quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará fica pronto até dezembro

Dezembro é o mês previsto para que seja entregue à Companhia Paraense de Turismo (Paratur) o novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, pela empresa Chias Marketing, contratada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para atualizar o documento, considerado “A Bíblia” do turismo paraense.

A data foi informada a todo o trade turístico paraense na última segunda-feira, dia 25, durante reunião ordinária do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.

Durante a reunião Adenauer Góes, presidente da Paratur e do Fomentur, fez questão de esclarecer que o processo de atualização do plano contará com a participação de todos, a começar pela retomada e permanência do slogan “Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, que durante muitos anos foi marca registrada dos produtos comercializados no mercado nacional e internacional. Apenas a logomarca desse slongan, hoje uma arara azul, deve ser reformulado no novo plano, que receberá um nome mais adequado ao processo de comercialização do Pará como destino turístico prioritário da Amazônia.

“A Chias Marketing tem espertize na área. É uma empresa de origem espanhola, assim como a THR, empresa que fez a primeira edição do plano há cerca de 10 anos e por isso mesmo entenderá a dinâmica. Conhece o Brasil de forma consistente, a Amazônia e o Pará, que indiretamente faz parte do Plano Aquarela”. Disse Adenauer, ao destacar que a empresa, responsável por trabalhos como o Plano Aquarela, precisará do apoio do corpo administrativo e técnico da Paratur, que integrará a comissão de execução do novo plano, assim como do trade, especialmente dos membros das quatro câmaras temáticas do Fomentur.

“Nossa empresa sempre quis fazer um trabalho na Amazônia”. Garantiu Patrícia Sevilha, ao esclarecer que a Chias Marketing tem 26 anos de experiência na área, e é responsável, entre outros, por planos de turismo do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Bahia, Paraíba, Belo Horizonte e de países como Espanha, Buenos Aires (Argentina), e diversas cidades patrimônio da humanidade.

“Não vamos fazer totalmente um novo plano por que os conceitos já estão construídos. Mas o plano tem dez anos e muitas ações foram feitas outras não”. Diz Patrícia, para quem a prioridade é rever metodologias e principalmente informações.

Divulgação – Também foi pauta do Fomentur o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), cujo projeto foi apresentado ao setor empresarial, municípios, entidades e Governo do Estado durante a reunião por Helcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional e João Ramid, da Abrajet Pará.



“O evento, que vai ocorrer de 22 a 27 de setembro em Belém, Marajó e outros pólos é uma oportunidade única de divulgação do Pará pelos 250 jornalistas que vão participar do congresso”. Explicou João Ramid, ao informar que o Hangar será palco do jantar de abertura, com show cultural dia 22 e de palestras ao longo do dia 23. De 24 a 26 os jornalistas, em grupos, realizam press trip nos demais pólos turísticos, retornando para o evento de encerramento em Belém dia 27, Dia Mundial do Turismo.

“Imaginem 50 reportagens especializadas em turismo, ou mais, sendo publicadas em todo o Brasil e no exterior”. Alertou o presidente da Paratur, Adenauer Góes, ao informar o apoio do Governo do Estado ao evento, que para ele deve ter adesão de todo o setor. Adenauer explicou que tem buscado parcerias para o evento, como fez na Guiana Francesa, onde participou do Salão de Turismo da Guiana este mês.

Durante o Fomentur Gelderson Pinheiro foi apresentado como novo membro do fórum representando a recém criada ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Francisco Ferreira, da Infraero, falou sobre as obras de infraestrutura para melhorar os serviços oferecidos na capital e interior e estimou que até 2016 estará pronto o novo aeroporto de Marabá. Também destacou incremento de 23,08% no fluxo de passageiros entre janeiro a março de 2010 e 2011.

As atividades do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur através do CADASTUR, que cadastra e atualiza dados dos prestadores de serviços turísticos e do TSI – Programa Turismo Sustentável e Infância, foram apresentados pelo técnico da Paratur Raul Goulart e pela coordenadora Rosely Coroa. A jornalista Camila Parente, da Temple Comunicação, divulgou no evento o Centenário da Assembléia de Deus, que tem apoio institucional da Paratur e vai ocorrer em junho.

Adenauer finalizou a reunião distribuindo aos membros do Fomentur o livro Turismo – O Negócio da Felicidade: Desenvolvimento e Marketing turístico de países , regiões, lugares e cidades, de Josep Chias, Editora Senac, SP 2007. Agendou para 27 de junho a próxima reunião do Fomentur, formado por mais de 40 entidades.

Por Benigna Soares - Ascom/Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário