quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ciclo de palestras debate megaeventos esportivos, mídias sociais e divisão do Pará

Por Julie Rocha

A importância do planejamento, seus efeitos e implicações políticas num megaevento como a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil, em 2014, será o foco da palestra “O Legado Turístico dos Megaeventos Esportivos”, apresentada pelo atleta, escritor e consultor Fernando Telles Ribeiro, na próxima sexta (23), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante o Ciclo de Palestras do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que começa nesta quinta-feira, dia 22, às 20h no Hangar.

 
O evento também reserva assuntos polêmicos para o setor, como a divisão do Pará e o transporte aéreo na Amazônia e serão levados a um público estimado de 350 participantes de várias partes do Brasil e do mundo que se inscreveram para o evento na capital paraense. Profissionais de comunicação, turismo e outras áreas do Pará também participam do evento.

Para falar sobre o “O Legado Turístico dos Megaeventos Esportivos”, a primeira palestra do dia 23, que acontece das 8h30 às 10h, Fernando Telles remete ao livro recém-lançado por ele, “Novos Espaços para Esportes e Lazer”, em que destaca a necessidade de “considerar não apenas o evento em si, mas também a perspectivas de seus impactos e legados”. Parte desses legados sem dúvida ficam para a cadeia produtiva do turismo.

Também sugere que a produção de megaeventos pode se mostrar como um importante catalisador de melhorias para a cidade-sede, mas esclarece que legado e sustentabilidade só podem surgir de um planejamento. Caso não haja, a exemplo do Pará, o risco de perdas ou de ficar fora do contexto desses megaeventos é muito grande.

Em relação a isso, deixa claro que as poucas publicações existentes no Brasil sobre o tema de instalações esportivas geralmente não fazem referência a um item fundamental que é o planejamento e, como consequência, “grande parte dos empreendimentos esportivos no Brasil atende de forma parcial - e muitas vezes precária – aos fins para os quais foram idealizados”.

Telles Ribeiro é engenheiro civil, professor de Educação Física, especialista em planejamento de instalações esportivas e coautor de alguns livros lançados sobre o assunto, entre eles “Legados de Megaeventos Esportivos”, do Ministério dos Esportes (2008).

Midias no Turismo - O ciclo de palestras segue com a “Importância das Mídias Sociais para o Turismo”, das 10h30 às 12h30, que será proferida pelo secretário de Comunicação do Pará, Ney Messias e pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes. Enquanto Ney apresenta os resultados que estão sendo obtidos na divulgação da política pública do Governo do Estado, por meio dessas mídias, Adenauer Góes mostra como a comercialização de produtos turísticos vem sendo ampliada por conta das novas ferramentas. Adenauer apresenta também o novo site da Paratur, já adequado a essas novas demandas.

A programação da tarde é aberta ao público. Às 14h, o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur), Fábio Romero, falará sobre o tema “Transporte Turístico na Amazônia” e, às 15h, haverá um debate sobre “Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo”.

Além das palestras, a programação do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que acontece de 22 a 27 deste mês, reúne jantar de acolhida aos jornalistas e profissionais de turismo e visitas aos polos turísticos do Estado.

LEIA MAIS: WWW.ABRAJETPARA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário