quinta-feira, 18 de setembro de 2014

VI Roteiro Geo-Turístico “Pela Estrada de Nazaré”

O Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGEOTUR) da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove o VI Roteiro Geo-Turístico. O evento ocorre no dia 21 de setembro, a partir das 8h30, com saída do Mercado de São Brás e tem como tema “Pela Estrada de Nazaré”. 

No trajeto, serão percorridas as avenidas Magalhães Barata e Nazaré, com saída do Mercado de São Brás, às 8h30, passando pelos seguintes pontos: Caixa D’água, Parque da Residência, Museu Paraense Emilio Goeldi, Casa Salomão, Colégio Gentil Bittencourt, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN), sede do Clube do Remo, Largo do Redondo, sede do Clube do Paysandu até o Palacete Faciola. O percurso será realizado a pé, e os coordenadores recomendam que os participantes usem tênis, boné e roupas leves, além de levar guarda-chuva, uma vez que o roteiro não será interrompido, caso chova.
Pela Estrada de Nazaré – Para a professora e coordenadora do Roteiro Geo-Turístico, Goretti Tavares, a avenida Nazaré teve grande influência no processo de expansão de Belém. “Esse tema foi escolhido pela importância dessa avenida para a expansão geográfica da cidade, desde o Período Colonial até a atualidade e porque nela estão localizados importantes prédios do patrimônio histórico, assim como a via é representativa para o Círio de Nazaré, pois parte da procissão passa por esta avenida e é nela que se localiza a Basílica e a Praça Santuário”, explicou.
Três anos de Roteiros - A primeira edição do projeto aconteceu no bairro Cidade Velha e foi realizada em 12 de janeiro de 2011, em homenagem ao aniversário dos 395 anos da cidade de Belém. Desde então, além da Cidade Velha, o GGEOTUR realiza percursos como os do Ver-o-Peso ao Porto, Belle Époque, bairro Campina, bairro Reduto e o do próximo dia 21, intitulado Pela Estrada de Nazaré. Até agora, aconteceram em torno de 50 roteiros, que, além de Belém, também já foram realizados no Distrito de Icoaraci e em outros municípios do Estado, como Vigia, Altamira, Ponta de Pedras, Marabá, Cametá e, brevemente, em Bragança.

Valorização da Memória – Os roteiros têm a proposta de abordar diferentes conhecimentos, a fim de fomentar a valorização da memória da cidade de Belém. “O Projeto dos Roteiros é importante por possibilitar a participação da sociedade local e turistas; para conhecer a potencialidade do patrimônio material e imaterial da cidade, bem como a geografia, para entender de que forma se deu a expansão urbana da cidade, a história, a arquitetura e a cultura local”, pontua Goretti Tavares.
Parcerias - Vários professores estão envolvidos no projeto e participam como consultores da Geografia, da História, da Museologia, do Turismo e da Arquitetura. Os roteiros são divulgados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e tem colaboração e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Serviço
VI Roteiro Geo-Turístico “Pela Estrada de Nazaré”
Data: 21 de setembro de 2014
Horário: 8h30
Local: Saída do Mercado de São Brás
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, sendo necessário preencher esta ficha (acesse aqui em PDF, e aqui em DOC) e enviar para o email roteirosgeoturisticos@gmail.com
Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação / Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário