segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Turismo e Comunicação exigem profissionalização

Por Isa Arnour

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet), diversas autoridades, empresários e entidades do setor de turismo reconheceram o trabalho da entidade em prol da divulgação do turismo no Brasil e no Pará.

O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella deu posse aos novos diretores da Abrajet no Pará no evento do último dia 28, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), em Belém. Em seguida ministrou a palestra “Comunicação e Turismo na Amazônia”. Na exposição ele destacou a aviação regional como um fator de integração. “A malha rodoviária precisa ser melhorada, e para ter uma aviação regional bem gerida e mobilizada se faz necessário criar subsídios na operação regional”.

Adenauer Goes falou da importância
do jornalista para o turismo
Hélcio Estrella frisou ainda que a Abrajet Pará é um exemplo a ser seguido em todos os estados brasileiros. Já o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Goés, ressaltou que: “A importância da Abrajet para o turismo consiste na organização dos segmentos dos setores. E, ninguém desconhece a importância da comunicação na atividade do turismo, e ninguém melhor que o jornalista que tem tudo haver com a comunicação para levar esta mensagem, no momento que você reúne tem uma capacidade maior de interagir e contribuir com o trabalho da Paratur”. 

A jornalista Benigna Soares que passou a administração da Abrajet Pará ao jornalista e fotografo João Ramid e mencionou a valorização do profissional especializado. “A comunicação pode e deve ser especializada. Segmentar para aprimorar conhecimento, nós da Abrajet somos apaixonados pelo turismo e sonhamos com o dia em que o Pará seja referência de turismo para a região Norte, a Amazônia e internacionalmente”, disse.

Helcio Estrella, Benigna Soares, Maria Costa,
João Ramid e Adenauer Goes
O novo presidente da Abrajet Pará, João Ramid destacou que o turismo se vende com os olhos, por isso a necessidade de profissionalizar para levar uma imagem bonita da região. “A prioridade da nova gestão é capacitar os profissionais para levar essas matérias, formando e investindo no turismo. Aliás, o turismo compra-se com os olhos, a imagem é fundamental neste processo”, informou.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Rose Larrat colocou a entidade a disposição para parcerias com a Abrajet Pará. “A comunicação já está fortalecida com a grande contribuição da Abrajet Pará. O turismo é feito de braços, e um desses braços é a comunicação. Somos como uma corrente que se fortalece com comunicação, o turismo não é nada sem comunicação”, frisou.

No decorrer do evento, a Abrajet Pará lançou seu primeiro produto desta nova gestão, os 14 cartões postais de Belém, uma homenagem à capital paraense, que comemorou no último dia 12 de janeiro, os seus 395 anos. E, os parceiros da entidade receberam os postais como forma de agradecimento e gratidão. 

Já no encerramento, a diretora abrajetiana, Cristina Haynne informou que a Faculdade Ipiranga vai implantar, em Belém, no próximo ano o curso de especialização em Jornalismo e Turismo. 

Hélcio Estrella também lembrou que os jornalistas têm um papel fundamental no turismo, aprimorar o trabalho dos profissionais e torná-lo mais respeitável. “Uma forma é criando a editoria de turismo dentro das redações, assim como existe editor de política, polícia, economia, deve ter também uma editoria de turismo”, sugeriu.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário