quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pará é a opção de férias na Amazônia



Praça da República / Belém. Foto: Jean Barbosa
A Amazônia é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. É também na região onde encontramos o estado do Pará, considerado a obra-prima da Amazônia, que encanta pelas ricas manifestações culturais, gastronomia exótica, e belezas naturais. Agora com um Plano Estratégico de Turismo (Ver- o -Pará) executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) o Estado vem se consolidando como o principal destino turístico da região.

Segundo o Plano Ver-o-Pará, o Estado possui cinco valores que o diferencia dos demais destinos: a originalidade, autenticidade, criatividade, diversidade e sustentabilidade. Exemplos que atestam esta singularidade são os vestígios das culturas marajoaras e tapajônicas, considerado os mais antigos registros do homem na Amazônia, além das festas populares como o Círio de Nazaré e a diversidade de ritmos e sabores que agora ganham o mundo.

E por fazer parte de uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, o Pará também tem investido na harmonia entre turismo e natureza. Programas como “Municípios Verdes” tirou o município de Paragominas de um histórico de desmatamento e agora é referencia nacional em sustentabilidade. Além disso mais da metade do território do estado é área protegida com 64 unidades de conservação e 43 terras indígenas demarcadas.

Acompanhe aqui as dicas da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) para estas férias no Pará, formado por 144 municípios e seis regiões turísticos: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu.

Região de Belém
 
Mangal das Garças / Belém. Foto: Jean
Barbosa
Como quase 400 anos, Belém é marcada pela forte hibridez cultural e arquitetônica. No centro histórico, o antigo e o novo convivem harmoniosamente nos casarios e monumentos revitalizados, herança da colonização portuguesa. Aí está também o Complexo Feliz Lusitânia (que reúne a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das 11 Janelas, Museu do Círio e Forte do Presépio), o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas. Quem vem à capital paraense não pode deixar de conhecer também espaços como a Basílica de Nazaré, o Theatro da Paz, Mangal das Garças, Polo Joalheiro, Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, Museu Paraense Emílio Goeldi e Bioparque Amazônia, dentre outros. No entorno da cidade mais de 70 ilhas oferecem ao visitante a possibilidade de vivenciar o cotidiano ribeirinho das comunidades tradicionais. E ainda na região metropolitana, os balneários de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba muito procurados por veranistas.

Região do Marajó
 
Praia da Barra Velha / Soure. Foto: Jean Barbosa
O porto de Camará, no município de Salvaterra, é a porta de entrada para uma das mais belas regiões do estado. O Arquipélago do Marajó é composto por mais de três mil ilhotas distribuídas por mais de 50 mil quilômetros quadrados, banhadas pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Pará. Aqui o visitante encontra um roteiro que satisfaz tanto a quem busca pelo lazer quanto por relaxamento. São dezenas de praias de águas mornas, como a do Pesqueiro, em Soure - onde é possível fazer trilhas no mangue e passeios de canoa - e muitas vilas acolhedoras onde se encontra a tradicional cerâmica marajoara e s produtos feitos a partir da carne e leite de búfalo, animal considerado como um dos símbolos do Marajó, dada sua importância para a região, servindo inclusive de montaria para a polícia local.

Região do Tapajós
 
Alter-do-Chão / Santarém. Foto: Jean Barbosa
Na região Tapajós, o município de Santarém se destaca pelas belezas naturais, o artesanato, a gastronomia baseada no pescado de água doce, além de excelente estrutura hoteleira. Da orla da cidade é possível ver o fascinante encontro das águas do rio Tapajós com as do rio Amazonas. Há 38 quilômetros dali está a vila de Alter-do-Chão, margeada por praias de água de tom verde-esmeralda que deixam a paisagem com uma beleza singular. Em setembro, quando as águas baixam e revelam belas praias de água doce, a vila é invadida por centenas de turistas que vêm prestigiar o Sairé, principal manifestação cultural local.


Região da Amazônia Atlântica 
 
Praia de Marudá / Marapanim
Localizado na “Zonado Salgado”, no nordeste do Pará, a região da Amazônia Atlântica oferece cultura,folclore e belíssimas praias como Salinas, Marudá, Crispim, Ajuruteua e Algodoal. É também rota de turismo religioso e de lazer, atraindo milhares de pessoas aos municípios de Vigia – onde acontece o tradicional Círio de Nazaré,que ainda hoje se questiona ser mais antigo que o de Belém – e Bragança – que sedia a tradicional Festa de São Benedito e a Marujada, ritual que deu origem a um dos ritmos mais marcantes dessa região do estado, o retumbão. Outro destaque da região é o município de Tracuateua que sedia o Hotel Fazenda Vitória, onde funcionou um engenho do século XIX que atualmente atrai turistas pela tranquilidade e pelos passeios de canoa e prática de esportes de aventura. Ainda neste polo, outro ritmo marca fortemente as manifestações culturais: o carimbó praiano do município de Marapanim, que todos os anos sedia um grande festival sobre esta manifestação cultural. Eventos que vêm ganhando cada vez mais adeptos são o desfile de carnaval do bloco Pretinhos do Mangue, em Curuçáe o boi de máscaras de São Caetano de Odivelas - município conhecido como terrado caranguejo -, que reúne personagens caricatos como os “pirôs”, os cabeçudos e o Boi Tinga.

Região do Araguaia Tocantins 
 
Praia do rio Araguaia / Conceição do Araguaia. Foto:
Jean Barbosa
Formado por 52 municípios localizados em sua maioria ás proximidades dos rios Araguaia e Tocantins, a exemplo de Marabá. Próximo ao município, em meados de junho, a baixa do nível do rio Tocantins revela praias como as do Tucunaré e do Geladinho, acessíveis e ideais para quem gosta de sol e água doce. Já a pesca esportiva é o grande atrativo de Tucuruí, o de vários lagos oferecem opções para essa prática. O turismo Histórico é a alternativa em Conceição do Araguaia, onde é possível conhecer cenários que fizeram parte da guerrilha do Araguaia.

Região do Xingu
 
Com cenários intocados pelo homem, rios sinuosos e selva fechada, o polo Xingu oferece um excelente ambiente para aqueles que gostam de se aventurar em Ralys ou querem um contato maior com a natureza. Altamira, um dos maiores municípios do mundo em extensão territorial, é referencia na pesca esportiva e guarda vários locais com incontáveis riquezas arqueológicas, como na localidade de Prainha. Concentra também as maiores reservas indígenas do estado, além de florestas nacionais (Flonas) e outras áreas de proteção e conservação ambiental, com cachoeiras, corredeiras e lagos de águas claras.

Parque de Altamira. Foto: Jean Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário