quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pará integra diretoria da ABITUR e capta buyers e suppliers internacionais para a Fita 2014 na WTM Latin América

O Pará está com um estande promocional temático do turismo paraense no Transamérica Expo Center, em São Paulo, onde começou na quarta-feira, dia 23, mais uma edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA) e do 41º Encontro Comercial Braztoa. O evento, considerado o mais importante do segmento comercial e de promoção do turismo latino americano e referência mundial por concentrar um grande número de profissionais, é também uma importante vitrine para apresentação dos produtos turísticos da Amazônia a partir dos segmentos encontrados no Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
No primeiro dia do evento a Amazônia, representada pelo Pará, ganhou um destaque especial, durante a cerimônia de criação da ABITUR (Associação Brasileira das Ilhas Turísticas).

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, com representantes da ABITUR,
Ministério do Turismo,  prefeituras de Soure e de Paranaguá, entre outros
que integram a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas
“O Pará será representado na ABITUR pelo município de Soure, que garantirá que a região turística do Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, ganhe maior visibilidade e ordenamento quanto ao receptivo turístico desse segmento. A indicação de Soure representando as ilhas do Pará foi feita pela Paratur, por reconhecermos este polo como de essencial importância no Plano Estratégico de promoção do Pará no Brasil e na Europa”. Disse Marcelo Mendes, que participou da solenidade ao lado do prefeito de Soure, João Luiz Melo, do secretário de Turismo, Adolfo Maia, prefeito de Paranaguá, município do Paraná, Edison Kersten, entre outras autoridades.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da abertura da WTM e também da cerimônia de criação da ABITUR. Em seu discurso, defendeu a importância do turismo de negócios e estratégias para garantir competitividade e internacionalização do turismo brasileiro. Lages, que já visitou o Marajó, enalteceu a escolha do arquipélago para representar o grande potencial que o Pará tem nesse segmento, já que é guardião de milhares de ilhas, centenas delas turísticas.
Ao trade reunido na WTM o ministro Lages fez um alerta.
“O mundo mudou, o Brasil mudou e precisamos entender quem é esse novo turista, capaz de fazer sozinho as suas escolhas e ajudar os outros a fazer o mesmo usando plataformas tecnológicas”, afirmou o ministro.

FITA 2014 – Atenta às novas tendências do mercado turístico mundial e das novas expectativas criadas acerca dos produtos oferecidos pelo Brasil, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aproveita a participação na World Travel Market Latin America (WTM-LA) para captar também buyers e suppliers nacionais e internacionais para a 7ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). Promovida pelo Governo do Pará, realizada pela Paratur com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Conselho Nacional de Turismo (CNTUR), o evento tem como objetivo alcançar novos canais de venda para o produto turístico paraense.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes com Ariane Mathne, gerente de
 Captação de Eventos da Paratur, o ministro do Turismo, Vinicius Lage,
 prefeito de Soure, João Luiz Melo e o secretário de Turismo de
Soure, Adolfo Maia, durante a WTM Latin América em São Paulo.
Marcelo Mendes explica que esse novo formato da Fita, que já foi essencialmente expositiva, resulta
de estudo de comportamento do novo mercado, cada vez mais exigente com os produtos.

“A WTM, que é uma feira promocional e de comercialização de produtos e as demais feiras que a Paratur tem participado na Europa e em outros continentes, nos mostra que o consumidor final está cada vez mais em busca da excelência dos produtos e serviços e não abre mão de vivenciar a natureza, a cultura. O Pará está pronto para colocar no mercado produtos com esse nível de qualidade”. Diz Marcelo.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, anuncia também que a programação técnico-científica da Fita, que vai ocorrer de 20 a 23 de maio na Estação das Docas, agregou eventos de grande visibilidade regional e nacional como o II Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal - VHBC Amazônica, e o II Encontro com Gestores Municipais de Turismo. 

A WTM Latin América segue até sexta-feira, dia 25, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Os emissores de turismo almejados pelos realizadores da Fita no Brasil são os estados de São Paulo (São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Distrito Federal (Brasília), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), além dos estados da Amazônia vizinhos ao Pará que também terão o turismo interno estimulado com a Fita. Já o mercado internacional almejado pela Paratur envolve Portugal, França, Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Oslo-Noruega, Estocolmo-Suécia, Copenhagen-Dinamarca, Nova Yorque, Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santiago-Chile, Guianas e Suriname, a maioria expositores da WTM Latin América, realizada pela segunda vez no Brasil, com a participação de 1.300 expositores de 60 países.

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur 
Fotos: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário