quarta-feira, 26 de maio de 2010

Começa participação do Pará no Salão do Turismo


Começou nesta quarta-feira (26) no Anhembi, em São Paulo, a quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A Amazônia marca presença mais uma vez no evento com o que tem de melhor na cultura, artesanato, gastronomia e outros produtos oriundos do Acre, Amazonas, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

Chama atenção este ano a arquitetura do espaço destinado à Região Norte, onde palafitas construídas em madeira, cobertas de palha e muito bem ornamentadas com produtos regionais refletem uma o cotidiano e a vida do povo da floresta.

No estande institucional do Pará, cuja comitiva no evento é de quase 100 pessoas, o destaque é para Belém, representada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). As belezas do pólo turístico do Tapajós estão representadas por Santarém , que enfatiza as belezas da paradisíaca praia de Alter-do-Chão. As belezas do município podem ser vistas ainda na Praça de Descanso, onde o destaque é para o ecoturismo.

Não é por acaso que os dois municípios capricharam na apresentação, seja do material informativo, danças típicas ou relacionamento com o setor comercial do evento. É que Belém e Santarém são os únicos municípios paraenses que integram a lista dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, preparados pelo Ministério do Turismo (MTUR).

Como parte da programação, que começou na manhã desta quarta e segue até a próxima sexta-feira, dia 30, apresentações culturais dos grupos Sabiá, de Curuçá e Vozes Cabocla, de Santarém. No Armazém da Agricultura os municípios de Marapanim, Curuçá e Soure mostram seus produtos oriundos da agricultura familiar.

Regionalização – Um dos principais aspectos do Salão do Turismo é garantir a regionalização dos destinos turísticos brasileiros. Conceição Silva da Silva, diretora de fomento da Paratur, coordenadora de regionalização da Região Norte no evento há cinco anos, entende que esse objetivo, em termos de Amazônia, foi alcançado. Ela aponta avanços importantes para o turismo na Amazônia. “Os estados passaram por um processo de aprimoramento da sua capacidade de venda. Aprendemos a lição de que sozinhos não conseguiríamos um bom resultado. Também fortalecemos a identidade da Amazônia, algo que marcou nossa participação nesses cinco anos”. Destaca Conceição, para quem foi possível com o Salão consolidar a Amazônia como destino. Conceição, no ano passado, devido ao empenho nesse processo de regionalização recebeu um prêmio de reconhecimento dado pelo MTUR, um sinal de que tem razão ao afirmar que houve avanços em termos de reconhecimento do Norte perante o turismo brasileiro.

CAFÉ DA MANHÃ - Os sabores do Pará também vão estar à mesa de 50 convidados especiais selecionados pelo Grupo Gestor de Belém para um Café da Manhã, no próximo dia 28, na feira gastronômica do V Salão do Turismo. O café, agendado para as 9 horas da manhã, é voltado para formadores de opinião, entre eles representantes políticos, dirigentes de empresas e órgãos de turismo, agentes de viagens e operadores, além de jornalistas especializados na área, membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET).

Segundo Álvaro do Espírito Santo, coordenador do Grupo Gestor de Belém, criada para dar mais articulação e resultados na manutenção de Belém como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, o café é uma iniciativa que visa demonstrar a força do turismo paraense também nesse segmento, um dos sei mais importantes do Pará, como afirma Álvaro, diretor da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tendo à frente o chef paraense Fábio Sicília, comandará o saboroso cardápio, carinhosamente preparado com sucos regionais de cupuaçu, bacuri e muruci, além de bolos, doces e outras delicias preparadas com pupunha, queijo do Marajó, açaí, e outros. A tapioquinha também vai ser saboreada, seja no mingau, com açaí ou em sua forma original enquanto tapioquinha de Mosqueiro. Beijo de moça, biscoito de castanha do Pará e mini folhado de jambu com frango e com camarão também devem despertar os sentidos dos convidados.
Fazem parte do Grupo Gestor de Belém, que inclusive vem participando de inúmeras atividades de capacitação aplicadas pelo Ministério do Turismo, a Abrasel Belém, o S.H.R.B.S-PA, Belemtur, Abav-PA, Abrajet Pará, entre outros, envolvidos no desenvolvimento do turismo da capital paraense e consequentemente Pará.
Serviço:

Café da Manhã Paraense no Salão do Turismo
Data: 28/05/2009 Sexta-Feira
Hora: 9 horas
Local: Anhembi – Área de Gastronomia – Vitrine Brasil
Endereço: Av Olavo Fontoura, 1209 – Santaa – São Paulo (SP)

Jornalistas interessados em participar do café da manhã devem confirmar presença pelo (91) 8842-8129 ou pelo e-mail: abrajetpara@gmail.com ou belemtur2@belem.pa.gov.br

Texto: Benigna Soares
Foto: Cid Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário