quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Amazônia Jazz Band encerra XXVIII Congresso da Abrajet

Por Julie Rocha


Jornalistas de turismo assistiram a uma apresentação do grupo Amazônia Jazz Band, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A programação cultural da noite da última terça (28), marcou o encerramento do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), ocorrido desde o último dia 22, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Participaram do encontro cerca de 200 profissionais de comunicação ligados ao turismo de várias partes do Brasil e de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Suriname.


Na cerimonia de encerramento do congresso, o presidente nacional da Abrajet, Helcio Estrella, disse ser “a primeira vez que um congresso da associação foge ao modelo nacional, com a diversificação de visitas em quatro pólos turísticos”. Ele elogiou o esforço da direção da Abrajet Pará em apresentar o maior número de atrativos aos jornalistas. “Estou feliz por realizarmos um evento que conseguiu traduzir bem a realidade turística do Estado do Pará”.


Um dos participantes da comitiva que reuniu mais de 40 jornalistas ao pólo Marajó, Estrella disse estar impressionado com o nível de equilíbrio social do povo marajoara. “A ilha do Marajó tem uma beleza natural extraordinária, com campos, búfalos e os moradores que conseguem aproveitar com harmonia as belezas do local”.

O XXVIII Congresso da Abrajet foi organizado pela Abrajet Pará, instituição fundada em fevereiro de 2006, com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Durante os cinco dias, o congresso teve uma programação variada, abrindo com um jantar temático apresentando aos visitantes os principais pratos do almoço do Círio de Nazaré, com a maniçoba, o vatapá e o pato no tucupi, além de apresentação do grupo de carimbó de Marapanim, exposições, desfiles, palestras e debates.


Destinos - No terceiro dia do encontro, os jornalistas seguiram nos grupos distribuídos pelos quatro pólos turísticos do Estado: Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Belém e Marajó. Os press trips tinham como objetivo a promoção e a divulgação dos diferentes destinos que o Estado tem a oferecer.

No roteiro de Belém, foram organizados city tours pelos principais pontos turísticos, visitas ao pólo de artesanato da Amazônia, no distrito de Icoaraci, além das ilhas de Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro, onde chama atenção praias de rios com formações de ondas. Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari foram os principais municípios do Marajó que estiveram na pauta dos jornalistas.


No pólo Araguaia Tocantins, as visitas aconteceram na cidade de Barcarena, onde se concentram as grandes empresas de mineração, e Paragominas, considerado o primeiro município verde da Amazônia. Já no pólo Amazônia Atlântica, destacaram-se os municípios de Tracuateua, Bragança, São Caetano de Odivelas e Salinópolis.

Segundo o presidente da Abrajet Pará, João Ramid, a diversificação por pólos foi uma tentativa de fazer com que os jornalistas fossem difusores para o Brasil e para o mundo das pautas turísticas nos quatro cantos do Estado do Pará. “Organizamos visitas com diferentes opções de atrativos pela grandiosidade desse estado que, infelizmente ainda é pouco divulgado, e para que os jornalistas possam traduzir aos seus leitores as principais atrações do povo paraense”.


Também participaram da cerimonia de encerramento do XXVIII Congresso da Abrajet o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Joacyr Rocha, que representou o presidente da Belemtur, Wady Khayat e Albino Barbosa, diretor administrativo da Paratur, representando o presidente Adenauer Góes, que se encontrava em agenda fora do país.


Fotos: Elivaldo Pamplona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário