sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Setur lança programação da Semana Mundial do Turismo

Na próxima terça-feira (27) será comemorado o Dia Mundial do Turismo, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário. A data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto. No Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) preparou uma extensa programação para celebrar a Semana Mundial do Turismo, entre os dias 26 e 29 deste mês.

As comemorações iniciam com a cerimônia de batismo da aeronave Carlos Gomes, da companhia Azul Linhas Aéreas, na segunda-feira (26), às 12h30, no Aeroporto Internacional de Belém. A aeronave que vai receber o nome do famoso maestro, faz a rota Campinas-Belo Horizonte-Belém. A escolha se deu pelo fato que Carlos Gomes era natural de Campinas (SP) e passou seus últimos anos de vida em Belém, falecendo na capital paraense em 16 de setembro de 1896, portanto, 120 anos atrás.

A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Fundação Carlos Gomes, Infraero, Prefeitura Municipal de Campinas e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA). A comitiva vinda da cidade paulista será recepcionada no aeroporto com apresentação do coral e de músicos do conservatório. Eles também farão uma visita à Fundação, onde será entregue pelas autoridades de Campinas uma placa em homenagem ao Maestro Carlos Gomes, seguida de visitação ao Museu de Arte de Belém (Mabe). O local abriga a tela que mostra os últimos dias do maestro na capital paraense.

Na terça-feira (27), a programação acontece no Cine Olympia, a partir das 18h30, com a realização do “Bate Papo Gastronômico: Da Floresta para a Mesa”, lançamento do Folheto Promocional da Gastronomia do Pará, exibição do filme “Belém 400 anos – A Influência Francesa na Capital Paraense” e mostra das exposições fotográficas #FériasPA e Expedição Pará.

O debate sobre a gastronomia paraense reunirá o jornalista Fernando Jares; o doutor em Turismo Álvaro do Espírito Santo, da Setur; Eduardo Leão, secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento, Mineração e Energia; Joanna Martins, do Instituto Paulo Martins; Rosane Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PA); e Lúcia Torres, boeira do Mercado do Ver-o-Peso.

O dia 28 está reservado para a solenidade de entrega do III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que premiará os 25 vencedores nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On Line, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e #MeuBemPará. A cerimônia será às 18 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

A noite também terá como atração a presença de David Schurmann, que vai ministrar uma palestra com temática voltada ao turismo. Cineasta formado na Nova Zelândia, Schurmann iniciou sua carreira internacional aos 19 anos como diretor de programa de televisão daquele país, onde viveu por seis anos. Dirigiu filmes longa-metragens, séries para TV e filmes publicitários em mais de 40 países, conquistando prêmios no Brasil e no exterior. David é o CEO das empresas da Família Schurmann e responsável pelo planejamento e desenvolvimento da Expedição Oriente.

Acompanhado da atriz Mariana Goulart e do produtor João Roni, David fará uma projeção especial do filme “Pequeno Segredo”, no dia 29 de setembro, a partir das 18h30, no Cine Estação do Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, fechando a programação da Semana Mundial do Turismo. O filme teve algumas cenas rodadas no Pará, com apoio institucional do governo do Estado, por meio Setur. A película foi indicada pelo Ministério da Cultura (MinC) como o representante do Brasil para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Prêmio de jornalismo em turismo homenageia pioneirismo de Joaquim Marques dos Reis

A programação da Semana Mundial do Turismo, comemorada de 26 a 30 de setembro,inclui em Belém a entrega dos prêmios aos vencedores do III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pelas secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Estado de Comunicação (Secom) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará). A soleenidade será no próximo dia 28 (quarta-feira), às 18 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Além de valorizar o trabalho dos profissionais que divulgam o turismo do Pará, o Prêmio é uma homenagem ao pioneirismo do empresário Joaquim Marques dos Reis, um dos incentivadores do desenvolvimento do turismo no Estado.
A premiação aos vencedores totaliza R$ 135 mil, distribuídos entre as melhores matérias e imagens jornalísticas que divulgaram o Pará, em 2015 e 2016, veiculadas em jornais e revistas, internet, rádio, televisão, mídias sociais e outros meios de comunicação.
A escolha do homenageado pela organização do Prêmio foi o reconhecimento ao trabalho do comendador Marques dos Reis pela difusão do turismo no Pará. A iniciativa “deixou toda a sua família sentindo-se muito honrada ”, afirma o empresário João Marques dos Reis, filho do comendador, em entrevista concedida à Abrajet Pará.
“Quando o amigo Adenauer Góes (atual secretário de Estado de Turismo), então presidente da Paratur (extinta Companhia Paraense de Turismo), me ligou para dar a informação que meu pai seria homenageado com este prêmio de jornalismo, eu fiquei extremamente emocionado e, ao transmitir esta notícia a minha mãe, a minha irmã e aos meus filhos, todos nós ficamos bastante emocionados por esse reconhecimento a este trabalho pioneiro que meu pai fez no sentido de levar paraenses para a Europa e para os Estados Unidos, e também trazer os europeus e americanos para conhecerem Belém e alguma coisa do Pará, que era possível mostrar”, declara João Marques dos Reis. Segundo ele, devido a problemas de infraestrutura na época, a visitação ao Marajó e outras localidades era mais restrita. “Então, ficamos muito felizes e honrados com este reconhecimento ao trabalho de importação de turistas para virem ao Pará”, completa.

Pioneirismo - A contribuição do comendador Joaquim Marques dos Reis ao desenvolvimento do turismo começou com a criação, em agosto de 1962, em Belém, da primeira agência de viagens do Estado, a Lusotur, responsável pela promoção do intercâmbio entre turistas do Pará, Europa e Estados Unidos. Dois anos antes, em 1960, a “Viagem da Primavera” levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, o que rendeu a Joaquim Marques dos Reis a condecoração, pelo governo português, com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.
Além de divulgar o Pará na Europa, nos anos 1960 o comendador, aos 20 anos de idade, foi convidado por Paulo Maranhão, dono do jornal Folha do Norte, a escrever a coluna “Terras de Portugal”, atividade exercida até 1998, quando seu filho João Marques dos Reis assumiu a função, permanecendo até 2003.

Intercâmbio - “O meu pai foi um homem visionário, que iniciou o intercâmbio entre Belém do Pará, Lisboa e Porto, em Portugal. Ele foi responsável por fretar aviões, inicialmente, a Panair do Brasil-Constellation, e levar grupos daqui de Belém para Portugal. Naquela época, a sociedade daqui tinha pouco conhecimento em relação a Portugal. Então, ele começou a levar essas pessoas para Portugal. Em agosto de 1962 ele criou a primeira agência de viagens aqui em Belém, a Lusotur. Daí começou a interessar pessoas de Portugal, França, Espanha e Itália a conhecer o Pará. Começaram a vir em grupos pequenos, e depois este intercâmbio foi crescendo”, conta João Marques dos Reis.
Com a criação da agência de viagens, o comendador tornou-se um empresário do setor turístico. Em 1973 ele inaugurou o Equatorial Palace Hotel, na Avenida Braz de Aguiar. Pioneiro no colunismo especializado em turismo, Joaquim Marques dos Reis também escreveu para os jornais O Liberal e Diário do Pará, sempre destacando atrativos das terras lusitanas. Da mesma forma, em entrevistas concedidas a jornais e rádios portugueses, Marques dos Reis enaltecia pontos turísticos e belezas naturais de municípios paraenses. Uma trajetória interrompida no dia 28 de novembro de 2001, quando ele faleceu.
João Marques dos Reis também destaca, na entrevista, a atuação da Abrajet no Pará na valorização dos profissionais de turismo. “Acho que nós não poderíamos sobreviver sem o trabalho da Abrajet, sem este trabalho nobre que a Associação faz de estar divulgando as coisas do Pará, como, por exemplo, a grande visão de Adenauer Góes em promover este concurso, prêmio que, com muita honra, leva o nome do comendador Marques do Reis. Um trabalho que leva os profissionais a escreverem sobre o Pará. Nada poderia ser ou ter a dimensão que adquiriu sem a divulgação da Abrajet”, frisa o empresário.

Premiação - Nesta edição, o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” recebeu 672 trabalhos inscritos, de 234 participantes oriundos de 13 estados brasileiros. Serão premiados os profissionais classificados nos três primeiros lugares de cada categoria, além das 10 imagens selecionadas na categoria #MeuBemPará, lançada este ano e já sendo a mais procurada, com 522 inscrições, por ser aberta a pessoas de qualquer área de conhecimento.
As inscrições em Telejornalismo somaram 40 trabalhos; em Fotojornalismo, 37; em Jornalismo Impresso, 34; em Jornalismo On Line, 31, e oito em Radiojornalismo. O total de concorrentes ultrapassou os inscritos nas duas primeiras edições.
A premiação tem o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará) e apoio do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), Abrajet Nacional, Estação das Docas/OS Pará 2000, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama)/Polo Joalheiro do Pará, Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav-PA), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), HS Criações & Design, Hotel Grand Mercury Belém do Pará e Atrium Hotel Quinta e Pedras. 

(Com a colaboração de Isa Arnour e Luciane Fiuza de Melo).

Por Benigna Soares

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Pará deve receber mais de 80 mil turistas durante o Círio de Nazaré



Mais de 80 mil turistas e uma receita gerada de US$ 30,5 milhões. Estes são os números estimados para a edição deste ano do Círio de Nazaré, que foram apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese-Pa), na manhã desta quinta-feira (1º), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Os números são fundamentais para o planejamento, não somente para o setor público quanto para o privado. E a partir do estudo desses números é possível traçar estratégias dentro da dinâmica da festividade e da evolução da competitividade do mercado. Isso parte de um trabalho maior que tem como objetivo fazer gradativamente desse estado a obra-prima da Amazônia”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O Pará é um privilegiado por ter um produto turístico como o Círio de Nazaré, que atende o segmento religioso, trazendo novos postos de trabalho, geração de renda e melhor qualidade de vida ao paraense”, concluiu.

A apresentação feita pelo economista do Dieese-PA, Roberto Sena, e pelo coordenador de Estudos, Estatísticas e Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, mostrou que o Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense por ocasião do Círio de Nazaré. A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o meio de transporte mais utilizado, hospedados preferencialmente na casa de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), e permanecendo em média 7,38 dias em Belém.


"Somos o único estado do país a ter uma pesquisa voltada ao segmento do turismo religioso com esta magnitude, de um ícone que é o Círio de Nazaré, com números consolidados e bastante consistentes", destaca Sena.

A Basílica de Nazaré (26%), Estação das Docas (24,3%), Ver-o-Peso (20,7%), Mangal das Garças (9,3%) e Portal da Amazônia (3,5%) são os cinco locais mais visitados e procurados pelo turista durante sua estadia na capital paraense para a festividade do Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade e a cultura como os principais pontos positivos da cidade.

Romaria Fluvial e Agenda de Trabalho
Durante a divulgação da pesquisa, a Setur e a Capitania dos Portos apresentaram a bandeira de identificação das embarcações participantes do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial e também os adesivos de identificação que serão colocados nos jet skis que acompanharem a  procissão das águas.                                                                         
Por fim, foi divulgada a Agenda de Trabalho do Círio 2015, com as programações e ações que serão realizadas pelas diversas instituições parceiras, como a Diretoria da Festa de Nazaré, Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, Pastoral do Turismo (Pastur), Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Capitania dos Portos,Companhia Independente de Policiamento Turístico do Pará (Ciptur/PM), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), prefeituras de Belém e de Marituba.


Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

Fotos: Rodolfo Oliveira – Agência Pará

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Apresentado nesta quinta-feira no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia o perfil dos turistas do Círio







Os principais emissores de turistas ao Círio de 2015 foram o Maranhão, com 15,7%, Ceará, com 13,6%, Rio de Janeiro, com 11,6%, Amazonas, com 9,4%, Bahia, com 7,1%, Distrito Federal, com 6,7%, São Paulo, com 6,1% e Amapá, com 5,5%. Pernambuco contribuiu com 2,4%,Rio Grande do Norte, com 2,4%,Rio Grande do Sul, com 2,0%, Minas Gerais com 1,8% e outros estados com 13,9%.

Vieram ao Pará 83 mil turistas em 2015. Para este ano são esperados 80,5 mil turistas e a renda deve ser de U$ 30,5 milhões. Dois milhões de romeiros devem participar do Círio. 



Os pontos turísticos que mais atraíram visitantes no Círio em 2015 foram:




Basílica de Nazaré


Estação das Docas
Estação das Docas
Ver-o-Peso
Mangal das Garças
Portal da Amazônia


Museu de Arte Sacra
Pólo Joalheiro



 Museu Paraense Emilio Goeldi
Hangar Convenções e Feiras da Amazônia