sábado, 24 de agosto de 2013

Borboletário do Mangal inspira projeto de Turismo do Maranhão


Criada em 2000, a Organização Social Pará 2000 administra três aparelhos turísticos na capital paraense: a Estação das Docas, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e o Parque Zoobotânico. Esta é a primeira OS criada no Pará ligada à Secretaria de Estado de Cultura. Atualmente, o modelo de gestão da Pará 2000 é inspiração de projetos pelo Brasil. Este é o caso da Secretaria Municipal de Turismo de São Luis (MA), que nesta sexta-feira, 23, conheceu os espaços administrados pela OS a fim de implantar na cidade o mesmo modelo para gerenciar um parque ambiental.

A visita técnica iniciou na Estação das Docas. A presidente da Pará 2000, Gabriela Landé, explanou sobre a gestão para a comitiva formada pelo secretário municipal de turismo de São Luis (Setur), Lula Fylho; diretor da Setur, Fábio Henrique Carvalho e do secretário municipal adjunto de turismo e membro do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Guilherme José Marques. Em seguida, o grupo conheceu o complexo turístico, incluindo o Teatro Maria Sylvia Nunes.

Segundo o secretario municipal de turismo de São Luis, Lula Fylho, o que mais lhe chamou atenção na Estação foi a opção de serviços ao visitante. “A Estação das Docas é um grande projeto que tem muito a ensinar, por conta da diversidade e da oportunidade democrática do visitante ter acesso a um ponto turístico. O espaço é fantástico, pois agrega a gastronomia, cervejaria, artesanato e vários serviços”, avaliou.

Outro propósito da vinda da comitiva é o desenvolvimento de projeto de criação de um parque ambiental na cidade de São Luis. Com isto, durante a visita realizada orientada pelo gerente do Mangal das Garças, Igor Seligmann, que explanou sobre a história do Mangal e como é trabalhada a administração do complexo.


“Nossos objetivos principais são a formação e educação ambiental. No Borboletário, existe uma grande equipe que trabalha por trás na reprodução das borboletas, temos convênio com a Colônia Penal Agrícola de Americano que produz o alimento das diferentes espécies. Trabalhamos com uma equipe de mais de sessenta funcionários, entre tratadores, orientadores e guias”, ressaltou Igor Seligmann.

A alimentação das garças e a vista ao Farol de Belém encantaram Lula Fylho, que afirmou estar impressionado com a dedicação e o cuidado. “Estamos estudando a construção de um Parque e a nossa inspiração é o Mangal das Garças. Estamos estudando a gestão, estrutura para podermos adaptar à nossa realidade. É bom ter como base um Parque que já está estruturado para temos a noção do que iremos enfrentar de desafios. O zelo que vemos em cada pedaço do Mangal é impressionante, todos estão de parabéns”, frisou o secretário de turismo.

A projeção é que o parque em São Luis seja construído em uma área de 30.000m² que foi cedida, e que a administração deverá preservar a paisagem. A ideia inicial é que o projeto seja concluído até 2015 e que conte com um borboletário para que os visitantes também possam admirar, assim como acontece no Borboletário do Mangal.


Por Camila Barros e Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará 2000
Imagens: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário