A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará) finaliza os preparativos para a realização da segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo Pará-Amazônia. O lançamento da premiação, que vai contemplar profissionais da área de comunicação em turismo vai acontecer durante a programação oficial da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA 2008), realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A primeira versão ocorreu em 2006 e chamava-se Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis". A novidade desta versão, além de englobar o nome Amazônia, é a inclusão das categorias estudante e colaborador, que somam com as categorias de jornalistas profissionais que atuam em televisão, rádio, impresso, webjornalismo e fotojornalismo e que possuem trabalhos sobre o desenvolvimento, comercialização, promoção e roteiros turísticos no Pará.
O momento atual é de formação de um grupo de trabalho que irá garantir o cumprimento do cronograma de execução e divulgação do Prêmio em Belém, na Amazônia e no Brasil. Jornalistas da Abrajet Pará já estiveram reunidos com Ségio Santos, diretor de publicidade da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), no último dia 17 de março e com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), nesta quarta (26), quando a presidente da instituição, Ann Pontes, ao aprovar a iniciativa e se colocar como parceira falou sobre "a importância do prêmio para o reconhecimento do apoio da imprensa ao turismo no Pará e, principalmente, para dar maior visibilidade a esse destino turístico". Ela aposta na iniciativa principalmente por que, paralelo às inscrições de reportagens, artigos e outros trabalhos, os concorrentes também vão poder dar sugestões sobre qual o atrativo que melhor representa cada região turística paraense.
Começa agora a etapa de apresentação do Prêmio a outras esferas ligadas aos seis pólos regionais de turismo, a exemplo do pólo Tapajós, que conhecerá o projeto no próximo dia 31, durante reunião do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), entidade da qual faz parte a Abrajet Pará.
Segundo a presidente da Abrajet Pará, Benigna Soares, este ano o Prêmio de Jornalismo em Turismo Pará-Amazônia vai homenagear Carlos Roque, ex-presidente da Paratur e um dos jornalistas precursores dos encartes turísticos sobre municípios paraenses na antiga Província do Pará. Foi também o idealizador da Romaria Fluvial, um dos eventos mais importantes e encantadores em toda a programação do Círio de Nazaré, principal produto do turismo religioso da Amazônia.
"No prêmio passado, que contou com 120 trabalhos inscritos e repercutiu internacionalmente, homenageamos com o consentimento da família o comendador Marques dos Reis, pessoa ilustre tanto no setor empresarial do turismo quanto na área da comunicação. Desta vez buscamos neste momento o consentimento da família do jornalista Carlos Roque e também queremos homenageá-lo", diz Benigna.
O Prêmio traz em sua essência, além do reconhecimento aos que valorizam a comunicação como ferramenta de desenvolvimento e promoção do turismo, um diálogo com a mídia para a necessidade de pautar positivamente o Pará e a Amazônia junto à opinião pública.
“O comunicador de forma geral tem a missão de criticar, denunciar e lutar por políticas públicas e iniciativas que melhorem a qualidade de vida do cidadão. Também tem a missão de dar a boa notícia, de refletir para o mundo o que temos de melhor. O turismo, com suas 52 atividades econômicas e muitos segmentos a serem apresentados, nos oferece um leque de pautas positivas, nesse sentido, até economicamente rentáveis ao jornalista. E o Pará com seus 143 municípios é uma grande janela, um espelho para a mídia mundial, que se instala aqui a partir deste ano, em busca de pautas voltadas ao Fórum Social Mundial”, acrescenta a jornalista.
Para concorrer ao Prêmio, que soma quase R$ 100 mil em dinheiro e pacotes turísticos para os pólos paraense, o jornalista poderá inscrever reportagens que abordem o destino Pará, incluindo um ou mais dos seis pólos turísticos do Estado; que descrevam a promoção de roteiros ou produtos turísticos paraenses; que divulguem trabalhos acadêmicos relacionados à formação de profissionais de turismo; que tratem de planos, programas, projetos e ações de governo, da iniciativa privada ou do terceiro setor que contribuam para o desenvolvimento do turismo no Estado; que divulguem nichos, recantos, parques, locais específicos com atrativos turísticos naturais ou não em um dos 143 municípios paraenses; que promovam eventos como feiras, workshops, encontros e outros de relevante importância para o desenvolvimento do turismo e que realizem a difusão de informações sobre os impactos econômicos do turismo, notadamente com relação à contribuição do setor para o desenvolvimento do Estado.
O lançamento do Prêmio de Jornalismo em Turismo Pará-Amazônia vai ocorrer em junho, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita 2008. A premiação ocorrerá em dezembro de 2008.
Informações: (91) www.abrajetpara.blogspot.com.br
(91) 88428129
Christina Hayne
Abrajet/PA
DRT 1759/PA
Belém, 27 de março de 2008.
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