sábado, 17 de setembro de 2011

Mesa do Círio será o tema do jantar de abertura do Congresso da Abrajet

A culinária paraense será uma das atrações do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que acontece de 22 a 27 de setembro de 2011, em Belém e cinco pólos turísticos do estado. Os pratos típicos do estado serão servidos no Jantar de Abertura do evento, que deve receber cerca de 350 pessoas, em sua maioria jornalistas do Brasil e do mundo. Aproveitando a proximidade do Círio de Nazaré, a manifestação cultural mais expressiva do Pará, o jantar irá reproduzir uma típica ceia do Círio. Pato no tucupi, maniçoba, arroz paraense e vatapá serão alguns dos pratos principais. “Esse evento é importante para divulgar não só os pontos turísticos, mas também nossa gastronomia. Por isso escolhemos fazer a mesa do Círio”, explica o chef Fábio Scilia, que participou da escolha dos pratos. 

Os chefs que irão executar os pratos são Sebastião Santos, professor do Senac e a personal chef Ilca de Almeida. Cerca de quarenta alunos concluintes dos cursos de Cozinheiro e Garçom do Senac irão auxiliar no preparo e servindo o jantar. Para o preparo, será utilizada a cozinha industrial da instituição. “Já fiz vários cursos do Senac durante minha graduação, e é a primeira vez que estamos trabalhando juntos. Estou com uma expectativa muito boa quanto essa parceria”, conta Ilca. 

Para Sebastião, o evento é uma grande oportunidade para os alunos do Senac colocarem em prática tudo que aprenderam durante o curso. “Eles irão vivenciar desde a relação dos ingredientes, passando pela execução, até a apresentação final dos pratos. Vão informar-se inclusive sobre os custos de cada material”, conta o professor. A visibilidade que os futuros chefs e garçons – ou mâitres ­– terão a partir do contato com profissionais da mídia é outra vantagem para esses alunos, segundo ele. 

Sebastião ressalta também a satisfação em divulgar a rica culinária paraense. “Estamos muito felizes com nosso envolvimento neste evento. Ele só tende a crescer”.Para a chef Ilca, o jantar de abertura do maior congresso de jornalistas especializados em turismo do Brasil é antes de tudo um espaço privilegiado para apresentar nossa “real gastronomia”. “Às vezes utilizam nossos ingredientes para criar pratos totalmente diferentes do que conhecemos”, justifica. Ela espera que a aparência um tanto insólita da maniçoba não intimide os visitantes. “Esperamos que eles experimentem tudo”.

Congresso – O XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), acontece de 22 a 27 de setembro de 2011. O público-alvo são os profissionais de comunicação, turismo e outras áreas  que desejam conhecer o Pará, um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. São esperados cerca de 250 formadores de opinião, em busca de pautas positivas sobre o turismo: gastronomia, eventos, cultura, artesanato, negócios, economia e outros assuntos que vão garantir ao Pará ampla divulgação simultânea em todo o Brasil, Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname, e outros países convidados. O XXVIII Congresso da Abrajet terá como tema “O legado turístico dos megaeventos esportivos” e “A importância das mídias sociais para o turismo”.

Texto: Lurdinha Bezerra (Sesc/Abrajet) 
Fotos: Jean Barbosa (Paratur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário