quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oportunidades de negócios movimentam programação da FITA


 Alejandro Ureta (Direita) da Advantage Club visita o Stand da
 Pousada dos Guarás. Foto: Thiago Figueira/Paratur
Uma grande estrutura foi montada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde ocorreu a 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), para a realização da Bolsa de Negícios, um dos principais destaques da programação da feira deste ano, que teve como tema “Oportunidades de Negócios na Amazônia”.
A bolsa contempla a proposta do tema da FITA e reuniu hoje, pela manhã e à tarde, operadoras de turismo, agências de turismo, hotéis e companhias aéreas, em stands específicos, para fechamento de negócios ou para estreitamento de relações entre compradores e vendedores, o público para o qual a FITA deste ano foi destinada. A intenção era vender o Pará como destino por meio de multiplicadores de todas as partes, tanto local quanto nacional e até internacional.

Orlando Santos, da empresa New It Clube, trabalha o destino Brasil, onde a Amazônia e o Pará estão inseridos. Ele a firma que a procura pelo estado tem crescido nos últimos anos, especialmente quando se trata do turismo de vivências de proximidade com a natureza. A empresa realiza um programa chamado “Escapada Amazônica”, que começou em Manaus (AM) há alguns anos e depois se estendeu para destinos em Belém, Marajó e Santarém. “Percebemos que a Amazônia é muito rica em atrativos que precisam ser mostrados. As pessoas lá fora têm curiosidade de conhecer e vivenciara região”, afirma. Ele relata que esteve em um hotel de selva no Amazonas e percebeu que o local estava lotado, no entanto, “dos mais de 700 hóspedes, apenas 8 eram brasileiros. Isso faz a gente pensar que o Brasil precisa falar do Brasil”, informa. Para ele oportunidades como a da realização da FITA mostram que o governo está preocupado em divulgar o estado e proporcionar estrutura para esta finalidade.

Quem também visitou os estandes da bola de negócios foi o senhor Júlio Castanheira, representante da empresa RDC Férias, que está inserida no programa Passaporte Pará, lançado durante a FITA. “Fizemos acordos com o setor hoteleiro e agências locais para começarmos a promover o Passaporte Pará”, informa. O programa, idealizado pela Diretoria de Fomento da Paratur, visa o desenvolvimento do turismo interno no estado do Pará, possibilitando facilidades para viagens, especialmente nos períodos de baixa estação. A iniciativa deve adequar os serviços do trade local para o incremento geral do turismo. Júlio adiantou que a partir do próximo mês o programa deverá começar a funcionar, “por meio do site onde as operadoras poderão se cadastrar para oferecer produtos e serviços para abrir alternativas ao público.

De passagem pelo estande da Pousada dos Guarás, que recebeu diversos visitantes, encontramos Alejandro Ureta, da empresa Advantage Club, que tem sede em Benos Aires e possui uma filial no Rio de Janeiro. Alejandro passou pelo estande para estreitar relações comerciais. “Fechamos negócios com hotéis e receptivos de diversos destinos no Pará, especialmente no Marajó. Estamos aproveitando as oportunidades proporcionadas pela FITA para tornar mais próximo este contato”, afirma.

Stand Brazil Amazônia Turismo
Foto: Thiago Figueira/Paratur   
A proprietária do Hotel Belo Alter, que localizado em Alter-do-Chão, em Santarém, senhora Irene Belo, afirma que a Bolsa de Negócios é um local para estreitar relações e interesses comerciais. “Para se fechar o negócio, de fato, precisamos mostrar os atrativos e diferenciais, deixando claros os benefícios em se comprar determinados produtos e serviços”, afirma. Para ela, aos poucos, deve se vencer determinados conceitos errôneos e construir uma nova imagem. “Hoje a questão das distâncias já não pode mais ser levada em conta. O que era considerado como longe não pode mais ser visto como barreira”, informa.

A FITA teve realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

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