quinta-feira, 12 de julho de 2012

Setur e Sebrae garantem qualificação profissional em 16 municípios do Pará

Adenauer Góes (Secretário da Setur)
Com o objetivo de qualificar profissionalmente 595 micro e pequenos empresários na área do turismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)  e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PA) assinaram um termo de cooperação técnica na manhã desta terça-feira, dia 10, na sede do Sebrae em Belém. A cerimônia contou com a presença de representantes do trade turístico do Pará, ligados ao Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e gestores municipais de turismo do Pará.
“O objetivo principal é o de melhorar a compreensão do empresariado sobre  a importância de se qualificar,  contribuindo para que este empresário tenha competitividade no mercado”.  Explicou  o secretário estadual de Turismo do Pará, Adenauer Góes.   O termo firmado com o Sebrae visa dar seqüência às ações do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTur), que até 2015 vai qualificar cerca de 10.500 profissionais que trabalham com o turismo direta ou indiretamente em todo o Pará. Adenauer afirma que o PEQTur faz parte do Plano “Ver – o – Pará” – Plano Estratégico de Turismo do Pará, que visa fortalecer o destino paraense e  fazer com que a atividade turística traga emprego e renda ao nosso Estado.
O superintendente do Sebrae Pará, Vilson Schuber afirmou que a assinatura do  termo de cooperação com a Setur visa a qualificação de profissionais fazendo com que eles se enquadrem como micro empreendedores individuais na área  do turismo.  “O turista quer, em suma, ser muito bem atendido , então no momento em que a Setur se preocupa em ensinar como arrumar uma cama, como organizar os talheres na mesa, a preparação e apresentação dos alimentos, o atendimento aos clientes, podemos ver que o Pará retoma um cuidado especial para com a área do turismo”, acrescentou o superintendente do Sebrae Pará, que já mantém outras parcerias com o governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), visando sensibilização, qualificação, promoção e outras ações voltadas ao turismo do Pará.
Esta qualificação profissional também contribui com as ações do Governo do Estado, por meio da Paratur, na promoção dos produtos turísticos do Pará, uma vez que visa a competitividade do empresariado local o que garante a qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos.
Segundo Elinéia Ruth, coordenadora do PEQTUR na Setur,  “o programa está no seu segundo ano de execução com a qualificação, em 2011, de mais de 1300 profissionais ligados ao turismo em 16 municípios do Pará”. Afirmou Ruth, ao explicar que neste convênio  com o Sebrae vão ser  atendidos mais 595 profissionais em 16 municípios das seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
Os principais cursos que serão disponibilizados são: gestão para negócios turísticos, empreendedorismo, informações turísticas, atendimento ao cliente para taxistas e formação de preços e custos. Os municípios contemplados são: Belém, Mosqueiro, Conceição do Araguaia, Barcarena, Marabá, Tucuruí, Cametá, Parauapebas, Oriximiná, Belterra, Santarém, Salinópolis, Curuça, Paragominas, Salvaterra, Soure e Altamira.

Além do Secretário de Estado de  Turismos do Pará, Adenauer Góes,  e do superintendente do Sebrae Pará, Vilson Schuber, participaram da cerimônia de assinatura  a diretora técnica do Sebrae Pará, Suleima Pegado, Edith Nóbrega,  presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pará (Abrasel), o diretor executivo da Fiepa Ivanildo Pontes, o assessor da prefeitura de Barcarena, Laudinaldo Nunes, que representou as secretarias dos municípios a serem contemplados pelo PEQTUR.
Além dos cursos de qualificação, que vão acontecer de agosto a dezembro deste ano, nos próprios municípios, os participantes vão ser contemplados com uma viagem de benchmarkin a  destinos modelos que se destacam no turismo  paraense  e/ou brasileiro, além de participação em um workshop visando troca de experiências vivenciadas pelos participantes dos cursos.
 
 TEXTO: WANDERSON CURCINO E BENIGNA SOARES - GECV PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário