sábado, 19 de fevereiro de 2011

Paratur adere à campanha de combate à dengue

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ficará responsável por articular a divulgação de informações, adotar ações de prevenção e sensibilizar os turistas para os riscos da dengue no estado. A medida atende a um chamamento do Ministério do Turismo (MTur), que sob a coordenação do Ministério da Saúde, participa da campanha de combate à doença e controle da epidemia em todo o Brasil.

O Mapa de Risco com a classificação de surto de dengue nos estados em correlação com os 65 destinos indutores do turismo, mostra que o Pará, ao lado de outros 15 estados brasileiros, possui risco de contágio pela doença considerado muito alto.

De acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, o combate à dengue deve ser uma prioridade do poder público. "Entendemos que este é um problema de saúde pública da mais alta importância e que vários estados brasileiros e cidades já estão vivendo. Além da preocupação com a população em geral, nos preocupamos também com a saúde de quem nos visita, que também estão vulneráveis", explica.

Ainda segundo o presidente do órgão oficial de turismo, o trabalho será feito em parceria com a iniciativa privada, envolvendo as entidades que representam o setor empresarial. "Vamos procurar levar esta mensagem associada à necessidade de responsabilidade de cada um e de todos visando esforços que impeçam o crescimento do mosquito transmissor. Na próxima reunião do Fórum Estadual de Turismo sensibilizaremos todos os segmentos que dele fazem parte para adoção de medidas preventivas", argumenta.

Adenauer Góes exemplifica como o trabalho será feito: "A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que tem assento neste Fórum, levará aos seus associados a importância da prevenção nos seus estabelecimentos hoteleiros, evitando que o mosquito possa se desenvolver, e com isto, contaminar os hóspedes. O mesmo trabalho será feito com todas as entidades representadas no Fórum", diz.

Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet - Secção Pará), João Ramid, os meios de comunicação têm um papel fundamental no trabalho de prevenção e de alerta da sociedade. "A proposta da Abrajet visa principalmente a difusão de toda e qualquer atividade que promova a melhoria do turismo. Em se tratando de uma campanha desse porte, não nos pouparemos em colaborar com todo nosso empenho", garante.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-Pa), Rose Larrat, a iniciativa é mais que necessária. "A campanha é de importância máxima. Nós sabemos que tudo que afeta o turismo, afeta também ao passageiro. Ainda mais, no caso do Pará, que segundo o Mapa de Risco do Ministério da Saúde foi classificado como localidade de alto risco", destaca. Segundo ela, a mensagem da campanha será repassada as demais agentes de viagem que compõem a entidade.

Vale ressaltar, que a ação não se restringirá a Belém e Santarém, os dois destinos escolhidos pelo MTur como indutores do turismo. Representantes do segmento de todos os seis pólos turísticos (Belém, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica, Marajó, Tapajós e Xingu) serão convidados a participar da campanha, que será um dos temas debatidos durante a 59ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur), que ocorre no próximo dia 28 de fevereiro, às 8h30, no 9º andar, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Texto: Israel Pegado - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário