segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jornalistas deixam Belém com boas impressões turísticas sobre o Pará



Já deixaram Belém as últimas comitivas de jornalistas brasileiros especializados em turismo que vieram participar do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo e II Semana de Turismo de Belém, de 21 a 27 deste mês. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet, seção Pará, teve como objetivo “debater temas importantes para a promoção e divulgação do turismo no Norte do país, reforçar a importância da comunicação para a promoção turística e envolver profissionais e estudantes dessas duas áreas em um processo de mobilização em favor do turismo brasileiro”.

Na capital paraense, além de participar de várias palestras e de uma oficina sobre elaboração de projetos no IESAM os jornalistas conheceram pontos turísticos como Ver-o-Peso, Duque de Caxias, Estação da Docas, Complexo Feliz Lusitânia, Pólo Joalheiro e Parque da Residência, entre outros. “O sucesso do evento se concretizou ao percebermos a satisfação com que nossos convidados deixam Belém. Isso aconteceu devido à atenção especial com que foram recebidos por secretários de turismo, como o coordenador da Belemtur, Wady Khayat, e alguns prefeitos, como o de Benevides, Edmauro Farias, que aproveitou a oportunidade para apresentar à comitiva, durante um jantar na orla de Benfica, o projeto Natal de Benevides. Ele também foi muito feliz ao levar a comitiva em um river tour (passeio de rio) e em uma fábrica de material reciclável, matéria prima para fazer de Benevides uma cidade encantada com a temática do natal, a partir de novembro deste ano”. Diz Benigna Soares, presidente da Abrajet Pará, ao acrescentar que o prefeito de Marapanim, seguindo a mesma linha, espalhou diversos grupos de carimbó no Portal, orla e Casa do Carimbó.

“A comitiva não esperava uma receptividade tão calorosa e encantadora”. Garante a jornalista ao elogiar a estratégia da equipe do prefeito José Ribamar para promover a cidade como a capital do carimbo. O prefeito pessoalmente guiou a comitiva de 15 profissionais de comunicação pela cidade, que em novembro é sede de mais uma edição do festival de carimbo.


“Esta é uma das mais belas demonstrações da força de uma cultura. Fiquei encantado com tudo”, garantiu Airson Soares da Rosa, radialista e repórter de rádio, impressos e internet em Criciúma, Santa Catarina, após assistir a apresentação dos grupos Japiim, Uirapuru e Caldo de Turu.


A comitiva, que também esteve hospedada no Hotel Fazenda São Luiz, em Benevides, conheceu ainda a bela ilha de Mayandeua, em Maracanã. Nas praias do Farol, Algodoal e da Princesa, durante dois dias, o grupo pode perceber a exuberância da natureza amazônica paraense e a beleza de praias desconhecidas do resto do mundo. “Eu já moro em Belém há um tempo e não conhecia este lugar tão encantador”, disse o jornalista e escritor do Amapá, há um ano em Belém, José Amoras.


Participaram do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo Claudio Magnavita, presidente da Abrajet Nacional, apresentador da TV CNT, diretor do Jornal de Turismo e revistas Próxima Viagem e Sete, Luiz Pires, Diretor Regional Norte da Abrajet Nacional e colunista do jornal do Tocantins, Raimundo Penaforte Dias, assessor da Assembléia Legislativa e vice presidente da Abrajet também do Tocantins. Airsosn Soares da Rosa, Hugo Cassel, Lady Maria e Jefferson Severino, todos de Santa Catarina. Do Amazonas veio Paulo Roberto Pereira, da Abrajet amazonense e do Rio de Janeiro Anderson Espinosa, da Próxima Viagem. Minas Gerais foi representado por Antônio Claret Guerra e Suely Guerra, do jornal MG Turismo. As técnicas do Ministério do Turismo, Gilvana Fernandes e Luciana Esteves também se juntaram à comitiva, que teve a adesão de diversos jornalistas locais ligados à Abrajet Pará.

A II Semana de Turismo e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo foi realizada pela Abrajet em parceria com a Travel In Turismo, Sindicato de Profissionais de Turismo (Sindicaturismo), Instituto de Ensino Superior da Amazônia. Teve apoio da Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dos sindicatos de Jornalistas do Pará (Sinjor-Pa) e de Guias de Turismo do Pará (Singtur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), através do Hilton Belém, Hotel Regente, Belém Soft Hotel, Hotel Ver-o-Peso, Crowne Plazza Hotel, Prefeitura de Benevides, Hotel Fazenda São Luiz, Pousada Mithologia, Eventos & Cia e Agência de Notícias Gerais e das prefeituras de Benevides e Marapanim, além da Associação de Barqueiros de Algodoal, entre outros.

Serviço
Abrajet Pará: (91) 8842-8129 / 8886-2604
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Leia Mais em http://www.abrajetpara.blogspot.com/
Foto: Jeferson Severino – Abrajet - Santa Catarina

Um comentário:

  1. Oi gostaria de saber onde posso comprar o ingresso para visitação da cidade encantada de Benevides e quanto é, e como chegar a cidade encantada?

    meu email reginaluciaq@hotmail.com e reginaluciaq@zipmail.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário