sábado, 27 de junho de 2009

Representante da Sead não consegue dirimir dúvidas em exposição no Fomentur

A última reunião do Fomentur (Fórum Estadual de Desenvolvimento do Turismo), neste semestre, foi movimentada e registrou momentos de confrontos de idéias, acirramento de ânimos, inabilidade e demonstração de hombridade. No entanto, foi concluída de forma equilibrada, apesar da sensação que ficou da necessidade de maior entendimento a respeito da questão central do primeiro item da pauta desse encontro do colegiado. O representante da Sead, Pedro Paulo, indicado pelo órgão para esclarecer pontos da medida de contingenciamento de despesas por parte do Governo do Estado no que diz respeito à mudança na sistemática de compra de passagens aéreas pela administração estadual, direta e indireta, ao iniciar seu pronunciamento, deixou claro não estar preparado para a tarefa de expositor, inclusive ressaltando estranhar o convite feito ao órgão que pertence e procurando identificar seus interlocutores, nominalmente, já que, como enfatizou “não foi possível identificar tantas siglas apostas na relação de presenças” e, também, que não sabia, ao certo, “qual a linha de exposição a ser usada nessa explanação, visto que fui avisado sem antecedência necessária para preparar instrumentos complementares às explicações que pretendo dar”. Igualmente, foi nítida a impressão de desconforto por parte do técnico da Sead em se pronunciar diante do colegiado. Mesmo após a objetiva e transparente apresentação feita pela presidente da Paratur, Ann Pontes, que, igualmente, preside o Fomentur, os indícios de nervosismo e insuficiência de dados ficaram patentes no representante governamental.
Além de, em alguns momentos, parecer falar apenas a técnicos do Governo do Estado, enfatizando que um dos objetivos das medidas adotadas quanto à aquisição de passagens aéreas era “eliminar a figura de intermediação das agências de viagens, principalmente em vista de casos de superfaturamento nas vendas das passagens”, o detentor de DAS da Sead foi extremamente infeliz ao ressaltar que “há algum tempo não leio mais jornais, pois as notícias neles contidas ou são fofocas ou não são verdadeiras”. Como alegou, antes de concluir sua difícil missão, de não ter sido avisado da sistemática do tempo para encaminhamento e discussões dos assuntos da pauta, o expositor usou cerca de uma hora e 50 minutos para apresentar dados insuficientemente satisfatórios à expectativa, principalmente dos representantes do segmento de viagens aéreas (ABAV, Sindetur, Singtur e Sindicato dos Trabalhadores em Agências de Viagens), que, em sua maioria, contestou as suas declarações, a ponto do empresário Rui Martini, presidente da Abav, corroborado em suas declarações pelo também empresário e presidente do Sindetur, Joacyr Rocha, ter afirmado, categoricamente, que lamentava o que ouvira do representante da Sead e que não concordava, entre outros pontos, que os segmentos interessados não tivessem sido ouvidos antes da tomada dessa decisão governamental.
Se o senhor Pedro Paulo mereceu a contestação direta e a crítica feita quanto à sua infelicidade de atacar a classe jornalística, pecando pela generalização, por outro lado, merece, pelo menos, atenção e respeito por sua demonstração de hombridade ao pedir desculpas pelo lamentável fato, reconhecendo sua inabilidade ao tecer tais comentários.
Como as explicações e dados não atenderam aos anseios do colegiado e continua a preocupação quanto aos prejuízos e, como destacaram os presidentes da ABAV e Sindetur, igualmente o risco de fechamento de 14 agências de viagens e, consequentemente, um expressivo nível de desemprego, foi aceita a proposta conciliatória de que, em outro momento, um representante da Sead, munido de mais e consistentes dados, retorne ao Fomentur para as devidas e esperadas explicações.
Na segunda etapa da reunião do Fomentur, foi concluída a verificação dos trabalhos de grupos de trabalhos empenhados na formatação de um plano de ação ao colegiado, visando estimular e fomentar uma maior participação por parte dos atores envolvidos no trade. O representante do Ministério do Turismo, Gileno.., se disse satisfeito com a conclusão dessa etapa da elaboração do planejamento e retornará, no próximo semestre para avaliação das ações que, de forma constante acontecerão por todo este ano em busca do alcance das metas definidas para essa ação que aprimorará as ações no segmento turístico estadual. (Nilton Guedes, diretor de Comunicação da ABRAJET/ Pará e membro da Comissão de Ética da diretoria nacional da entidade/Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Catamarã Álamo realiza sonho marajoara de ligação fluvial regular com Belém












Quando, após solenidades de praxe (inclusive, banho de chanpagne no casco), o catamarã “Álamo” finalmente singrou as águas da Baía do Guajará rumo ao porto de Camará, em Salvaterra, estava concluído um grande esforço do governo do Pará para tornar realidade um sonho acalentado, há décadas, pela população marajoara de ter uma linha fluvial regular com a capital paraense. A viagem inaugural, da qual participaram a governadora paraense, Ana Júlia Carepa, o ex-governador e empresário Carlos Santos, secretários de Estado, dirigentes de órgãos estaduais e municipais, representantes de órgãos de comunicação (jornalistas e radialistas) e convidados transcorreu dentro do previsto e agradou a todos os que desfrutaram das facilidades oferecidas pela embarcação, principalmente a redução de tempo no percurso.
Um fato inusitado chamou a atenção dos participantes dessa viagem inaugural do catamarã “Álamo”. Um casal de turistas, procedente do Rio de Janeiro, foi autorizado a embarcar e não escondeu seu contaentamento durante todo o percurso. Pedro da Ponte e Maria José Correa Pinheiro, ambos de meia idade, pela primeira vez visitam Belém e se mostraram felizes pela oportunidade de conhecer o Marajó, em uma embarcação sofisticada e ao lado de autoridades e da imprensa. “Sempre viajamos para o Sul do país. Agora, resolvemos conhecer o Norte e o Nordeste. Esta é uma região ainda bastante virgem, onde pretendemos ver atrações como os búfalos em seu habitat e ainda produtos oriundos dessa espécie animal, como leite e queijo”, disse Maria Corrêa Pinheiro.
A viagem teve sabor de lua de mel para o casal da Melhor Idade. Segundo Pedro da Ponte, sua acompanhente Maria José Corrêa lhe pediu mais de 50 vezes para vir conhecer o Ver-o-Peso e o Marajó. “Como ela fez anioversário, resolvi lhe dar como presente esta viagem e aqui estamos nós, desfrutando dessa agradável viagem”. O casal não deixou de posar para fotógrafos junto com a governadora Ana Júlia Carepa.
Reunião da Governadora com o trade
Durante a viagem, a governadora Ana Júlia Carepa, acompanhada pela presidente da Paratur, Ann Pontes, se reuniu com representantes do trade turístico local, entre os quais, Rui Martini, presidente da ABAV; Joacyr Rocha, presidente do Sindtur, e Altair Vieira, presidente da Associação Comercial do Pará, e Ranilson Trindade, presidente do Pólo Amazônia Atlântica, oportunidade na qual foi apresentado um quadro real do setor, feitas reivindicações e apresentadas algumas sugestões para que seja fortalecida a parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.
Operacionalizada pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a ação é uma iniciativa do Governo do estado para potencializar o tuirismo no Arquipélago do Marajó, uma das regiões mais conhecidas e procuradas por visitantes do Brasil e do exterior. Com capacidade para 185 passageiros, o catamarã Álamo sairia, diariamente, de Belém, partindo da Estação das Docas, às 8h30. A previsão de retorno de Salvaterra é para as 15h30. Porém, conforme informações de empresários da área de transporte fluvial presentes à solenidade na Estação das Docas, um aditivo foi assinado para que os horários de saída de Belém e de retorno de Salvaterra, sofram um adiamento de meia hora, passando a embarcação a sair de Belém às nove horas e a deixar o porto de Camará (Salvaterra) às 16 horas.
O presidente da CPH, Nilton César Almeida Queiroz, diz que “No sistema atual de transporte ao Marajó, a viagem é de três horas, três horas e meia, dependendo da maré. A nossa expectativa é que, em um primeiro momento, tenhamos 70% de ocupação do catamarã, percentual que irá se confirmar ou não após a viagem inaugural. A nova embarcação atende a um clamor da população do arquipélago e do setor do Turismo, principalmente agências e hotéis que operam na ilha”.
Essa demanda consta do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó, elaborado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, como instrumento de fortalecimento do Turismo.
Comercialização de passagens
Em Belém, a venda de passagens acontecerá em um quiosque localizado no terminal fluvial da Estação das Docas. As passagens poderão, ainda, ser adquiridas no terminal hidroviário de Camará (Salvaterra), cedido pela Agência de Regulação de Serviço Público do Pará (Arcon) e nos centros comerciais de Soure e Salvaterra, em quiosques fornecidos pelas prefeituras dos referidos municípios.
A criação desta linha de transporte foi viabilizada pela CPH por meio de um contrato com a empresa Henvil Transportes Ltda. Para oferecer o transporte, a CPH realizou uma licitação pública, da qual participaram três empresas, sendo duas paraenses e uma paraense. O processo de implantação da nova embarcação começou em janeiro deste ano, com a realização de um pregão eletrônico, modalidade de licitação que resultou em uma redução de 30% no preço inicial.
“Esta linha é seletiva. A tarifa custará quase o dobro da que é cobrada no sistema atual, por uma viagem mais rápida, que demanda consequentemente mais combustível, e confortável. O valor mais também evitará migração do sistema atual para nova embarcação, que resultaria em impacto no equilíbrio financeiro das empresas que j´pa estão no mercado”, ressalta César Queiroz, presidente da CPH.
A escolha do porto de Camará como destino final no Marajó se deveu ao fato do mesmo ser estratégico para quem vai ao arquipélago, estando a menos de 30 minutos de Soure, onde é possível chegar por rodovia, seqüenciada por uma travessia de balsa. De Camará, o turista pode, também, optar por destinos como os municípios de Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari, que dispõem de interesantes atrações turísticas.
(Nilton Guedes- Diretor de Comunicação da Abrajet/Pará-Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Eventos

A ANGEL EVENTOS está com novidades no seu portfólio de serviços. A empresa que já atua há 20 anos no segmento de eventos técnicos-científicos, agora está oferecendo sua expertise na organização, assessoria e serviços necessários no segmento de Eventos Sociais, seja casamento, despedida de solteiros, chá-de-bebê, eventos coorporativos entre outros. Como plano de expansão criou a ANGEL MARRIAGE - Organização, Acessórios e Serviços.
Informações: Travessa São Pedro, 809
www.angelmarriage.blogspot.com
angeleventosbelem@hotmail.com
(91)3081-8306 / (91) 8884-791

Premiação

Começou nos bastidores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), cuja sede Nacional é no Rio de Janeiro, a procura de representantes do setor de turismo para concorrer ao XII Troféu Mulher Influente -MG TURISMO, realizado em Belo Horizonte-MG pelo colunista social e presidente da Abrajet-MG Claret Guerra. O evento será dia 24 de agosto, no Hotel Dayrell. A Abrajet Pará, que já teve a presidente Benigna Soares agraciada em 2007, vai indicar mulheres do turismo paraense para o prêmio, que tem concorrentes de todas as cidades brasileiras.

Santarém

O secretário de turismo de Santarém, Arnoudo Andrade, convida para oficina no dia 25, às 9hs, no auditório do Sebrae/PA, a fim de dar continuidade as ações necessárias para se formalizar um roteiro turistico integrado entre Amazonas e Pará.

Site de Belém

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) lança ó site turístico do município de Belém. Espaço para notícias, informações e serviços relevantes aos nossos visitantes. Resposta do coordenador Wady Khayat ao segmento.

Álamo

A Abrajet Pará recebeu, aceitou e agradece convite do cerimonial da governadora Ana Júlia Carepa para viagem inaugural do álamo, navio que fará o trajeto Belém (Estação das Docas) Marajó (Porto Camará, em Salvaterra). Saída prevista para esta segunda-feira, dia 22, às 8hs da manhã com chegada de volta à Estação às 13 horas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Salão

De 1 a 5 de julho, no Anhembi, São Paulo, acontece o 4o. Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.
O Pará se movimenta para participar do evento.

Tocantins

A página da Abrajet Tocantins na internet já pode ser acessada pelo endereço: www.abrajet-to.com.br Quem anuncia é Arlete Carvalho, presidente da entdade.

Copa

Se é verdade que o avaliador da Copa, na companhia da mãe, foi assaltado na ponte do Galo, não precisa buscar culpados e explicações para a não escolha do Pará como sub-sede da Copa de 2014. Está tuuuuudo explicado. A pessoa, ou as pessoas, que tomaram a decisão de mandar somente um motorista buscá-los no aeroporto, e o próprio motorista que não conhece a nova Duque de Caxias feita para os turistas, que guardem consigo o peso dessa resposnabilidade.

Festival nas Cataratas do Iguaçu

De 17 a 19 de junho acontece o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, evento aberto à comunidade de turismo, agentes de viagens, hoteleiros, guias, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada.
Nesta segunda (8) tem reunião do Forum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur). Será no auditório da Paratur.

Transporte ao Marajó

Adiada mais uma vez a viagem inaugural do navio Álamo, para a rota Belém-Marajó-Belém. O motivo seria falta de espaço na agenda da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Catamarã Álamo fará 2ª tentativa de inauguração de viagem ao Marajó

Duas horas entre a Estação das Docas, em Belém, e o porto de Camará, em Salvaterra. Esse é o tempo de travessia no catamarã Álamo, que fará a viagem inaugural no próximo dia 09 de junho. O retorno está previsto para 15h30. Da viagem, participarão a governadora Ana Júlia Carepa, secretários e jornalistas convidados.

Operacionalizada pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a ação é uma iniciativa do governo do Estado para potencializar o turismo no Arquipélago do Marajó, uma das regiões mais procuradas por visitantes do Brasil e do exterior.

Com capacidade para 185 passageiros, o catamarã Álamo sairá de Belém diariamente, partindo da Estação das Docas, às 8h30. O barco retorna de Salvaterra às 15h30. A embarcação só não circulará às quartas-feiras, que serão dedicadas à manutenção. Será uma linha de transporte rápida, confortável e segura, dotada de comodidades como poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro, televisão, DVD e lanchonete.

"No sistema atual de transporte ao Marajó, a viagem é de três horas, três horas e meia, dependendo da maré. A nossa expectativa é que, num primeiro momento, tenhamos 70% de ocupação do catamarã, percentual que irá se confirmar ou não após a viagem inaugural. A nova embarcação atende a um clamor da população do arquipélago e do setor de turismo, principalmente agências e hotéis que operam na ilha", disse Nilton César Almeida Queiroz, presidente da CPH.

A demanda também consta do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó, elaborado pelo governo federal em parceria com o governo do Estado, como instrumento de fortalecimento do turismo.

Passagens - Em Belém, a venda de passagens será feita em um quiosque localizado no Terminal Fluvial da Estação das Docas. As passagens também poderão ser adquiridas no Terminal Hidroviário de Camará, cedido pela Agência de Regulação de Serviço Público do Pará (Arcon) e nos centros comerciais de Soure e Salvaterra, em quiosques fornecidos pelas prefeituras.

A criação desta linha de transporte foi viabilizada pela CPH por meio de um contrato com a empresa Henvil Transportes Ltda. Para oferecer o transporte, a CPH realizou uma licitação pública, da qual participaram três empresas, sendo duas do Pará e uma do Ceará. O processo de implantação da nova embarcação começou em janeiro deste ano, com a realização de um pregão eletrônico, modalidade de licitação que resultou em uma redução de 30% no preço inicial.
"Esta linha é seletiva. A tarifa custará quase o dobro da que é cobrada no sistema atual, por uma viagem mais rápida, que demanda consequentemente mais combustível, e confortável. O valor maior também evitará migração do sistema atual para nova embarcação, que resultaria em impacto no equilíbrio financeiro das empresas que já estão no mercado", ressaltou César.

O porto de Camará foi escolhido como destino por ser estratégico para quem vai ao Marajó, e está a menos de 30 minutos de Soure, onde se pode chegar por rodovia, seguida de uma travessia de balsa. De Camará, o turista também pode optar por destinos como Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari, outros municípios do arquipélago marajoara.
Fonte: Agência Pará

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conselho Municipal de Turismo é empossado no Palácio Antonio Lemos


Transformar definitivamente Belém em grande pólo turístico é a meta da gestão do novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) nos próximos dois anos. A posse dos 12 conselheiros e seus 12 suplentes ocorreu, nesta segunda-feira (1º), em cerimônia realizada no Palácio Antonio Lemos. Criado a partir da Lei Municipal nº 7.931/98, o órgão tem a missão de promover ações de incentivo ao setor, além da elaboração do um Plano Municipal do Turismo.

O prefeito de Belém Duciomar Costa presidiu a solenidade, nomeando ao cargo de titular do Comtur o empresário Ruy Martini Santos, também presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/Pa). O coordenador de Turismo de Belém (Belemtur), Wady Khayat, assume o posto de 1º secretário Executivo no biênio de 2009/2011.

O prefeito Duciomar Costa comentou sobre a exclusão de Belém do grupo das subsedes da Copa de 2014, a qual foi influenciada por fatores políticos e econômicos. De acordo com o prefeito, não é de hoje que ocorre a penalização do Pará no cenário brasileiro. Na maioria das vezes, o estado é prejudicado com decisões políticas contrárias ao desenvolvimento local, como por exemplo, a Lei Kandir. “Temos potencial turístico. Nossa preocupação atual é saber como vender a nossa imagem lá fora. Temos de mostrar coisas boas. Já estamos trabalhando na construção da Secretaria Municipal de Turismo, o que não é fácil. Não basta apenas assinar um papel, mas também disponibilizar recursos da administração para a secretaria. O turismo é uma alternativa fantástica para o município, mas precisamos de políticas eficientes. A tarefa do poder público é proporcionar uma boa infra-estrutura para os investimentos da iniciativa privada. Já criamos o Fundo Municipal do Turismo e buscamos mais alternativas”, afirmou Duciomar durante a posse dos conselheiros.

O coordenador municipal de Turismo, Wady Khayat, garantiu que as obras de infraestrutura na capital paraense vão continuar, independente de qualquer decisão da Fifa, e novas ações de fomento ao turismo serão colocadas em prática. “A Amazônia tem de ser tratada com mais respeito. Os centros ricos continuam concentrando os recursos”, comentou Khayat. Ele pretende estreitar laços com a Presidência da República para obter maior apoio em propostas.

O presidente do Comtur, Ruy Martini Santos, aposta na viabilização de projetos que transformem Belém em forte opção turística nos próximos cinco anos, mesmo não sendo uma das sedes da Copa de 2014. “Eu penso mais alto. Belém poderia ser uma escolha para quem já está cansado do nordeste e quer conhecer lugares novos. Manaus se lançou no mercado internacional de turismo há 12 anos e saiu na frente nessa disputa que não perdemos agora. Daqui por diante vamos depender de uma parceria mais forte com o governo municipal”, declarou Martini.

Compõem o Conselho Municipal de Turismo no biênio 2009/2011:

Representantes Poder Público MunicipalI

I- Titular: Wady Salim Khayat- Belemtur
Suplente: Manoel Francisco Dias Pantoja-Gabinete do Prefeito
II – Titular: Raimundo Pinheiro dos Santos- FUMBEL
Suplente: Maria Silva da Costa- FUNPAPA
III- Titular: Ellen Margareth da Rocha Souza- GBEL
Suplente: Maria Terezinha Resende Martins- SEMEC
IV – Titular: Alfredo Saruby do Nascimento- CTBEL
Suplente: José Carlos Lima- SEMMAV – Titular: João Amaral Lima da Costa Filho- SECONSuplente: Sylvia Cristina de Oliveira Santos- CODEM
VI- Titular: José Aviz Alvarez- SEURB
Suplente: Emir Beltrão da Silva- SESAN

Representantes da Iniciativa Privada:

I - Titular: Ruy Martini Santos- ABAV/PA
Suplente: Ida de Andrade Moreira- SENAC
II – Titular: Joacyr Ribeiro Rocha- Sindetur
Suplente: Ivanildo Pontes- FIEPA
III- Titular: Orlando Rodrigues- Belém CVB
Suplente: Sebastião Miranda - SEBRAE-PA
IV – Titular: Ana Maria Santiago Rodrigues- ACP
Suplente: José Emílio Houat - ABLA/PA
V – Titular: Carlos Freire - ABIH-PA
Suplente: Benigna Soares - ABRAJET-PA
VI- Titular: Eduardo Boullosa Jr.- SHRBS/PA
Suplente: Fábio Romero- SINGETUR

Texto: Josiele SousaEdição: Comus
Fotos: Nilton Guedes - Abrajet - Pará