quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Secretária nacional garante que apoio ao turismo no Pará é prioridade

Da Redação

Agência Pará

Adenauer Góes destacou, entre suas prioridades, os investimentos em promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses

A secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, Isabel Mesquita, se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com representantes dos governos estadual e municipal, entidades representativas, imprensa especializada e outros segmentos que integram o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo, criado para fortalecer o turismo brasileiro como produto internacional.

O encontro, que aconteceu no Palácio da Agricultura, em Belém, fez parte da programação de um workshop de capacitação realizado pelo MTur, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur).

Isabel Mesquita, mesmo sem citar números sobre investimentos do Ministério do Turismo em 2011 para o Pará, afirmou que é prioridade o apoio ao turismo paraense. "Nós conhecemos Belém lá fora como uma cidade muito bonita. No contexto geral, a gente pensa que conhece a cidade, que conhece o Brasil. Mas há muito o que divulgar, há muito o que conhecer", disse ela, para quem a política é muito importante nesse processo de investimento no turismo.

A secretária deixou claro que sua política de investimentos contemplará setores como o turismo rural e pequenos empreendedores, e destacou a importância de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

"Sou apaixonada pelo Sebrae. Admiro porque ele exige pensamento de formação", destacou, referindo-se à capacidade de formação e qualificação profissional do Sebrae em todo o país.

Isabel Mesquita tem como desafios na gestão do turismo nacional a promoção dos Jogos Olímpicos e a Copa de 2014. "O turismo vai deixar de ser só glamour. Vamos brilhar, levar para fora Belém, o Pará", garantiu ela, que assume a Secretaria no início de fevereiro, com a missão de auxiliar na formulação, elaboração e monitoramento da Política Nacional de Turismo.

Fortalecimento - O presidente da Paratur, Adenauer Góes, frisou que o turismo é um dos eixos prioritários da gestão de Simão Jatene, e destacou a importância da missão de fortalecer esse setor, que segundo ele nos últimos quatro anos não foi priorizado, ocasionando grandes perdas a quem investe nesse segmento.

"Nossa prioridade é retomar o Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Depois, vamos investir em promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, e ainda trabalhar a articulação de todos os setores - públicos, empresariais e não governamentais".

Adenauer Góes considera ultrapassado o discurso de que o Pará tem potencial turístico. "O Pará já desenvolveu seu potencial. Agora tem que comercializar seus produtos turísticos. E vamos trabalhar para que o turista venha conhecer as belezas de Belém, do Marajó, do Tapajós, de todo o Pará", acrescentou.

Ele concluiu afirmando que tem como desafio inicial reerguer a Paratur, cujo orçamento previsto pelo governo anterior para este ano é de apenas R$ 600 mil, e que inicialmente trabalha a criação da Secretaria de Estado de Turismo.

Durante o workshop, que contou com a participação de técnicos da empresa Marca Brasil, contratada pelo MTur, o professor da Universidade Federal do Pará, Álvaro do Espírito Santo, foi substituído da coordenação do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores por Marcos Medeiros, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Pará.

Participaram da programação o superintendente do Sebrae Pará, Wilson Schubert; o coordenador da Belemtur, Wady Khayat; a presidente da Federação da Agricultura no Pará, Carlos Xavier; João Ramid, presidente da Abrajet Pará (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), e Rose Larrat, presidente da Abrav Pará (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Ascom/Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário