quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mosqueiro entra no roteiro turístico dos grandes eventos realizados em Belém

A ilha de Mosqueiro será incluída na programação turística de congressos, feiras, eventos e similares realizados em Belém, como destino para visitantes em três possíveis roteiros a serem trabalhados na ilha: "Floresta e Praia", de dois dias de duração; "Ilhas do Rio-Mar", também com dois dias; e "Circuito das Águas Doces", de um dia apenas.

Para fortalecer o turismo receptivo na ilha, um acordo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quinta-feira (25) na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-Pa) e a Associação Pró-Turismo de Mosqueiro.

A parceria inclui Mosqueiro antes e/ou depois da programação de grandes eventos na capital paraense, pela comercialização destes novos roteiros criados pelas agências de turismo locais. O convênio propicia aumento do tempo de permanência e do gasto médio do visitante, para fortalecer a economia local.

Para avaliar a situação atual do destino, uma consultoria apontou iniciativas necessárias ao incremento do fluxo de visitantes, entre as quais se destacam formação profissional de quem operar o destino, capacitação para donos de restaurantes e barracas em relação à limpeza, criação de eventos culturais e esportivos, formatação de produtos turísticos de qualidade, criação de pacotes turísticos, criação de bares temáticos com música ao vivo, incentivo aos produtos fluviais, cartões postais de Mosqueiro, campanha em outdoor em Belém, divulgação do calendário de eventos e artesanato nativo e selo de qualidade.

De acordo com o presidente da Associação Pró-Turismo de Mosqueiro, Antonio Menezes, algumas atividades relacionadas aos roteiros já existem e o acordo vai fortalecê-las.
A presidente da Paratur, Ann Pontes, ressalta que o acordo une e integra esforços do setor público e da iniciativa privada para fortalecer o turismo em Mosqueiro. "Nossa comunidade local será beneficiada, seja na alta ou na baixa temporada, através de ações de publicidade, de marketing, de qualificação no atendimento, entre outras. Além disso, vamos apoiar o micro e pequeno empresário na prestação de um serviço de excelência, oferecendo mais conforto e comodidade para este turista que nos visita", afirmou.

Opção ao turista - Segundo o presidente da ABAV-Pa, Ruy Martini, a parceria faz de Mosqueiro uma excelente opção ao turista de curta permanência no Estado. "É um passeio rápido, feito em um ou dois dias, que se assemelha ao Marajó. Porém, sem o mesmo custo nem a longa distância. Nós temos essa possibilidade de transformar Mosqueiro em uma opção para esse visitante", explicou.

O gerente de Negócios da Paratur, Deoclécio Cordeiro, explica que a parceria dá continuidade ao trabalho feito pela Paratur em Mosqueiro. "Fizemos sensibilização e capacitação da cadeia produtiva do turismo em Mosqueiro, bem como a elaboração de novos produtos turísticos na ilha", explica.

Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário