quarta-feira, 28 de setembro de 2011

XXVIII Congresso da Abrajet recebe jornalistas com jantar temático do Círio de Nazaré

Por Julie Rocha



Exposições, desfiles de joias, apresentação de carimbó e um jantar temático preparado pelos renomados chefes de cozinha Fábio Sicília, Ilka do Carmo e Sebastião Rosivaldo fizeram parte da programação de abertura do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).


Regado a comidas típicas saboreadas no almoço da principal festa religiosa dos paraenses, o animado jantar de boas vindas contou com a participação de 300 convidados, entre jornalistas de outros estados brasileiros e de países vizinhos, como Argentina Uruguai, Paraguai e Suriname, além de autoridades locais, que participaram da abertura do encontro, na noite do último dia 22, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.


Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Abrajet Nacional, Helcio Estrella, fez elogios ao Pará que sedia o congresso. “O Pará nos alegra por sua riqueza, grande potencial turístico e uma infraestrutura muito bem explorada pelo atual governo”, disse ele, ao entregar uma placa de reconhecimento e empenho na gestão pública ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, que representava o governador Simão Jatene.

  Em mensagem enviada pelo governador, que cumpria agenda fora do Estado, Adenauer Góes disse que Simão Jatene estava “abraçando os jornalistas que nos deram o privilégio de conhecer o Estado”. Góes falou da importância que o jornalista representa para a atividade turística e econômica e disse que a expectativa dos cinco dias do evento é mostrar aos visitantes um estado com uma riqueza ímpar e de uma cultura peculiar do povo paraense. “Tudo isso faz do Pará um destino interessante e diferente. Nosso desejo é que ao conhecerem e aproveitarem um pouco as belezas do lugar, o Pará seja o segundo estado do coração de vocês”, disse ele.



Também deram as boas vindas aos convidados o presidente da Abrajet Pará, João Ramid, e a diretora da regional Norte da Abrajet, Benigna Soares, que lembrou a luta para trazer a Abrajet para o Estado. “Não se faz nada para dar certo sem amor e foi esse amor por Belém, pelo Pará e pela Abrajet que resultou nesse grande encontro. Só temos a agradecer a cada um de vocês e esperamos surpreendê-los nos próximos dias ao mostrar o que o Pará tem de melhor”, disse ela.



Após a cerimonia de abertura os convidados assistiram ao desfile “Madonas do Barroco – a fé nos braços da Mãe”. O pré-lançamento da coleção de Joias de Nazaré 2011 foi preparado pela fotógrafa Walda Marques, com coreografia de Mariana Marques, apresentando aos jornalistas de turismo 39 das 101 peças inspiradas nas Madonas do Barroco, criadas e produzidas por profissionais do Pólo Joalheiro do Pará.



Também chamou atenção o cortejo do Auto do Círio, manifestação artística em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, que faz parte da programação da Festa do Círio e atrai multidões pelas ruas da Cidade Velha, quando é realizado na noite da segunda sexta-feira de outubro, dois dias antes da grande procissão.



Foi no ritmo do carimbó de Marapanim, município onde acontece o maior festival desse gênero musical que o jantar foi servido aos visitantes, tendo como entrada bolinho de piracuí, aviú, queijo de búfala e isca de filhote, além dos pratos principais servidos durante o almoço do Círio de Nazaré, entre eles, a maniçoba, o pato no tucupi, pirarucu de casaca, filé marajoara, arroz paraense e vatapá. Para sobremesa, as delícias das frutas regionais, como taça da felicidade de cupuaçu, mousse de açaí, torna Maria Izabel de bacuri e bombons regionais.



Segundo o presidente da Abrajet Pará, João Ramid, toda a programação do jantar de abertura foi concebida para que os visitantes pudessem conhecer o que o Pará tem de melhor na gastronomia, na cultura e sentir um pouco da maior festa religiosa do mundo. “Estamos às vésperas do Círio de Nazaré e não poderíamos deixar de receber os nossos visitantes sem que eles soubessem da grandiosidade desse evento que a cada ano atrai mais turistas para o nosso Estado”, disse ele.


A programação do congresso segue com palestras e debates temáticos sobre o legado dos megaeventos esportivos, a importância das mídias sociais para o turismo, transportes turísticos para a Amazônia e divisão territorial e as perdas para o turismo.

Depois os jornalistas seguem em grupos para conhecer os municípios de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari, no pólo Marajó; Barcarena e Paragominas, no pólo Araguaia Tocantins; Tracuateua, Bragança, Salinas e São Caetano de Odivelas, no pólo Amazônia Atlântica e as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, no pólo Belém. Homenagens na Assembléia Legislativa do Estado do Pará e apresentações musicais encerram o congresso na noite do dia 27, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo.
   

Fotos: Elivaldo Pamplona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário