segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grupo Gestor de Belém recebe capacitação do Ministério do Turismo

Fortalecer Belém como destino indutor do turismo internacional. Esse é um dos objetivos de uma oficina de capacitação que 15 profissionais da iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil organizada na área do turismo participam nesta segunda, dia 26 e terça, dia 27, na sede da Companhia de Informática de Belém – Cinbesa. A capacitação é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da empresa Módulo, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

O economista Wady Khayat, coordenador da Belemtur, ao abrir a programação na manhã de hoje explicou que a oficina é continuação de dois momentos de formação iniciados pelo MTur na capital paraense e que visa “garantir a competitividade de Belém como um dos 65 destinos indutores do turismo internacional”. O primeiro momento, em 2008, consistiu em um diagnóstico da cidade em diversas áreas, como infra-estrutura, saneamento, assistência social, saúde, marketing, transportes, recursos naturais e culturais, entre outros importantes para o turismo. A pesquisa foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas e serviu de base para os indicadores da cidade.

No início deste ano uma outra oficina foi realizada com os profissionais de Belém. Dela resultou um Grupo Gestor que assume a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho, que visa colocar Belém em uma posição favorável ao incremento do turismo internacional.

Nesta terceira etapa, Karina Rocho, consultora da empresa Módulo, executando a capacitação à serviço do MTur, detalha aos participantes do Grupo Gestor de Belém o funcionamento e a aplicabilidade de uma ferramenta tecnológica denominada Sistema de Gestão (SG65). Trata-se do software desenvolvido pela empresa Módulo Security Solutions S/A, contratada pelo Ministério do Turismo para conceber o sistema de gestão da competitividade dos 65 destinos indutores do Brasil. Com ela, o Grupo Gestor pode construir, manipular e compartilhar dados, indicadores sobre o turismo de Belém, assim como, elaborar projetos, planos de ação e outras ferramentas que podem ser mais facilmente compartilhadas entre os diferentes agentes do turismo, seja do poder público, iniciativa privada ou sociedade civil, tudo com o olhar, acompanhamento e consultoria do MTUR. O espaço virtual permite um diálogo mais aprimorado entre os envolvidos e dá mais agilidade ao processo.

A capacitação, que começou às 9 horas da manhã, retornou às 14 horas desta segunda-feira e vai até as 18 horas. Na terça vai das 8 às 12 horas, na Companhia de Informática de Belém- CINBESA – Av. Nazaré, nº 708 – Bairro Nazaré. Integram o Grupo Gestor de Belém, além da BELEMTUR, a Paratur, Comus, Segep, Funpapa, Ecomuseu da Amazônia, Abrajet Pará, Sindetur, Singtur, ABAV, ABIH e outros.

TEXTO: BENIGNA SOARES - ABRAJET PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário