale)
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Natal Cidade Eventos
De acordo com o vice-presidente de desenvolvimento setorial da Associação de Marketing Promocional(AMPRO), e sócio –proprietário da People Mais, o professor universitário e um dos pioneiros de viagens de incentivos no país, Edmundo Monteiro, na grande maioria dos projetos de incentivo que tinham como prêmio uma viagem de incentivo, aliás, um prêmio de sonho, inesquecível , a decisão do destino cabia muito à vontade dos clientes. “Mudar essa realidade não era tarefa fácil, mesmo argumentando com a defesa do perfil cultural dos públicos, ou até mesmo com a alegação conceitual da campanha, invariavelmente, a mudança da viagem caía por terra.
A desculpa era quase sempre a mesma, os participantes tinham um sonho: viajar para o exterior”. O prêmio, disse ele, era mais sofisticado, mais charmoso, um sonho quase sempre apoiado em dois grandes argumentos. Aproveitar a viagem e fazer compras . Além desse motivo, um outro argumento, este imbatível, era mais barato viajar para os Estados Unidos ou Europa que viajar para as grandes capitais brasileiras do turismo. Nada a argumentar, era uma realidade e o cliente quase sempre tinha razão,enfatizou. Edmundo Monteiro, foi um dos participantes do segundo grupo dos decisions makers(tomadores de decisões) no periódo de 21 a 23.08.09, dentro do programa “Natal Cidade Eventos”.Segundo ele, felizmente os tempos mudaram, os modelos mentais mudaram, a economia mudou ou foi obrigada a mudar, os empresários do turismo tomaram consciência do enorme potencial que são as viagens de incentivo e os “nossos clientes, tal com nós, descobriram a importância, não só econômica, da descoberta do turismo interno.O tema pode parecer novo, mas, o assunto é velho”, disse ele.
Apesar de estar 30 anos no Brasil, o português Edmundo Monteiro, disse que esteve pela primeira vez a Natal e que considerou um cenário maravilhoso, que teve a oportunidade de reavaliar, junto a um grupo de clientes e profissionais de mercado, a força e a importância do turismo nacional. De acordo com Edmundo, a viagem teve várias nuances. “Em primeiríssimo lugar um destino impar, uma cidade feliz, é uma realidade. No aspecto estrutural, a cidade é apoiada por um parque hoteleiro maravilhoso, numa moderna infra-estrutura receptiva, além de uma natureza pródiga em belezas naturais. Tem para todos os gostos”, enfatizou.
O especialista elogiou os consultores Paulo Gaudenzi e Raimundo Peres. “ Para o Raimundo não existem problemas que não possam ser resolvidos, nem pessoas desmotivadas, aliás, nunca foi tão concreto e tão real o seu lema: viva feliz para fazer os outros felizes. Foi neste palco de trabalho em Natal, neste cenário de parcerias e emoções, que reencontrei o meu guru do turismo de incentivo. É aqui que Raimundo e Paulo Galdenzi, desbravadores, garimpeiros de emoções e oportunidades, dão continuidade a um trabalho de parceria, que vêm desenvolvendo com muito sucesso já há alguns anos. Parabéns à dupla, que, mais uma vez têm o seu trabalho reconhecido. Apoiados por uma prefeitura atuante e visionaria, uma prefeitura consciente do seu papel social e econômico e de preservação do meio ambiente”.
De acordo com Edmundo, Natal, cidade das emoções, tem hoje na pessoa de Francisco Soares, secretário de Turismo de Natal, um empreendedor que acreditou e validou junto com o Natal Convention Bureau, o desafio de colocar Natal como porta de entrada de um dos destinos mais privilegiados do Brasil e das viagens de Incentivo.
Natal Cidade Eventos
Cristina LiraMTB DF 000990 JP
Asssessora de Imprensa do projeto(84)9431-6084Lira_cris@hotmail.com
Tarifa promocional para o Círio no Expresso XXI
As tarifas valem para o período CÍRIO de 09 a 12/10.
EXPRESSO XXI HOTEL BATISTA CAMPOS:
SGL R$ 226,00 + 5% ISS C/ CAFÉ ( diária )
DBL R$ 248,00 + 5% ISS C/ CAFÉ ( diária )
EXPRESSO XXI HOTEL NAZARÉ:
SGL R$ 226,00 + 5% ISS C/ CAFÉ ( diária )
DBL R$ 248,00 + 5% ISS C/ CAFÉ ( diária )
*O hotel não trabalha com TPL nem camas extras.
Informações: Mara Blasberg - Promotora de Vendas - Escritório Belém
www.gruposolare.com.br
Email/MSN: mara@gruposolare.com.br
DDR - +55 (91) 3321-7177 Belém-PA-Brasil
sexta-feira, 2 de outubro de 2009



ESPETO CORRIDO - AMAZONIA
A convite da jornalista Benigna Soares,Presidente da ABRAJET do Pará,estive juntamente com os colegas Airson e Jefferson, participando da Semana de Turismo em Belém.Conhecia a cidade apenas de passagem, como escala para Manaus. Fui preparado apenas para sentir calor. Na verdade senti tanto calor que voltei apaixonado. Mas calor humano de um povo corajoso trabalhador e hospitaleiro que acredita que o futuro é agora e não depois.
Esta coluna será publicada dia 3 de outubro na Tribuna Catarinense-Balneário Camboriu
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Ilha de Algodoal atrai jornalistas de todo Brasil
Por Isa Arnour
“Se um dia eu fosse governador do Pará, traria energia para esta praia da Princesa”. Quando há quase 38 anos o jovem músico Simão Jatene pronunciou essa frase, em uma noite enluarada, jamais imaginaria que um dia seria governador. Após tantos anos a promessa foi cumprida. Esta é uma das histórias ou estórias contada pelo pescador João Cristo de Souza, apelidado de “Gudengo”, a um grupo de jornalistas vindo de todo Brasil, que nos dias 27 e 28 de setembro estiveram reunidos na Ilha de Algodoal para conhecer as belezas regionais do salgado paraense, a cerca de
“Tivemos uma semana de eventos em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, marcada por palestras e oficinas. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) trouxe esses jornalistas para in loco verem os potenciais turísticos do Pará. Com esta experiência, além do intercâmbio de informações, os participantes divulgarão
A empresária Helena de Souza contou que na praia da Princesa sempre têm turistas estrangeiros, e que a ida dos jornalistas brasileiros vai proporcionar maior divulgação em âmbito nacional. “É muito bom ter este grupo aqui para levarem as impressões que tiveram, e assim por meio deles mais pessoas no Brasil possam vir até a nossa praia”, ressalta.
O jornalista e fotógrafo Jefferson Severino, de Florianópolis (SC), comenta que a Ilha de Algodoal possui encantos peculiares. “Sabemos que leva tempo para chegarmos à Europa e o que encontraremos por lá; ao virmos ao Pará, partindo do sul brasileiro, também levaremos tempo, mas a maioria não sabe o que vai encontrar. O que vemos aqui precisa cada vez mais ser divulgado”, frisa.
Na opinião do jornalista Ailson Soares da Rosa, de Santa Catarina, que há meio século é especializado em divulgar turismo, a Ilha de Algodoal possui toda infra-estrutura para quem procura contato com a natureza. “O hóspede que for mais exigente, pode já na reserva, via telefone ou email, especificar alimentação e acomodação desejadas. No mais, aqui atende o que todo turista busca: mar e sombra fresca”, destaca.
De acordo com a Abrajet/PA as ações na divulgação do Pará, para jornalistas de outros Estados vão continuar. Os municípios e os segmentos na área turística que desejem receber grupos jornalísticos devem entrar em contato com a associação pelo telefone (91) 8886-2604.
Serviço:
Como chegar? (Terrestre + Fluvial)
Acesso Terrestre - Rodovia BR-316 até o município de Castanhal, distante aproximadamente 67km da capital paraense. Seguindo pela estrada PA – 127até a localidade de Marudá. A viagem dura em média 2 horas e 30 minutos. Acesso Fluvial – No trapiche de Marudá pegar um barquinho até a Ilha de Algodoal, são cerca de 1 hora e 30 minutos de viagem, depende da maré.
Onde ficar?
Pousada Mithologia - Reservas e Informações: (91) 8165-6862/ email: la-dune@hotmail.com - Apartamento Duplo: Diária R$ 80 com ventilador e R$ 100 com ar condicionado
Onde comer?
Restaurante La dune drink´s- Reservas e Informações: (91) 8165-6862 - Aceita cartão visa. RefeiçãoGuitarradas e sertanejo no Festival do Abacaxi de Barcarena
Mestre Vieira chama ao palco a dupla Zezé Di Camargo & Luciano no segundo dia do evento para cantar e encantar mais de 60 mil pessoas
A Prefeitura Municipal de Barcarena, que tem à frente o prefeito João Calos Dias, preparou uma programação especial para os três dias da XXIX edição do Festival do Abacaxi. O evento, que começa na sexta (2) e segue até domingo (4), foi lançado na manhã desta quarta (30), na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), em Belém para os principais veículos de comunicação. O lançamento teve direito a entrevista coletiva, apresentação das cinco rainhas do Festival de Abacaxi e ainda degustação do fruto que coloca Barcarena no ranking dos maiores produtores de abacaxi do Pará e do Brasil.
O prefeito João Carlos, o vice, Renato Ogawa e o secretário de Agricultura, Edson Cardoso, receberam a imprensa, ao sabor do abacaxi barcareno, na sede do Codesei, na Travessa Mauriti, 2362 em Belém. A reunião foi só uma prévia do que deve ser essa edição do festival. Oferecendo a fruta em natura para a apreciação de todos, o governo municipal, que organiza o evento através da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto (Seculd), mostra todo um cuidado em manter e aprimorar a já tradicional festividade, que este ano conta com um arranjo produtivo diferenciado, como ressaltou o prefeito do município, João Carlos Dias: “O Festival é auto-suficiente. Ele gera recursos suficientes para custear toda sua produção. Além disso, o evento movimenta, de maneira positiva, a economia local e é por isso que o Festival do Abacaxi merece toda nossa atenção”.
FESTIVAL – O XXIX Festival do Abacaxi, que acontece no Centro de Exposição Cultural de Barcarena, foi criado em 1979 a partir de uma pesquisa do professor Edílson Santos, na época coordenador do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), o evento surgiu como alternativa para que os então cerca de 60 produtores de abacaxi pudessem expor seus produtos. Foi uma forma encontrada para estimular a cultura agrícola artesanal, incentivar o folclore e as tradições artísticas do município de Barcarena.
Integrante do calendário cultural de Barcarena, o Festival de Abacaxi é um atrativo turístico importante, que atrai visitantes dos municípios vizinhos e da capital paraense, e um forte componente enriquecedor da economia local, já que o município é um dos grandes produtores da fruta no Pará. As principais espécies do plantio em Barcarena são a pérola e smooth cayena.
CULTURA - A 29ª. edição do Festival do Abacaxi é também uma oportunidade para que artistas da terra e convidados apresentem à população local e dos municípios vizinhos suas melhores atrações culturais. Os organizadores estimam receber cerca de 20 mil pessoas, mas, com a confirmação da presença Zezé Di Camargo & Luciano, esse número deve chegar a 60 mil pessoas pois a dupla sertaneja é conhecida em todo Brasil e deve levar para o evento até mesmo os que não gostam de abacaxi.
Além da dupla sertaneja, o evento traz outras atrações artísticas, como o Mestre Vieira, expoente da guitarrada que ficou conhecido internacionalmente como membro do grupo Mestres da Guitarrada. Mestre Vieira é natural de Barcarena, já recebeu reconhecimento internacional e do Ministério da Cultura pela importância do grupo, que surgiu há mais de 30 anos com o objetivo de preservar e divulgar o gênero musical do Pará e o som das guitarras na Região Amazônica.
Outras atrações compõem a programação artística do evento, como Teddy & Banda, Cabra no Forró, Casadões do Forró de Fortaleza, Som Dragão Negro e Tuxaua, Banda Star Night, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
02\10 – sexta-feira
6hs Alvorada de fogos
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Solenidade de Abertura
Atrações:
Teddy & Banda
Cabra no Forró
Casadões do Forró de Fortaleza
Som Dragão Negro e Tuxaua
03\10 – sábado
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Banda Star Night
Vieira & Banda
Açaí Latino
Zezé di Carmargo & Luciano
Mega Som Moraes
03\10 – domingo
12hs – Robson Gomes
Nosso Estilo
Grupo Originalidade
Concurso da Rainha do Abacaxi
Super Pop
Som Signos
Sugestão de Entrevista: João Carlos Dias (prefeito) Ferdinando Moraes (secretário de cultura), Edson Cardosos (secretário de agricultura).
Texto: Benigna Soares (Ascom PGM-Barcarena)
Foto: Elivaldo Pamplona - Abrajet Pará
Fonte: Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Município (PGM) (91) 8842-8129
E-mail: procuradoria.gm@gmail.com
Soure sediará Marajó Búfalo Fest
De 28 de outubro a 1º de novembro de 2009, a Prefeitura de Soure Governo de Todos, a ARPP e a Sociedade Alternativa de Soure entre outros parceiros realizarão no Parque de Exposições “Dr Ival Lobato”, o Marajó Búfalo Fest. Evento que reunirá diversas ações como Feira Agropecuária e de Economia Solidária, negócios, exposições, shows com bandas locais e regionais, gincanas estudantis, esportes de tradição (Luta Marajoara, basquete a cavalo, corridas de velocidade com búfalos e cavalos), entre outras atividades culturais e científicas.
Segundo o Prefeito de Soure, João Luiz Oliveira Souza Melo, o Marajó Búfalo Fest é mais um compromisso do Governo de Todos em resgatar as tradições marajoaras. O Prefeito de Soure disse ainda que o Marajó Búfalo Fest é muito mais que uma feira agropecuária, pois conciliará em um mesmo espaço físico várias programações socioculturais e econômicas, durante os cinco dias do evento.
O Município de Soure, que neste ano de 2009, comemora 150 anos de fundação, foi um dos primeiros do Estado do Pará a realizar feiras agropecuárias. Contudo, há alguns anos que o evento não ocorria na cidade, a qual é vista por muitos visitantes e conterrâneos como a Pérola do Marajó.