quarta-feira, 14 de maio de 2014

Paratur anuncia estratégias para o turismo do Pará em 2014

Os cerca de 60 servidores da Paratur visualizaram as ações
executadas  em 2013 e o planejamento para 2014.l
Uma nova marca institucional, captação de no mínimo cinco mega eventos e cerca de 100 jornalistas especializados, participação em 12 feiras nacionais e internacionais, realização de 3 pesquisas turísticas e outras estratégias de promoção, divulgação e inteligência de marketing foram apresentadas pelo presidente da Paratur, Marcelo Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 14. O publico da apresentação foram os próprios funcionários do órgão oficial de marketing, promoção e divulgação do turismo do Pará.

Nosso objetivo foi apresentar aos nossos colaboradores internos as nossa ações em 2013 e também as estratégias para 2014, que para executar precisamos contar com o apoio do trade, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada mas principalmente com nossos colaboradores internos. Afirmou Marcelo sobre o evento, que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 14, no auditório Carlos Rocque, da Paratur.

O presidente da Paratur adiantou ainda que foi criada uma nova marca institucional para a Companhia Paraense de Turismo (Paratur). “A Paratur foi fundada em 12 de julho de 1972, portanto vai completar 42 anos de atuação. Mas poucas pessoas conhecem a importância desse órgão que projeta o turismo do Pará no Brasil e exterior”. Explicou Marcelo, que tem entre as prioridades para 2013 a participação do Pará em 9 feiras internacionais e quatro nacionais, focando em especial nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Marcelo Mendes apresentou proposta para a nova marca da
Paratur e anunciou plano de endomarketing para valorizar os
trabalhadores que se dedicam ao turismo do Pará 
Marcelo enfatizou aos servidores que é importante compreender o quanto a Paratur trás para o estado do Pará enquanto resultados positivos para o turismo, em seu trabalho de promoção em outros países onde o Pará é uma vitrine para a cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios na Amazônia.

Promoção – Durante a reunião o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, reforçou que a participação do Pará no calendário mundial de feiras começa ainda este mês com a Feira Internacional de Turismo da Espanha (FITUR), que acontece de 22 a 26 em Madri (Espanha) com participação estimada de 200 mil pessoas, entre agendes de viagens, operadores, mídia especializada, e público consumidor direto. A Espanha está entre os países da Europa que mais emitem turistas ao Brasil.
Carlos informou também que para facilitar a promoção e divulgação do Pará a Paratur firmou dois convênios com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), visando a montagem de um novo banco de imagens inspirado nos cinco principais segmentos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios e também a elaboração de material promocional compatível com as exigências de mercado.

Eventos – A meta da Paratur para 2014 é captar, no mínimo, cinco megaeventos para Belém, segundo informou Ariane Mathne, gerente de Captação da Paratur. Ariane lembrou que ainda este ano o Governo do Estado vai concluir as obras do Centro de Eventos de Marabá, o que vai reforçar esse segmento, que vem crescendo cada vez mais graças às grandes obras estruturantes feitas pelo Estado, como o Hangar – Feiras e Convenções da Amazônia, fortalecimento da rede hoteleira e outros aspectos.
A diretora de Marketing falou dos mercados prioritários  para
promoção, divulgação, inteligência de mercado e comunicação
sobre o pará em 2014 
Satisfação – Como o Pará fechou 2013 com um fluxo de cerca  de 1 milhão de turistas a Paratur também vai investir em 2014 em pesquisas de demanda turística para levantar, entre outras coisas, dados sobre hábitos, preferências, e outras características dos turistas em potencial que visitam Belém. São Paulo, Minas Gerais estão entre os emissores que vão ser pesquisados, assim como os turistas que chegam ao Pará em navios cruzeiros como informou Gabrielle Santiago, gerente de Inteligência de Mercado da Paratur.

A meta da Paratur em termos de divulgação é receber em Belém ao longo do ano no mínimo 100 jornalistas especializados, através do Programa de Press Trip da Paratur. Também será lançado em maio, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), o III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. Criado em 2006 pela Paratur o prêmio tem como objetivo incentivar a imprensa mundial a pautar positivamente o Pará, segundo diretrizes do Plano Estratégico de Turismo do Pará (Ver-o-Pará).

Jacqueline Alves, Diretora de Marketing da Paratur, informa que a Fita, que este ano acontece de 5 a 7 de maio, em Belém, terá como meta principal a qualificação profissional e vai focar a participação de formadores de opinião, operadores, agentes de viagens e grandes marcas do turismo dos principais mercados de interesse de promoção do Pará.

Texto: Benigna Soares – GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário