sexta-feira, 7 de maio de 2010

Diretora da Abrajet Pará apresenta pesquisa jornalística em Pernambuco

Os principais resultados do projeto “Temáticas Amazônicas: Dossiês Comentados e Qualidade da Informação sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”, que analisa a cobertura jornalística sobre a Região Norte, foram apresentados no 9º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, realizado no final do mês de abril, durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Recife, Pernambuco.

Realizada pela jornalista Maria Lúcia Sabaa Morais, ex-bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi e membro da ABRAJET-PA, a pesquisa analisou mais de 300 textos jornalísticos da imprensa escrita, regional e nacional, publicados no período de 2000 a 2004 sobre temas como biodiversidade, arqueologia e produção científica na Amazônia. “As temáticas analisadas apontam para questões fundamentais, como a predominância, no noticiário, de temas, atores, discursos e disputas ligados às questões científicas e de preservação das diversidades cultural e ambiental da Amazônia”, revela Maria, diretora da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará (Abrajet-Pará).

Orientada pela jornalista Jimena Felipe Beltrão, do Museu Goeldi, que durante o evento apresentou o tema “Pesquisa em Comunicação de Ciência na Amazônia Oriental Brasileira: A experiência recente no Museu Paraense Emílio Goeldi”, a pesquisa revela a predominância de fontes oficiais e especializadas na cobertura das temáticas investigadas, além da consolidação das organizações não-governamentais como fontes de informação para a imprensa e o silenciamento das populações tradicionais e indígenas no noticiário analisado.

Segundo Morais, os estudos realizados alertam para a importância da democratização de fontes e discursos produzidos, nas páginas dos jornais, principalmente sobre a Amazônia. “Daí a necessidade de apresentar esses resultados em eventos como este, que reúne professores de jornalismo de todo o país”, afirma a jornalista.

Press Trip - Maria Lúcia Sabaa Morais, que mora em Belém, capital do Pará, aproveitou os dias que ficou em Parnambuco, de 20 a 23 de abril, para conhecer alguns dos atrativos turísticos da região. Se encantou com a gastronomia, a riqueza do patrimônio cultura e especialmente com a gentileza e cordialidade dos pernambucanos, representados pelo presidente da Abrajet Pernambuco, Luiz Felipe Moura, que a acompanhou em vários passeios em Olinda e cidades vizinhas. “Voltarei aqui com a família por que é um lugar muito bonito, que merece ser divulgado com orgulho”. Elogiou Maria Lúcia, que além da Abrajet recebeu também apoio do Cult Hotel, localizado na Av. Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.

Fonte: www.abrajetpara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário