terça-feira, 29 de setembro de 2009

AVISO DE COLETIVA - XXIX Festival do Abacaxi de Barcarena

Assunto: Lançamento do XXIX Festival do Abacaxi de Barcarena
Local: Codesei – Consórcio de Desenvolvimento Socio-Econômico Intermunicipal (Travessa Maurití, 2362, entre Duque de Caxias e 25 de Setembro – Bairro Marco) Data: 30/09/2009 (quarta-feira) Hora: 9 horas

O evento deve reunir mais de 20 mil pessoas de 2 a 4 de outubro e tem Zezé Di Camardo & Luciano com Mestre Vieira na programação de shows
Começa nesta sexta (02) no Centro de Exposição Cultural de Barcarena o XXIX Festival do Abacaxi. Criado em 1979 a partir de uma pesquisa do professor Edílson Santos, na época coordenador do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), o evento surgiu como alternativa para que os então cerca de 60 produtores de abacaxi pudessem expor seus produtos. Foi uma forma encontrada para estimular a cultura agrícola artesanal, incentivar o folclore e as tradições artísticas do município de Barcarena.

Para mostrar a força desse evento que entra na terceira década como um dos mais fortes no calendário de eventos do Pará, a Prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Cultura (Seculd), Procuradoria Geral do Município (PGM) e outras secretarias envolvidas concedem uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 30, às 9 horas da manhã na sede do Codesei - Codesei – Consórcio de Desenvolvimento Socio-Econômico Intermunicipal (Travessa Maurití, 2362, entre Duque de Caxias e 25 de Setembro – Bairro Marco).

Na oportunidade o secretário, Ferdinando Moraes, recebe a imprensa acompanhado das concorrentes ao Rainha do Festival do Abacaxi 2009. O prefeito de Barcarena, João Carlos Dias, apresenta o crescimento econômico e o fortalecimento da cultura local a partir dos investimentos nessa área da produção agrícola, que emprega hoje quase 10 mil famílias.
Durante a entrevista coletiva, da qual participa também o coordenador do concurso Rainha do Festival do Abacaxi, Roberto Favacho, haverá degustação de produtos feitos à base de abacaxi e credenciamento da imprensa que deseja cobrir o evento, de 2 a 4 de outubro, em Barcarena.

FESTIVAL - Integrante do calendário cultural de Barcarena, o festival de abacaxi é um atrativo turístico importante, que atrai visitantes dos municípios vizinhos e da capital paraense, e um forte componente enriquecedor da economia local, já que o município é um dos grandes produtores da fruta no Pará. As principais espécies do plantio em Barcarena são a pérola e smooth cayena. A realização do evento é da Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com diversos órgãos do município.

CULTURA - A 29ª. edição do Festival do Abacaxi é também uma oportunidade para que artistas da terra e convidados apresentem à população local e dos municípios vizinhos suas melhores atrações culturais. Nos três dias de programação passam pelo Centro Cultural diversas bandas e grupos.

Entre as atrações, Mestre Vieira, um filho de Barcarena, que já recebeu reconhecimento internacional e do Ministério da Cultura pela importância do grupo Mestres das Guitarradas, que surgiu há mais de 30 anos com o objetivo de preservar e divulgar o gênero musical do Pará e o som das guitarras na Região Amazônica.

A novidade desta edição fica por conta da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano, que se apresenta no sábado (03).


Programação
02\10 – sexta-feira
6hs Alvorada de fogos
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Solenidade de Abertura
Atrações:
Teddy & Banda
Cabra no Forró
Casadões do Forró de Fortaleza
Som Dragão Negro e Tuxaua
03\10 – sábado
8hs – Show Popular na Feira Livre
21hs – Banda Star Night
Vieira & Banda
Açaí Latino
Zezé di Carmargo & Luciano
Mega Som Moraes
03\10 – domingo
12hs – Robson Gomes
Nosso Estilo
Grupo Originalidade
Concurso da Rainha do Abacaxi
Super Pop
Som Signos

Sugestão de Entrevista: João Carlos Dias (prefeito) Ferdinando Moraes (secretário de cultura), Roberto Favacho (produtor cultural) + Rainhas do Festivla.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Município (PGM) (91) 8842-8129 E-mail: procuradoria.gm@gmail.com

Comtur realiza reunião para tratar do Círio

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se reúne na tarde desta quarta-feira, dia 30 para discutir alguns temas importantes para o desenvolvimento turístico de Belém. Segundo convocação repassada pelo presidente do Comtur, empresário Rui Martini, a agenda da reunião vai incluir debates sobre o estágio atual da criação do Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR), normas e necessidades de um estacionamento de veículos de turismo, a integração do trade no receptivo do Círio 2009, avaliação do Pólo Belém e outros assuntos.

A assembléia do COMTUR acontece nesta quarta-feira, dia 30, às 17 horas, na sede da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, na Rua Ò de Almeida, 490/5º andar e Edifício Rotary – próximo Av. Presidente Vargas. Leia Mais: www.abrajetpara.blogspot.com

Eleita nova diretoria da ABAV

Eleita nova diretoria da ABAV

O Pará apresenta agora um novo estágio em termos de turismo emissivo e receptivo, pois acaba de ser eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Denominada Renovação (o nome já diz tudo) a nova diretoria promete mudanças profundas em sua forma de trabalho, visando fortalecer o turismo paraense, como garante Francisco Rocha, empresário da Travel In Turismo, eleito Diretor de Receptivo na gestão atual.

A permanência de Rui Martini, da Uirapuru Turismo, na diretoria é também um ganho, já que a experiência dele ao longo de vários anos na diretoria da ABAV e no mercado ´vem somar com o entusiasmo e as novas propostas de atuação da nova presidente, Rose Larrat.

A nova diretoria da ABAV Pará tem a seguinte composição:

Presidente: Rose Larrat - Boeing Turismo
Vice-Presidente: Ruy Martini - Uirapuru Turismo
Diretor de Receptivo: Francisco Rocha - Travel In Turismo
Diretor 1º Tesoureiro: Gustavo Haber - Monopólio Turismo
Diretor 2º Tesoureiro: Sayonara Nery - Terra Brasil Turismo
Diretora Secretaria: Maria do Socorro Jardim - Sam’stur

Conselho Fiscal:
Terezinha Yamada - Mundial Turismo
Carlos Wanzer - Lecytur Viagens
Edna Rocha - Rocha Turismo

Conselho Fical Suplente:
Joacyr Rocha - Adetur Turismo
Antonio Santiago - Mururé Turismo
Bonifacio Milione - Viapará Turismo

TAP agradece compreensão dos passageiros

A TAP conseguiu evitar o caos nos aeroportos portugueses e encaminhar, próximo ou mesmo dentro do horário, mais de 90% dos cerca de 42 mil passageiros previstos para os dois dias de greve decretada pela Direção do Sindicato dos Pilotos e que termina às 24H00 de hoje.

Apenas 10% do total sofreram contratempos, com adiamentos ou alterações profundas de horário, mas a situação deverá estar normalizada ainda na manhã de sábado.

Até às 17H00 de hoje, segundo dia de greve em apoio de reivindicações salariais, foram cancelados 52 voos. A proteção dos passageiros afetados foi assegurada através do reencaminhamento para companhias com as quais a TAP tem acordos, voos da PGA ao serviço da TAP, fretamento de aviões de outras companhias, voos operados por tripulantes não aderentes à greve e ainda os serviços mínimos para os Açores (todos os voos) e Madeira (quatro voos), Luxemburgo e Luanda (1 voo cada), de acordo com a decisão do órgão competente.

O aeroporto de Lisboa, base operacional da Companhia, foi o mais afetado, tendo a TAP reforçado as estruturas de atendimento aos passageiros, os quais, destaca-se, revelaram grande compreensão pelo esforço da companhia em minimizar os inconvenientes da greve.

Face à anunciada intenção da Direção do Sindicato de desencadear novas greves, a TAP reafirma que só pelo diálogo sério e realista será possível encontrar uma solução para o desacordo.
____________________________

Mais sobre a TAP:

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 59 destinos em 26 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 54 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 70 aeronaves.
Texto: Simone Caniello

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jornalistas deixam Belém com boas impressões turísticas sobre o Pará



Já deixaram Belém as últimas comitivas de jornalistas brasileiros especializados em turismo que vieram participar do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo e II Semana de Turismo de Belém, de 21 a 27 deste mês. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet, seção Pará, teve como objetivo “debater temas importantes para a promoção e divulgação do turismo no Norte do país, reforçar a importância da comunicação para a promoção turística e envolver profissionais e estudantes dessas duas áreas em um processo de mobilização em favor do turismo brasileiro”.

Na capital paraense, além de participar de várias palestras e de uma oficina sobre elaboração de projetos no IESAM os jornalistas conheceram pontos turísticos como Ver-o-Peso, Duque de Caxias, Estação da Docas, Complexo Feliz Lusitânia, Pólo Joalheiro e Parque da Residência, entre outros. “O sucesso do evento se concretizou ao percebermos a satisfação com que nossos convidados deixam Belém. Isso aconteceu devido à atenção especial com que foram recebidos por secretários de turismo, como o coordenador da Belemtur, Wady Khayat, e alguns prefeitos, como o de Benevides, Edmauro Farias, que aproveitou a oportunidade para apresentar à comitiva, durante um jantar na orla de Benfica, o projeto Natal de Benevides. Ele também foi muito feliz ao levar a comitiva em um river tour (passeio de rio) e em uma fábrica de material reciclável, matéria prima para fazer de Benevides uma cidade encantada com a temática do natal, a partir de novembro deste ano”. Diz Benigna Soares, presidente da Abrajet Pará, ao acrescentar que o prefeito de Marapanim, seguindo a mesma linha, espalhou diversos grupos de carimbó no Portal, orla e Casa do Carimbó.

“A comitiva não esperava uma receptividade tão calorosa e encantadora”. Garante a jornalista ao elogiar a estratégia da equipe do prefeito José Ribamar para promover a cidade como a capital do carimbo. O prefeito pessoalmente guiou a comitiva de 15 profissionais de comunicação pela cidade, que em novembro é sede de mais uma edição do festival de carimbo.


“Esta é uma das mais belas demonstrações da força de uma cultura. Fiquei encantado com tudo”, garantiu Airson Soares da Rosa, radialista e repórter de rádio, impressos e internet em Criciúma, Santa Catarina, após assistir a apresentação dos grupos Japiim, Uirapuru e Caldo de Turu.


A comitiva, que também esteve hospedada no Hotel Fazenda São Luiz, em Benevides, conheceu ainda a bela ilha de Mayandeua, em Maracanã. Nas praias do Farol, Algodoal e da Princesa, durante dois dias, o grupo pode perceber a exuberância da natureza amazônica paraense e a beleza de praias desconhecidas do resto do mundo. “Eu já moro em Belém há um tempo e não conhecia este lugar tão encantador”, disse o jornalista e escritor do Amapá, há um ano em Belém, José Amoras.


Participaram do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo Claudio Magnavita, presidente da Abrajet Nacional, apresentador da TV CNT, diretor do Jornal de Turismo e revistas Próxima Viagem e Sete, Luiz Pires, Diretor Regional Norte da Abrajet Nacional e colunista do jornal do Tocantins, Raimundo Penaforte Dias, assessor da Assembléia Legislativa e vice presidente da Abrajet também do Tocantins. Airsosn Soares da Rosa, Hugo Cassel, Lady Maria e Jefferson Severino, todos de Santa Catarina. Do Amazonas veio Paulo Roberto Pereira, da Abrajet amazonense e do Rio de Janeiro Anderson Espinosa, da Próxima Viagem. Minas Gerais foi representado por Antônio Claret Guerra e Suely Guerra, do jornal MG Turismo. As técnicas do Ministério do Turismo, Gilvana Fernandes e Luciana Esteves também se juntaram à comitiva, que teve a adesão de diversos jornalistas locais ligados à Abrajet Pará.

A II Semana de Turismo e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo foi realizada pela Abrajet em parceria com a Travel In Turismo, Sindicato de Profissionais de Turismo (Sindicaturismo), Instituto de Ensino Superior da Amazônia. Teve apoio da Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dos sindicatos de Jornalistas do Pará (Sinjor-Pa) e de Guias de Turismo do Pará (Singtur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), através do Hilton Belém, Hotel Regente, Belém Soft Hotel, Hotel Ver-o-Peso, Crowne Plazza Hotel, Prefeitura de Benevides, Hotel Fazenda São Luiz, Pousada Mithologia, Eventos & Cia e Agência de Notícias Gerais e das prefeituras de Benevides e Marapanim, além da Associação de Barqueiros de Algodoal, entre outros.

Serviço
Abrajet Pará: (91) 8842-8129 / 8886-2604
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Leia Mais em http://www.abrajetpara.blogspot.com/
Foto: Jeferson Severino – Abrajet - Santa Catarina

domingo, 20 de setembro de 2009

Exposição e show de carimbó abrem Semana do Turismo em Belém


A II Semana de Turismo de Belém será aberta nesta segunda-feira, dia 21, às 9 horas da manhã, com uma exposição de fotos de renomados fotógrafos paraenses e um show de carimbó, no Solar da Beira (Complexo Ver-o-Peso). A exposição, que tem curadoria de Roberto França, é resultado de uma parceria entre Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Ecomuseu da Amazônia, programa ligado à Escola Bosque e Secretaria Municipal de Educação (Semec).

As imagens fotográficas são de fotógrafos como Ray Nonato, João Ramid, Elivaldo Pamplona, Edvaldo Pereira, Shamara Fragoso e Salvador Scofano. Todas retratam a beleza e o encanto de importantes pontos turísticos paraenses, como o Ver-o-Peso, Estação das Docas, Complexo Feliz Lusitânia, além de aspectos culturais de Pará, como o carimbo de Marapanim, a Marujada de Bragança e o Círio de Nazaré. Praias também estão no registro dos fotógrafos, todos colaboradores da Abrajet Pará.

Durante a abertura da programação, que é alusiva ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo dia 27, também haverá show de carimbó e outras danças. A exemplo do que ocorreu no ano passado, na Praça Ver-o-Rio, a Abrajet convidou novamente o grupos de idosos, entre eles do Espaço de Convivência da Melhor Idade, Zoé Gueiros e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jurunas. O convite é uma forma de interagir com os idosos, já que domingo, dia 27, também é o Dia Nacional do Idoso. Se baseia também em pesquisas que mostram que os idosos estão entre os maiores consumidores de produtos e serviços turísticos, movimentando milhões anualmente nesse setor da economia brasileira. Os grupos que se apresentam são ligados a espaços da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

A II Semana de Turismo de Belém segue até sexta, dia 27. A programação inclui também lançamento de livro , city tour no centro histórico de Belém. A partir do dia 24, às 14 horas, e no dia 25 de 8hs às 17hs acontece o ciclo de palestras sobre turismo e também sobre comunicação, voltado para estudantes e profissionais das duas áreas e ao público em geral.

OFICINA - No dia 25, de 9hs às 17hs acontece a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, ministrada por Gilvana Fernandes, técnica do Ministério do Turismo. A capacitação acontece em sala próxima ao auditório térreo do IESAM, onde acontecem todas as palestras.
Ás 18hs do dia 25, no município de Benevides os jornalistas dos estados do Maranhão, Minas, Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, se encontram para traçar estratégias de trabalho compartilhado de divulgação da Amazônia. Dia 26 e 27 participam de um press trip em Marapanim, onde vão ser recebidos com show de carimbó, Marudá e finalmente Algodoal, onde aproveitam as belezas de ilha. A hospedagem do grupo será nas pousadas Mithologia e Marhesias, também apoiadoras do evento.


No dia 27 também acontece a I Regata do Dia Mundial do Turismo, com saída às 9 horas da Praia do Areião, na Ilha de Mosqueiro, com destino ao Ver-o-Rio, em Belém.


A II Semana de Turismo e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo tem apoio também da Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dos sindicatos de Jornalistas do Pará (Sinjor-Pa) e de Guias de Turismo do Pará (Singtur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), através do Hilton Belém, Hotel Regente, Belém Soft Hotel, Hotel Ver-o-Peso, Crowne Plazza Hotel, Prefeitura de Benevides, Hotel Fazenda São Luiz, Pousada Mithologia, Eventos & Cia e Agência de Notícias Gerais, Ecomuseu da Amazônia, Abrasel, entre outros.


Inscrições: Estudantes R$ 15,00 Profissionais: R$ 30,00Local: BELEMTUR (Memorial dos Povos / Av. Governador José Malcher, 257, esquina com Doutor Moraes). Informações: (91) 8842-8129 / 8886-2604E-mail: abrajetpara@gmail.comLeia Mais em http://www.abrajetpara.blogspot.com/


Foto: Elivaldo Pamplona - Comus/O Liberal / Amazônia e Abrajet Pará

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abrajet inscreve para oficina e palestras de comunicação e turismo


Abertas inscrições para a programação da II Semana de Turismo de Belém e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), Sindicato de Profissionais de Turismo do Pará (Sindicaturismo), Instituto de Ensino Superior da Amazônia (IESAM) e da Abrajet Nacional-Regional Norte. Tem como objetivo fortalecer, divulgar e promover a atividade turística no Pará e demais estados da Amazônia, assim como estimular profissionais e estudantes de comunicação e de turismo a se engajarem nas questões que envolvem o turismo, como a regulamentação da profissão, necessidade do apoio sindical, estratégias de desenvolvimento, etc.

A programação começa nesta segunda-feira (21) e se estende até o próximo dia 27, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo. As inscrições para as palestras e oficina podem ser feitas até quarta-feira, dia 24, às 12 horas, na sede da Belemtur (Memorial dos Povos).

Na segunda-feira (21), a partir das 8hs, começa a programação, com exposição de fotos turísticas e apresentação de danças no Ver-o-Peso (Solar da Beira). Na terça (22), a partir das 12hs, sessão de autógrafos do livro Religare, do escritor e jornalista José Amoras. A obra, em português e francês, que defende a cultura da paz, tem fotos turísticas de João Ramid, diretor de imagens da Abrajet Pará.
No dia 23, às 9 horas, pronunciamentos na Assembléia Legislativa de deputados que vão lembrar a importância do Dia Mundial do Turismo.

No dia 24, pela manhã, a Abrajet Pará, em parceria com a Travel In Turismo, o Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur) e o Sindicato de Profissionais de Turismo do Pará (Sindicaturismo) realizam um city tour com os jornalistas dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, que integram a Região Norte, e dos estados convidados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão. Acompanham o passeio as técnicas do Ministério do Turismo, Gilvana Fernandes e Luciana Esteves, que chegam em Belém para ministrar uma oficina sobre “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos” e sobre o “Cadastur”. O passeio vai envolver o Complexo Ver-o-Peso, Feliz Lusitânia, Igreja da Sé, Mangal das Garças e Basílica de Nazaré.

Às 14 horas começa o ciclo de palestras: “Os desafios do turismo paraense”, com o turismólogo e professor da Faculdade Ipiranga, Leonardo Guedes, que também é diretor da Paratur.
Às 15hs a palestra é sobre “Regulamentação da profissão de turismólogo”, com Marcelo Aponte, delegado estadual do Sindicaturismo Pará.

No dia 25, às 8hs Claudio Magnavita, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo junto ao Ministério do Turismo, fala sobre a criação do Forum de Jornalistas de Turismo do Mercosul. Claudio, que apresenta o programa “Magnavita”, na CNT, também é diretor de teatro e do Jornal de Turismo. Ele também faz uma avaliação sobre o que mudou após um ano de promulgada a Lei Geral do Turismo, tema de palestra que trouxe a Belém há cerca de um ano.

Em seguida o diretor do MG Turismo, jornal especializado que circula há cerca de 30 anos em Belo Horizonte, apresenta um painel sobre a experiência nessa área. Ele também apresenta o case do Prêmio MG Turismo, principal evento do setor em Minas Gerais. Claret, juntamente com a diretora do prêmio, Sueli Calais, já dedicou o troféu MG Turismo a vários paraenses, como Adenauer Góes e Ann Pontes, da Paratur, Wady Khayat, da Belemtur, Benigna Soares e Nilton Guedes, da Abrajet Pará, entre outros que desenvolvem trabalhos na promoção do turismo.
Às 9h30 o representante da Belemtur, turismólogo Gabriel Peixoto, fala sobre “Planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo de Belém”.

Às 14 horas a palestra tem como tema “Guia de Turismo – profissionalização e perspectiva de carreira”, com Fábio Romero, presidente do Sindicato de Guias do Pará (Singtur). Às 16 horas Marcelo Aponte, delegado estadual do Sindicaturismo fala sobre “Mercado de Trabalho – contribuições do sindicato para o profissional de turismo.

OFICINA - No dia 25, de 9hs às 17hs acontece a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, ministrada por Gilvana Fernandes, técnica do Ministério do Turismo. A capacitação acontece em sala próxima ao auditório térreo do IESAM, onde acontecem todas as palestras.

Ás 18hs do dia 25, no município de Benevides os jornalistas dos estados do do Maranhão, Minas, Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, se encontram para traçar estratégias de trabalho compartilhado de divulgação da Amazônia. Dia 26 e 27 participam de um press trip em Marapanim, onde vão ser recebidos com show de carimbó, Marudá e finalmente Algodoal, onde aproveitam as belezas de ilha. A hospedagem do grupo será nas pousadas Mithologia e Marhesias, também apoiadoras do evento. No dia 27 também acontece a I Regata do Dia Mundial do Turismo, com saída às 9 horas da Praia do Areião, na Ilha de Mosqueiro, com destino ao Ver-o-Rio, em Belém.

A II Semana de Turismo e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo tem apoio também da Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dos sindicatos de Jornalistas do Pará (Sinjor-Pa) e de Guias de Turismo do Pará (Singtur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), através do Hilton Belém, Hotel Regente, Belém Soft Hotel, Hotel Ver-o-Peso, Crowne Plazza Hotel, Prefeitura de Benevides, Hotel Fazenda São Luiz, Pousada Mithologia, Eventos & Cia e Agência de Notícias Gerais, entre outros.

Inscrições: Estudantes R$ 15,00 Profissionais: R$ 30,00
Local: BELEMTUR (Memorial dos Povos / Av. Governador José Malcher, 257, esquina com Doutor Moraes). Informações: (91) 8842-8129 / 8886-2604
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Leia Mais em http://www.abrajetpara.blogspot.com/
Foto: João Ramid-Abrajet Pará / Amazônia Imagem

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Municípios apóiam Encontro Norte de Jornalistas de Turismo


O I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo despertou a atenção de vários municípios paraenses. O evento, que integra a programação da II Semana de Turismo de Belém, de 21 a 27 deste mês, é realizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet seção Pará, Sindicaturismo e Abrajet Nacional (Diretoria Regional Norte). Marca um momento único: a integração de todos os estados da Região Norte e mais oito estados convidados na divulgação do turismo na Amazônia. É também uma oportunidade para debates e palestras sobre a realidade do turismo regional.

"Nosso objetivo é abrir espaço para que os profissionais de comunicação e turismo possam interagir em defesa da divulgação da Amazônia. Queremos mostrar que turismo é comunicação e que não há ferramenta melhor para o desenvolvimento do turismo do que a comunicação". Afirma Benigna Soares, presidente da Abrajet Pará. A jornalista explica que a II Semana de Turismo de Belém começa na próxima segunda-feira, com uma exposição de fotos no Solar da Beira e também apresentaçlões culturais. Na terça será lançado o livro Religare, do sócio honorário da Abrajet Pará, José Amoras. A obra poética fala da cultura de paz e é ilustrado com fotos turísticas do Pará de autoria do diretor de imagens da Abrajet Pará, Joãso Ramid. As palestras vão acontecer a partir do dia 24, às 14 horas, no IESAM e se prolongam por todo o dia 25, quando também acontece, de 9hs às 17hs, a oficina.

"Também abrimos espaço na programação para a gastronomia e para o debate sobre a importância da capacitação profissional dos turismólogos, guias de turismo, jornalistas e demais profissionais. Para isso convidamos a técnica do Ministério do Turismo, Gilvana Fernandes, que ministra a oficina Elaboração de Projetos e Captação de Recursos junto ao MTUR". Complementa Benigna, ao destacar a adesão de diversas parcerias.

ENCONTRO - Ás 18hs do dia 25, no município de Benevides os jornalistas dos estados do Norte, do Maranhão, Minas, Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, se encontram para traçar estratégias de trabalho compartilhado de divulgação da Amazônia. Dia 26 e 27 participam de um press trip em Marapanim, onde vão ser recebidos com show de carimbó, Marudá e finalmente Algodoal, onde aproveitam as belezas de ilha. A hospedagem do grupo será nas pousadas Mithologia e Marhesias, também apoiadoras do evento. Fotos: João Ramid - Agência Amazônia / Abrajet Pará.



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Diretor da Abrajet - Santa Catarina participará de evento em Belém

O Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), Airson Soares da Rosa, esteve hoje (16), visitando o diretor executivo de Comunicação, Archimedes Naspolini Filho, para informar que vai participar do dia Mundial do Turismo, em Belém do Pará, dia 27. Soares que representará o Estado levará materiais sobre a cidade de Criciúma ao encontro.

A organização do evento é da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), cuja presidente é a jornalista Benigna Soares Leão. Além de Belém, a programação vai se estender aos municípios de Benevídes, Marapanin e Maracanã (Algodoal). Já confirmaram presença os profissionais do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Santa Catarina. As palestras acontecerão no auditório térreo do Instituto de Ensino Superior da Amazônia.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação
3431-0047
secom@criciuma.sc.gov.br

Encontro

Santa Catarina
O Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, será festejado em Belém do Pará com a realização do Primeiro Encontro Norte de Jornalistas de Turismo e a Segunda Semana do Turismo, com atividades... Confira a matéria completa no site da Rádio Difusora 910 AM, clique aqui

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Notícias do turismo

Confira a repercussão do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo e II Semana de Turismo de Belém em:

Santa Catarina
- O Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, será festejado em Belém do Pará com a realização do Primeiro Encontro Norte de Jornalistas de Turismo e a Segunda Semana do Turismo, com atividades (oficinas, palestras, exposição, painéis e outras programações) de 21 a 27, com a presença de ilustres autoridades do Ministério do Turismo e jornalistas especialistas em Turismo de vários estados brasileiros.
- Leia Mais em: http://abrajet-sc.blogspot.com

Rio Grande do Norte
II ENCONTRO NORTE DE JORNALISTAS DE TURISMO EM BELÉM DO PARÁ

Confirmado para acontecer de 21 a 27 deste mês a II Semana de Turismo de Belém. O evento será marcado por palestras, oficinas, exposição, painéis e outras programações, a exemplo do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. Vai reunir na capital paraense profissionais de comunicação especializados na área do turismo de todo o Brasil. A programação é comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro. Além de Belém a programação vai se estender aos municípios de Benevides, Marapanim e Maracanã (Algodoal).
Leia Mais: http://turismocristinaliranatal.blogspot.com

Amazonas

I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo

Belém sediará, de 21 a 27 deste mês, o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. O evento, inédito, consta da programação da II Semana de Turismo de Belém e terá palestras, oficinas, exposição, painéis e outras atividades. Participarão profissionais em Comunicação, da área do Turismo, de vários Estados do Brasil. Coincidirá com o Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro. Além de Belém, haverá ações nos municípios de Benevides, Marapanim e Maracanã (Algodoal). Participam da programação jornalistas dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O I Encontro de Jornalistas de Turismo ocorrerá, no Hotel Fazenda São Luiz, em Benevides, onde se reunirão jornalistas, fotógrafos, publicitários e outros profissionais da área de Comunicação ligados às seccionais da Abrajet no Norte e em outras capitais. (Abrajet-Pará/Agência de Notícias Gerais)
Leia Mais: http://amazonview.uol.com.br

Pará

Encontro Norte de Jornalistas de Turismo

Belém se prepara para sediar, de 21 a 27 deste mês, o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. O evento, inédito, consta da programação da II Semana de Turismo de Belém. O evento será marcado por palestras, oficinas, exposição, painéis e outras atividades. Na capital paraense estarão profissionais em Comunicação, especializados na área do Turismo, procedentes de vários Estados do Brasil.
Leia Mais: http://www.acordapara.com.br


Pará

Belemtur apóia encontro de jornalistas de turismo em Belém

O I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo integra programação da II Semana de Turismo de Belém, de 21 a 27, na capital paraense A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) está apoiando a realização da II Semana de Turismo de Belém e do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, de 21 a 27 deste mês. O evento tem como objetivo integrar profissionais de comunicação em turismo de todos os estados da Amazônia brasileira com a meta de fortalecer o turismo regional, além de despertar o interesse da sociedade para outros temas relevantes para o crescimento do setor.
Leia Mais: www.belem.pa.gov.br

Minas Gerais

João Carlos Amaral chama para I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo em Belém
Leia Mais: www.joacarlosamaral.com.br
Belém

- Belemtur apóia encontro de jornalistas de turismo em Belém

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) está apoiando a realização da II Semana de Turismo de Belém e do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, de 21 a 27 deste mês. O evento tem como objetivo integrar profissionais de comunicação em turismo de todos os estados da Amazônia brasileira com a meta de fortalecer o turismo regional, além de despertar o interesse da sociedade para outros temas relevantes para o crescimento do setor.
Leia Mais em www.belem.pa.gov..br

JORNALISTAS DE TURISMO NA AMAZÔNIA

I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo - Belém - ParáConfirmado para o próximo dia 25 o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional, vai reunir profissionais de comunicação especializados na área do turismo de todo o Brasil, além de profissionais do Pará. Como parte da programação da II Semana do Turismo de Belém, o encontro é comemorativo ao Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro.
Leia Mais: www.amazoniaemfoco.blogspot.com

Maranhão

Leia sobre o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo em
www.jornalpequeno.com.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

II Semana de Turismo de Belém

I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo
Data: 21 a 27 de setembro de 2009
Local: Belém-Pará-Amazônai-Brasil
Confirmado para acontecer de 21 a 27 deste mês a II Semana de Turismo de Belém. O evento será marcado por palestras, oficinas, exposição, painéis e outras programações, a exemplo do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. Vai reunir na capital paraense profissionais de comunicação especializados na área do turismo de todo o Brasil. A programação é comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro. Além de Belém a programação vai se estender aos municípios de Benevides, Marapanim e Maracanã (Algodoal).

Segundo a coordenação do evento participam da programação jornalistas dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Do Rio de Janeiro vem o presidente da Abrajet Nacional, jornalista Claudio Magnavita, que além de apresentar o programa de tv “Magnavita”, que vai ao ar semanalmente na CNT, é diretor do Jornal de Turismo (http://www.jornaldeturismo.com.br/), veículo oficial dos principais eventos e feiras do Brasil. Cláudio ministra palestra sobre o“Fórum de Jornalistas de Turismo do Mercosul”, novo espaço de debates e divulgação do turismo mundial que amplia cada vez mais as possibilidades de divulgação no setor do turismo. A palestra será no dia 24, às 14 horas, no Auditório Térreo do IESAM – Instituto de Ensino Superior da Amazônia.

Ainda no dia 24, às 16hs, o Diretor de Relações Corporativas da Abrajet Nacional, Claret Guerra, editor do principal jornal especializado de Minas Gerais, o MG Turismo apresenta um painel sobre “Comunicação, Eventos e Turismo”. Claret, tem parceria com a jornalista Suely Guerra, é responsável por dois dos principais eventos anuais do setor: o Prêmio MG Turismo, realizado há dez anos em Belo Horizonte e o Troféu "Mulher Influente", há 13 anos, com participantes internacionais.
Oficina – Durante a II Semana de Turismo de Belém a Abrajet também promove, na manhã do dia 25, a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, a ser ministrada das 8hs às 17hs, no auditório do IESAM, pela técnica do Ministério do Turismo (MTUR) Gilvana Pereira Fernandes. Durante a oficina outro representante do MTUR vai falar também sobre a importância dos profissionais e entidades que desejam apresentar projetos ao MTUR starem devidamente inscritos no CADASTUR, sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos executados pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais.

Ainda no dia 25, a partir das 14 horas Fábio Romero, presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), ministra palestra com a temática "Guia de Turismo: Profissionalização e Perspectivas de Carreira”.

Às 16h a temática será "Mercado de trabalho: contribuições do Sindicato para o profissional do turismo", ministrada por Marcelo Aponte, Delegado Estadual do Sindicaturismo Pará.
O I Encontro de Jornalistas de Turismo vai ocorrer a partir das 18 horas, no Hotel Fazenda São Luiz, no município de Benevides. O evento, que tem apoio do referido hotel e da Prefeitura Municipal de Benevides, vai reunir jornalistas, fotógrafos, publicitários e outros profissionais da área de comunicação ligados às seccionais na Abrajet no Norte do Brasil e em outras capitais, como Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), etc.

A programação reserva também para 26 e 27 um Press Trip com 30 jornalistas e fotógrafos de Belém e outros estados. No roteiro, Belém e Benevides, Marapanim, a cidade do carimbó e Maracanã, com vista panorâmica da praia e orla de Marudá e travessia para a ilha de Mayandeua, onde o grupo vai apreciar, as belezas de Algodoal, comunidade da ilha que reserva belos encantos naturais, praias paradisíacas e a encantadora Lagoa da Princesa, que recebe turistas de todo o mundo.

O retorno para Belém é no dia 28, quando os jornalistas regressam para suas cidades de origens. A II Semana de Turismo de Belém será realizada por diversos parceiros, como ABBTUR, BELEMTUR, SINGTUR, SINDICATURISMO, IESAM, TRAVEL IN TURISMO, PARATUR, Prefeitura de Benevides, Prefeitura de Marapanim, Pousada Marhesias de Algodoal, entre outros.

INSCRIÇÕES: Já estão abertas as inscrições para as palestras, fórum e oficina. O investimento é de R$ 30,00 (trinta reais) para profissionais de turismo e comunicação, secretarias municipais e prefeituras, entidades e outros que já estão no mercado de trabalho. São R$ 15,00 (quinze reais) para estudantes de comunicação e turismo. Para as oficinas, visando melhor aproveitamento do curso, foram reservadas somente 30 vagas.

O local de inscrições é na sede da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) localizada no Memorial dos Povos (Avenida Governador José Malcher, entre Dr. Moraes e Assis de Vasconcelos. Maiores informações: abrajetpara@gmail.com e (91) 8886-2604 - Secretaria Executiva da Abrajet Pará.

Todas as palestras, fórum e oficina vão acontecer no Auditório Térreo do IESAM: Avenida Gov. José Malcher, 1148 - Nazaré - Belém-PA.

Encontro & Press Trip: Para participar do Press Trip é necessário ser associado ou convidado da Abrajet Pará. Inscrições podem ser feitas através do e-mail abrajetpara@gmail.com ou no http://www.abrajetpara.blogspot.com/ Maiores informações (91) 8842-8129.

ABRAJET - A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (http://www.abrajet.com.br/) , entidade cinquentenária respeitada internacionalmente, com assento no Conselho Nacional de Turismo, participa ativamente dos momentos mais importantes que implicam em decisões em favor do setor. Ao se relacionar diariamente com as demais entidades abrajetianas sediadas em todas as capitais brasileiras, a Abrajet torna possível efetuar a divulgação de qualquer evento, com garantia de visibilidade e reconhecimento através da mídia.
A Abrajet Pará (http://www.abrajetpara.blogspot.com/) segue os princípios da Abrajet Nacional e integra o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (FOMENTUR) e o Conselho Municipal de Turismo de Belém (COMTUR), tendo participação em decisões que dizem respeito à atividade turística regional. No Pará, foi criada em fevereiro de 2006, apresentada formalmente em junho do mesmo ano, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita.
LEIA MAIS: http://www.abrajetpara.blogspot.com/