Com um produto diferenciado no mercado turístico “No São João seu destino é o Maranhão”, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoverá um workshop na cidade de Belém, no dia 16 de maio. O objetivo é promover o folclore maranhense e o Estado nos mercados nacionais e, principalmente, dentro da política do Governo do Estado, assegurar uma maior demanda qualitativa de turistas para o Maranhão.
Os eventos contam com a parceria da Prefeitura Municipal de São Luís, Sebrae-MA e o trade turístico, representado pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-MA), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MA), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorbs-MA), São Luís Convention Visitors & Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MA), e a TAM companhia aérea.
O público prioritário será composto de operadores de turismo e agentes de viagens que terão a oportunidade de conhecer a história, a alegria com que se apresentam os brincantes e os sotaques do bumba-meu-boi, personagem principal dos festejos juninos do Estado. “Entretanto - explica a Secretária Adjunta de Turismo do Estado, Mônica Araújo – o que vamos mostrar no estado do Pará é a força da cultura popular do Maranhão e concretizar a comercialização de pacotes para que possamos aumentar o fluxo de turistas, principalmente, neste período de festas juninas.”
Nas festas juninas do Maranhão, além do bumba-meu-boi, os arraiais montados em praças e ruas das cidades são palcos para outros ritmos de cores e sons, como o cacuriá, a dança do coco, a quadrilha, a dança portuguesa e o tambor de crioula. Os pólos também terão destaque na promoção do Estado e, assim, toda a história, cultura e singularidades ambientais de São Luís, Parque dos Lençóis Maranhenses, Floresta dos Guarás, Delta das Américas e Chapada das Mesas serão apresentadas, consolidando-os como potenciais de destino turístico.
Para isso, serão realizadas exposições de materiais institucionais sobre os atrativos do destino e produtos regionais referentes aos pólos turísticos. Apresentação de vídeos e degustação de produtos maranhenses pretendem chamar a atenção de operadores e agentes de viagens para inclusão do Maranhão na comercialização de pacotes turísticos.
BELÉM - Belém será a anfitriã do workshop, no Crowne Plaza Belém, onde acontecerá uma programação que inclui rodadas de negócios, coquetel e sorteios. A escolha deste mercado emissor de turistas aconteceu, fundamentalmente, devido a existência de demanda real consolidada verificada através da taxa de ocupação hoteleira no Maranhão, malha aérea facilitada, perfil do público para consumo do produto e potencial de atração de novos turistas.
O evento acontecerá às 17:00 horas com possibilidades concretas de comercialização de pacotes para os pólos maranhenses. As Secretarias Estadual e Municipal de Turismo estarão distribuindo folheteria institucional e fornecendo informações sobre o destino Maranhão. A ambientação dos eventos será feita com elementos de valorização do São João maranhense. Haverá também, um local destinado ao “bazar de encantos”, onde os convidados poderão degustar produtos típicos, como: refrigerante Jesus, castanha, doces de espécies, dentre outros e conhecer o artesanato maranhense.
A Secretária Adjunta acredita que “esse tipo de evento configura-se como uma oportunidade ímpar de contato entre compradores e fornecedores do turismo, reuniões de negócios, geração de parcerias e alianças estratégicas para o desenvolvimento do turismo e da economia maranhense, uma vez que o workshop será desenvolvido de modo integrado com empresários do turismo maranhense”.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Governo do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário