quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TV Cultura lança clipe do Círio

As emissoras da Cultura Rede de Comunicação já estão em clima de Círio. A maior celebração religiosa dos paraenses, comemorada no segundo domingo de outubro, começa a dar o tom da programação já neste final de semana, quando entra no ar o videoclipe de “Rainha da Aurora”, canção de Ronaldo Silva e Allan Carvalho, interpretada por Nazaré Pereira. O clipe foi gravado na Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, sob a direção de Guaracy Britto Jr.
Produzir um videoclipe especialmente para a época do Círio já é tradição na Cultura. Existe até um hino oficial, a música “Girândola de Nossa Senhora de Nazaré”, de Guaracy Britto Jr. e Toni Soares, que já ganhou versões com vários artistas paraenses. A música escolhida este ano faz parte de um projeto ainda inédito, intitulado “Folias de Santo”, de Ronaldo Silva e Allan Carvalho. O disco reúne folias de São João e São Benedito e traz uma importante contribuição aos festejos religiosos do interior do Pará.
Ronaldo Silva conta que fez o convite a Nazaré Pereira após a última edição do Terruá Pará, que trouxe a Belém a cantora radicada há vários anos na Europa. “A Nazaré Pereira é uma pessoa muito especial. Poucos sabem, mas foi ela quem levou o Luiz Gonzaga para se apresentar na França. O Terruá nos reaproximou. Para nós, é uma alegria muito grande tê-la neste disco”, diz ele.

No videoclipe da TV Cultura, Nazaré Pereira é uma devota de Nossa Senhora que vai à Catedral da Sé para rezar. “A igreja passa o dia aberta aos visitantes, e é comum que os devotos entrem para um momento de adoração. Então retratamos algo que é muito comum, principalmente nesta época do ano”, explica Guaracy. A gravação, que começou às 19h e seguiu até meia-noite, teve a participação de vários figurantes, também devotos de Nossa Senhora.

Além do videoclipe, a campanha das emissoras Cultura para o Círio 2014 traz ainda uma obra da artista plástica Nina Matos, produzida especialmente para o projeto. A pintura, em técnica mista, mostra uma criança vestida de anjo sobre um cavalo de carrossel, brinquedo típico do Arraial de Nazaré. Um coreto da Praça Batista Campos, com seus detalhes em art nouveau, abriga o pequeno carrossel.

“Eu quis produzir algo que remetesse às ilustrações antigas, da década de 1930, mas também busquei representar alguns elementos que são típicos da quadra nazarena, como a roupa de anjo e a guirlanda, além da imagem de Nossa Senhora”, diz a artista, para quem é uma grande alegria participar da campanha Círio 2014 da Cultura. A imagem da obra estará nas camisas usadas por toda a equipe durante as transmissões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário