quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jornalistas conhecem Parque Ambiental de Paragominas


O município de Paragominas que antes era conhecido com um dos municípios que mais desmatava na região Amazônica, mudou esta realidade. Desde 2008 uma parceria entre governo e sociedade elevou Paragominas para a condição de município verde, servindo de modelo para todo Brasil.

Um grupo de jornalistas e profissionais da área de turismo constatou isso quando estiveram no último domingo, 25, no Parque Ambiental de Paragominas e conferiram de perto as mudanças ocorridas no local com a área de proteção ambiental dentro do município que recebe em média duzentos visitantes ao dia.

Felipe Zagalo conta que o Parque possui uma área de 12 mil hectares e funciona como um espaço de conscientização da preservação ambiental. Cerca de 30 mil estudantes das escolas publicas vem para este laboratório a céu aberto, onde os professores além de ensinarem a educação ambiental fazem com relação com outras disciplinas como matemática, física, historia e outras, revela.


O Parque oferece aos visitantes um bosque de espécies da floresta nativa da região, um lago com pirarucus, tambaquis e outros peixes. O rio Uraim que banha Paragominas também tem um córrego que passa dentro do parque. A trilha da Estiva é um convite para ver árvores nativas e algumas espécies animais como coati, borboletas, preguiças e outros.

A função de ser um espaço de educação ambiental já vai muito além, o Parque Ambiental de Paragominas também serve de cenário para as familiares locais e turistas fazerem piqueniques, levarem as crianças aos brinquedos, e hoje o Parque já agregou a condição de um espaço de lazer da cidade.


Em seguida, o grupo da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo seguiram para uma visita na obra de construção do futuro Lago de Paragominas,que vai se tornar mais um atrativo. Depois, o empresário e fazendeiro local, Osmar Scaramussi recebeu os jornalistas no Sítio Colônia de Uraim para uma demonstração da boa receptividade local.

Por Isa Arnour
Imagens: Elivaldo Pamplona

Um comentário:

  1. A área do Parque Ambiental de Paragominas é APENAS 13 hectares, aproximadamente, e não 12 MIL HECTARES, como mencionado.
    Veja: http://www.paragominas.pa.gov.br/index.php?mod=article&cat=Not%C3%ADcias&article=284

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário