segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fita pode gerar mais de U$ 60 milhões em negócios com produtos da Amazônia

Abertura Oficial da FITA 2012
Encerrou na noite de sábado no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia a primeira parte da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia Fita 2012, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur). O evento, que é bienal, foi marcado pela maior participação de suppliers e buyers desde sua concepção em 2002.

“Alcançamos nossa meta de colocar na mesma bolsa de negócios suppliers e buyers de diferentes países e assim garantir a promoção e a comercialização dos produtos turísticos do Pará”. Diz Socorro Costa, presidente da Paratur.

      Jefferson Severino (Rotas e Destinos e Abrajet), Joacyr Rocha
      (Sindetur),João Ramid (presidente da Abrajet Pará), Rose Larrat
      (presidente da Abav Pará), Socorro Costa (presidente da Paratur)
      Adenauer Góes (Secretário de Turismo do Estado do Pará),
      Benigna Soares (Gerente de Comunicação da Paratur / Diretora
      Norte da Abrajet) e Hélcio Estrela (presidenteda Abrajet
      Nacional) durante a Fita 2012 

Os primeiros números gerados pela Paratur e Setur, através da Strategic Consulting, empresa contratada para executar a Bolsa de Negócios, revelam que 45 suppliers participaram da Fita, sendo 62.22% do Pará, 6.66% da Região Norte, 15.55% do Nordeste, 2.25% do Centro Oeste. O Sudeste foi representado por 6.66% e o Sul 6.66%.
A expectativa de geração de negócios para próxima temporada, segundo os realizadores da Fita é de U$ 60.302.000,00 (sessenta milhões trezentos e dois mil dólares). No prazo de 90 dias os suppliers receberão uma pesquisa cujo conteúdo abordará a efetivação de negócios iniciados na FITA 2012.

Ao todo foram agendados 299 encontros entre os suppliers e buyers, fora as agendas espontâneas. Um bom exemplo foi o encontro de representantes da Martinica com a agência Amazon Star Turismo, especializada em receptivo de fluxo da França Metropolitana e seus departamentos. A Martinica despertou interesse, inclusive, pelo Passaporte Pará, produto turístico lançado pelo Governo do Pará durante o evento. A notícia foi dada aos dirigentes da Paratur e Setur durante uma reunião com a delegação de empresários e o governo da Martinica, na noite de sábado, no Hangar.

Marta Rossi ( Festival de Turismo de Gramado), Socorro Costa
(Presidente da Paratur) e Jeanine Pires (Conselho de Turismo e 
Negócios FECOMÉRCIO - SP).
 “Queremos conhecer sua oferta hoteleira e partilhar o fluxo regional. A oferta turística parece ser complementar por que o Pará tem produtos culturais e de natureza e a Martinica oferece praias”. Afirmou Patrice Bensalem, diretor de uma empresa de turismo na Martinica, vice presidente do Clube de Hotéis e Organizações da Martinica.

“Temos a intenção de identificar sinergia entre os dois roteiros”. Complementou o empresário. O grupo informou que a primeira emissão de grupos será de associações de empregados de empresas diversas, um total de 500 por ano, possivelmente a partir do mês de novembro deste ano.

Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) avaliou positivamente o evento.

Marta Rossi e Hécio Estrela (Abrajet Nacional)


“O que foi oferecido aos presidentes de Abav trouxe um resultado positivo. Eles saíram extremamente felizes com a programação. Para eles, conhecer o turismo no Pará foi uma grata surpresa também”. Disse Rose, que apoiou o evento através da Abav Pará e que elogiou a programação intelectual. “As palestras tiveram um nível excelente, com palestrantes de qualidade. Disse Rose, ao confirmar que participaram do evento 12 representantes da Abav, a maioria dos estados da Região Norte, um do Rio Grande do Sul, um de Brasília e um de Minas Gerais.

Para o presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, um evento da natureza da Fita funciona como uma vitrine. “Porque quando nós queremos vender ou apresentar alguma coisa, colocamos na vitrine. A FITA tem este papel, com palestras, passa a ser um evento que reforça a atividade turística e também a capacitação dos agentes de turismo”. Elogiou Azevedo.

Patrícia Sevilha (Chias Marketing), Benigna Soares (Gerente
de Comunicação da Paratur / Diretora Norte da Abrajet) e Iza
Arnour (Diretora de Marketing do Hangar).





Bolsa de Negócios - A empresária Celeste Gomes, da Parauá Viagens e Turismo, participou como suppliers da Fita e saiu satisfeita com o resultado. “Foi excelente a oportunidade. Vendemos roteiros em Belém e Marajó e recebemos na Bolsa a visita de 13 buyers, sendo o principal mercado para nossa operação o do Paraná”. Comemorou Celeste, ao informar que entre os buyers que recebeu estavam operadoras dos Estados Unidos (Globo Travel Cambridge), da cidade de Cambridge, em Massachusetts (EUA).

Alex Flávio, diretor da Brazil Amazon Turismo, parceira da Paratur no receptivo da imprensa especializada convidada para a Fita elogiou o evento. “Foi importante por que além dos contatos com as operadoras interagimos nessa experiência de realizar o press trip (visita de jornalistas)”. Afirmou Alex, que coordenou a visitação dos jornalistas convidados para cobrir a Fita, entre eles dos jornais Folha do Turismo, Mercado e Eventos, Panrotas, Abrajet, revistas Big Amazônia e Somos Amazônia, Rotas e Destinos, entre outros.

   Hélcio Estrela (Abrajet Nacional), Adenaur Góes ( Secretário da
   Setur), Benigna Soares ((Gerente de Comunicação da Paratur /
   Diretora Norte da Abrajet), Gabriela Lander (Presidente do Hangar)
   e Socorro Costa (Presidente da Paratur) no lançamento do Prêmio
   de Jornalismo em Turismo

  


Nilton Magalhães, da Brazil Amazon Turismo informou que nove operadoras visitaram seu estande. “Eram de Maiami (EUA), Inglaterra, Argentina, Rio de Janeiro e Minas Gerais”. Informou.

O setor hoteleiro também se fez presente na Fita, a começar pelo presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Enrico Torquato, que participou da mesa redonda sobre Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Turismo.

Diretores da Abrajet com a Presidente do Hangar Gabriela Lander
“A sexta edição da Fita representa a busca incessante de tratar dos temas primordiais que estão aflorando na atualidade. No painel que participei, tratamos de um tema recorrente e atual, que temos que priorizar”. Disse Torquato. Para ele, “a questão da sustentabilidade é atual e está apoiada em um tripé: meio ambiente, social e a questão econômica. Ou seja, a preocupação com a preservação, a questão do retorno social, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e a questão econômica, para despertar o interesse de empresários para que possam investir e ter rentabilidade do seu capital. Tudo isso faz com que se alcance os objetivos mais rapidamente”. Ensinou o presidente da ABIH.

Secretário da Setur
O secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, avaliou positivamente a Fita. “O Governo do Estado avalia a Fita como o primeiro exemplo de que o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), formado pela Setur, Paratur e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) realmente funciona dentro de uma sintonia entre o poder público, a sociedade civil organizada e o empresariado. Ao lançarmos produtos, como o Passaporte Pará, o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” e apresentarmos resultados, como o workshop Prodetur, do Plano Ver-o-Pará e a metodologia e tecnologia dos inventários turísticos de 10 municípios, nós na verdade estamos apresentando o resultado dos investimentos do Governo do Estado, em parceria com o trade para o fortalecimento, fomento e desenvolvimento do turismo do Pará”. Afirma Adenauer, ao complementar que a Paratur cumpriu sua missão promocional e de divulgação e marketing com o evento.



TEXTO: BENIGNA SOARES - PARATUR GECV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário