sábado, 16 de maio de 2009

Vitória Régia entre as 20 regionais no projeto Economia e Experiência do Sebrae

Vitória Régia Turismo Belém foi uma das 20 empresas selecionadas na região pelo Sebrae-PA para participar do Projeto Economia da Experiência. O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional sob a gestão do Instituto Marca Brasil, dura 12 meses, e tem como objetivo a estruturação e aplicação da metodologia Economia da Experiência (desenvolvida de forma piloto no Roteiro da Uva e do Vinho/RS) em quatro novos destinos, que são: Petrópolis/RJ, Bonito/MS, Costa do Descobrimento/BA e Belém/PA.

O MTur pretende disponibilizar em seu site na internet, possivelmente até o fim deste ano, a metodologia utilizada nos regiões onde está sendo implantado o projeto Economia da Experiência. A iniciativa, que há três anos vem desenvolvida na Região da Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, chega nesta segunda-feira à cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Por meio de uma parceria entre o Ministério e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), micro e pequenos empreendedores são capacitados para oferecer aos visitantes experiências inovadoras que contem com a participação ativa do turista, oferecendo novas emoções e sensações.

De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação do Mtur, Rosiane Rockenback, a expectativa é fortalecer o setor em outras regiões do país. O Economia da Experiência está sendo desenvolvido também em Porto Seguro (BA) e em Bonito (MS) e será lançado em Belém (PA).
“Escolhemos inicialmente esses destinos para trabalhar com realidades diferentes e fazer uma aplicação de metodologias adaptáveis. O objetivo maior do ministério com esse projeto é, além de fortalecer a rede de serviços desses destinos, promover o aumento da cooperação [entre os empreendedores do setor] e a disponibilidade de novos produtos e também gerar modelos para serem aplicados em outros destinos”, destacou.

Rosiane Rockenback ressaltou que, ao fortalecer o setor turístico no país, o projeto se torna uma importante ferramenta para ampliar a geração de renda, principalmente de micro e pequenos empresários. Dados do ministério apontam que aproximadamente 90% desse segmento são formados por negócios de pequeno porte, muitos deles geridos no modelo de economia familiar.

Fonte: VITÓRIA RÉGIA TURISMO
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