segunda-feira, 18 de abril de 2011

Começa 13º. Congemas em Belém do Pará

A grande maioria dos participantes do 13º. Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) chegou em Belém na tarde deste domingo (17) e aproveitou para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, a exemplo da Estação das Docas e centro histórico. Outros preferiram conferir de perto o processo de montagem e preparação de palco e estandes do evento, que ocorre de 18 a 20 no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Com o tema “Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): competências e responsabilidades dos municípios”, o evento reúne secretários e gestores municipais dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de representantes dos 144 municípios paraenses, reunidos no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), com estimativa de mais de dois mil participantes.

Muitas autoridades do eixo regional e nacional estão sendo aguardadas para o evento, que será aberto nesta segunda às 19 horas, no Hangar. Entre as autoridades do Pará esperadas o governador Simão Jatene, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, senador Fernando Flexa Ribeiro, presidente do TJE, desembargadora Raimunda Noronha, procurador Geral do Estado, Eduardo Barleta de Almeida e o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, Manoel Pioneiro.

Também participam Maria Alves dos Santos, titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Pará, atual presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Denize Ratman, secretária Nacional de Assistência Social e Carlos Eduardo Ferrari, presidente do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Todas essas autoridades, recebidas em Belém pela presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Carolina de Pinho Ferreira, terão em Belém a oportunidade de interlocução com a Região Norte sobre diversos aspectos da assistência social que precisa de um olhar atendo, aberto às particularidades de cada Estado.

COLÓQUIOS - Dezenas de colóquios estão na programação, com abordagens sobre Articulação Intersetorial, destacando “Proteção Social Especial e o Enfrentamento às Drogas”, “Atendimento à População de Rua”, “o papel político do gestor na construção na intersetorialidade no âmbito do SUAS e Programa Bolsa Família”, entre outros temas.

Também estará em pauta o “SUAS e os conselhos de direitos e conselhos tutelares na promoção dos direitos da criança e do adolescente”. E, ainda, “O Judiciário no processo de municipalização das medidas socioeducativas”, “ Ações de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O “uso da ferramenta CadÚnico como instrumento de gestão”, é outro tema bastante esperado pelos participantes.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A diversidade cultural do Pará sempre chama atenção pela sua grandiosidade. A mistura de ritmos, raças, cores e sabores são atrativos que sempre despertaram curiosidade, e a hospitalidade do povo paraense garante a convivência harmoniosa entre visitantes e a população local. A cultura regional tem o poder de fortalecer vínculos, além de possibilitar mudanças na realidade cotidiana de muitas pessoas. Em nível de assistência social a música, dança e arte são usados como forma de superação, instrumentos de inclusão e garantia de direitos para crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

É um pouco desse resultado que os participantes do 13º. Congemas vão ver de perto nestes três dias de evento, nos palcos do Hangar, onde a programação cultural começa nesta segunda. Abaetetuba dá o tom do que os participantes vão ver nos três dias do evento ao interpretar, na abertura oficial, o Hino do Pará, em versão musical regionalizada, tocado por crianças, adolescentes e jovens do projeto “Tocando a Vida”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

Em seguida vem o Grupo de Idosos do Centro de Convivência Zoe Gueiros, da Fundação Papa João XXIII – Funpapa, com apresentação das 17hs às 18hs. O Zoé Gueiros, implantado há mais de 14 anos, é uma referência no Pará em termos de políticas de assistência voltada aos idosos. Localizado no bairro do Tapanã, atende mais de mil idosos e seus familiares mensamente com dança, hidroginástica, oficinas laborais, memorização, alfabetização de idosos, dança de salão, entre outras atividades.

Após a abertura oficial do 13º. Congemas, que acontece às 19hs, sobre ao palco às 21 horas a cantora paraense Lucinha Bastos, uma das vozes mais encantadoras do Pará.

MARITUBA

No dia 19, terça-feira, as apresentações começa às 12h com o Grupo do PROJOVEM de Marituba, com a coreografia Dança do Canoeiro, ” que conta com a participação de vinte adolescentes do Projovem. O município também estará com um estande onde exibe resultados do projeto “Arte na Praça”, voltado para o artesanato.

O “Arte na Praça” é um projeto executado pelo Serviço de Inclusão Produtiva da Prefeitura Municipal de Marituba. O Espaço Integrado de Cidadania (EIC) leva para o estande do evento vários produtos artesanais confeccionados pelos integrantes do projeto em oficinas coletivas realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com a coordenadora do “Arte na Praça”, Leila Rocha, todos estão bastante ansiosos com os preparativos para o evento. “É a oportunidade que eles têm para divulgar os seus trabalhos para pessoas de todo o Brasil”, ressalta. .

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marituba, Socorro Couto, explica que essa participação é de fundamental importância. “Faço parte do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social e acompanho de perto os preparativos do CONGEMAS, que, pela primeira vez no Pará, nos permite além de mostrar o trabalho de assistência que desenvolvemos em nosso municípios também conhecer o que está sendo feito pelos demais estados e municípios do Brasil. É uma oportunidade única de troca de conhecimentos e aprimoramento sobre as responsabilidades do municípios acerca da Política Nacional de Assistência Social.

MARAJÓ – SALVATERRA

Às 12h30 se apresenta o Grupo Paracauari, com a Dança do Vaqueiro, típica do município de Salvaterra , na ilha do Marajó. O município está localizado no Marajó, maior ilha fluvial e marítima do mundo, objeto de desejo de turistas de todo o planeta mas com graves desafios na área da proteção social, já que tem o meno IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Fundado em 1990 o Grupo Folclórico Pauacauari é composto por 40 integrantes, músicos, bailarinos e outros entre 18 e 35 anos. As apresentações, de cunho regionais, envolvem danças como Vaqueiro, Maçariquinho, Siriá, Pescador. No Congemas se apresentam 28 dançarinos.

IRITUIA

O município de Irituia, localizado na região Guajarina, Nordeste do Pará, marca participação no CONGEMAS com o Grupo de Carimbó Curumim, do PETI – Programa Erradicação do Trabalho, que se apresenta às 13h. Ligado ao Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, faz parte do “Sementes do Amanhã”, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção social. Composto por 130 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, que recebem no projeto atividades socioeducativas de teatro, música, pintura, desenho, coral, dança, escola de formação, etc.

O Objetivo do Grupo de Carimbó CURUMIM é o resgate da cultura popular Irituiense, através do fomento da música e da dança do carimbó, visando repassar às crianças e adolescentes do município de Irituia a importância de se manter viva a cultura do carimbó haja vista que a mesma vem desde o tempo da escravidão. As músicas executadas pelo grupo são de autoria de compositores de carimbó de Irituia.

BENEVIDES

Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, reconhecido nacionalmente por trabalhar a assistência social ladeada com a consciência ambiental, a exemplo das práticas de reciclagem que deram origem ao projeto Natal de Benevides, se apresenta com o Grupo de Dança Regional. Benevides é guardião de uma das mais belas histórias do tempo escravocrata, tendo sido o primeiro do Brasil a abolir a escravidão, traço histórico refletido nas lendas e principalmente nas danças do lugar. O grupo se apresenta das 17h às 17h30.

BELÉM

Além do Grupo de Idosos do Centro de Convivência Zoé Gueiros, que sobre ao palco na segunda, a Funpapa também apresenta os jovens atendidos pelo programa “Conquistando a Cidadania”, que em parceria com a Escola de Danças Clara Pinto.

Através do Conquistando a Cidadania, criado em 2006, a Funpapa possibilita a crianças, adolescentes e jovens de bairros da periferia da capital e que são atendidas pelos Cras em programas como: Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho (PETI) e Projovem Adolescente, o sonho de se transformar em grandes bailarinos. Em 2009 durante a o Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA, os jovens Rodrigo Soares e Marielson Barbosa conquistaram prêmios muito importantes para as suas carreiras.

Rodrigo, na época com 15 anos, conseguiu o 1º lugar e ganhou a oportunidade de estudar na escola internacional de dança Miami City Ballet, e no Centro Rio Balé, no Rio de Janeiro. Marielson, na época com 19 anos, conquistou o 3º lugar e também ganhou bolsa no Centro Rio Balé. “O projeto me abriu muitas portas. Antes eu não tinha sequer condições de cursar aulas de dança e agora, além de fazer o que eu gosto ainda posso me especializar e ser reconhecido pelo meu talento”, disse o jovem, sobre a oportunidade proporcionada pelo Conquistando a Cidadania, que atende anualmente mais de 100 crianças e adolescentes, já chegando a marca de mil beneficiários nos últimos seis anos.

São três as modalidades oferecidas: balé clássico, jazz e folclore regional. O Conquistando a Cidadania se apresenta na terça, dia 19, das 17h30 às 18h.

ANANINDEUA

No dia 20 a programação começa com grupo de dança de Ananindeua, Ananin Folcórico, das 12h às 12h30. O projeto teve início com a oficina de percussão nos meses de Maio e Junho, do ano de 2010, desenvolvido pelo Professor de Música Márcio Siqueira com os idosos acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, do Município de Ananindeua/PA. Visa promover o resgate folclórico regional por meio da dança, canto e percussão, além de trazer uma proposta de conscientização ambiental, já que seus instrumentos de percussão são todos feitos de material reciclado. Atualmente o grupo conta com 40 integrantes entre crianças, jovens e a maioria de idosos.

Ainda no dia 20, após a apresentação dos colóquios resultantes da programação técnica do evento, um novo show, do grupo parafolclórico Frutos do Pará, com participação especial de Iracema de Oliveira, a dama do rádio paraense, conhecida por suas produções de cordões de pássaros, manifestação tipicamente paraense. A programação cultural será encerrada pelo Grupo Para-folclórico “Fruto do Para”, que se apresenta a partir das 18h.

EXPECTATIVAS - “Receber o encontro em Belém é uma grande honra aos gestores dos 144 municípios do Pará. É uma oportunidade única de nos articularmos e nos aprimorarmos ainda mais para juntos garantirmos boas práticas de aplicação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), buscando um olhar mais atento para a realidade da Região Norte, das famílias da Amazônia”, ressalta Carolina Ferreira, presidente da Funpapa e do Coegemas.

“O Norte pode nos dar referência sobre a necessidade de considerar os aspectos regionais na estruturação do SUAS, considerando a sua diversidade espacial e cultural”, garante Ieda Castro, presidente do Congemas. Para ela, este é o momento onde há uma interação entre as três esferas da Política de Assistência Social, com o foco especificamente no município. "Certamente uma chance imperdível para, mais uma vez, produzirmos uma agenda conjunta em prol da consolidação e avanço do SUAS”, afirma a presidente do Congemas.

Apóiam o evento o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará e Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A realização é do Congemas, com apoio do Coegemas Pará, e a execução da Boeing Turismo e Eventos.

CONFIRA A PROGRAMA ÇÃO OFICIAL PARA ESTA SEGUNDA

TEMA - Gestão Descentralizada do SUAS: competências e responsabilidades dos municípios

Dia 18 de abril14h às 17 h – CREDENCIAMENTO
19h - SOLENIDADE ABERTURA
21h– Confraternização – Coquetel dançante

FONTE: Benigna Soares - ASCOM PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário