segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fomentur expressa unidade pelo turismo

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 28, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a 59ª. Reunião Ordinária do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.  Presidido por Adenauer Góes, titular da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o fórum congrega mais de 40 entidades governamentais, não governamentais e da sociedade civil organizada com participação em atividades turísticas.  Representou o Ministério do Turismo o consultor Gileno Vila Nova.
Ao abrir a reunião, a primeira após o início do novo governo do Pará, Adenuaer Góes fez um breve histórico sobre a criação do fórum, que segue os moldes  do Conselho Nacional  de Turismo e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo, braços fortes do Ministério do Turismo. Em seguida José Maria Reis, representando a Câmara de Planejamento em Políticas Públicas para o Turismo, uma das quatro que compõem o fórum, falou sobre os trabalhos  que seus integrantes realizaram em suas últimas reuniões, voltadas para um uma análise de documentos oficiais referentes ao gerenciamento dessas políticas. Entre as observações de José Maria, a de que de 2007 a 2010 houve uma “séria crise no setor, em função da falta de participação e de investimentos do Estado e da iniciativa privada na área”. Para ele os investimentos durante o Fórum Social Mundial e do PAC se limitaram à capital do Estado.

 Adenauer Góes fez conhecer aos participantes sobre o decreto do Governador Simão Jatene do dia 19 de janeiro deste ano que prima pelo equilíbrio de dívidas e despesas deixados pela gestão anterior. Alertou também que foram aprovadas para o turismo 25 emendas parlamentares, mas que a execução das obras relativas a esses recursos ficaram à cargo da Paratur, “desvirtuando a missão do órgão, que é prioritariamente de fomentar, divulgar, promover e articular o turismo paraense”. Lamentou Adenauer, ao informar que tem trabalhado com determinação para garantir a execução de pelo menos parte desse recurso, embora ache difícil recuperar todas as emendas, tendo em vista que um decreto do presidente Lula determina que obras não executadas até abril deste ano, os recursos serão extintos. “Se de 2008 a 2010 essas obras não foram contratadas, como fazer em apenas quatro meses?”. Questionou Adenauer, ao garantir que nos seus dois meses de gestão, em  constante diálogo com  CAIXA e com o Governador sete projetos já estão com a execução garantidas e mais nove em processo de avaliação pelo governador, conforme confirmou o representante da Caixa, Guilherme Bacelar, presente na reunião.

O presidente do Fomentur também informou sobre parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), para implantação na Paratur, do Setor de Segurança Turística. Informou que aos poucos a Paratur vem retomando sua participação em feiras e eventos nacionais, a exemplo do Workshop CVC, que participou em São Paulo, nos dias 22 a 24 últimos e da Feira Brite, que participa ainda neste semestre, no Rio de Janeiro.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Toni Santiago, lembrou a importância dessa participação do Pará com um estande, onde estiveram cerca de 20 agentes de viagens.

Adenauer falou também sobre projetos em vias de viabilização que prevêem água em ilhas de Belém e lembrou que a revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará é uma de suas prioridades e do governador Simão Jatene, assim como a criação da Secretaria de Turismo do Estado. “Vamos ter nossa secretaria de turismo. Ele se comprometeu comigo e com vocês que vamos ter uma política pública de turismo e que os principais equipamentos vão estar ligados à secretaria”. Disse Adenauer. 

Além de parabenizar Adenauer pela volta a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Rose Larrat, parabenizou a decisão do governador de contratar serviços das agências de viagens, como a compra de passagens,  através de licitações que exigem o menor preço administrativo, igualando a concorrência entre empresas locais e de fora do Estado.  Rose defendeu também a retomada do slogan “Pará, a obra-prima da Amazônia”, para comercializar os produtos turísticos dos seis pólos do Pará.
Ações compartilhadas para atrair vôos diretos de Portugal para Belém, o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, linhas de crédito do Sebrae, Banco do Brasil e Caixa também foram colocados em pauta, assim como situações relacionadas à Infraero e ao acesso ao Pará como destino prioritário da Amazônia. 

 A reunião alertou ainda para o mapa de risco com a classificação de surto de dengue nos estados em correlação com os 65 destinos indutores do turismo, que mostra o Pará, ao lado de outros 15 estados brasileiros, como o risco de contágio pela doença considerado muito alto.

 A secretária adjunta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), falou sobre as prioridades de divulgação do Estado e que essas prioridades, a partir de abril, vão contemplar a divulgação do Pará enquanto destino turístico.

Participaram representantes do segmento de todos os seis pólos turísticos (Belém, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica, Marajó, Tapajós e Xingu), elem de entidades como Sebrae, Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares, Pará 2000, Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Abrajet Pará, entre outros. A próxima reunião do Fomentur será no dia 25 de abril.

Benigna Soares - ASCOM PARATUR / ABRAJET PARÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário