quarta-feira, 30 de abril de 2014

Festival de Miriti de Abaetetuba começa nesta quinta

Uma excelente dica para este feriado prolongado, em que se comemora o Dia do Trabalhador, é participar da programação do 11º Miriti Festival 2014, que acontece no município de Abaetetuba, região turística Araguaia-Tocantins, no Pará. Realizado pela prefeitura municipal de Abaetetuba e Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti (ASAMAB), o evento conta com apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e é uma oportunidade para que nativos e turistas conheçam os principais atrativos turísticos da região.

O miriti encanta adultos e crianças e é um símbolo do Círio
de Nossa Senhora Nazaré, em Belém
O 11º Miriti Festival 2014 tem programação variada, que inclui exposições, cortejo cultural, shows de artistas locais, apresentações de danças parafolclóricas, roteiro turístico em ilhas do município, e muito mais. Com o tema “Uma Aquarela Amazônica” o evento vai ser realizado na Praça da Bandeira e reflete uma das mais importantes e curiosas técnicas de artesanato dos paraenses. Brinquedos diversos, barcos, pássaros, peixes, utensílios domésticos, artistas, personagens da história de Abaetetuba e muitos outros temas ganham vida e forma nas mãos dos artesãos que utilizam como matéria prima principal a madeira e outros derivados do miriti, ou buriti, árvore típica da Amazônia. De cor clara, leve e muito útil na rotina dos habitantes do lugar, a árvore originária de áreas de várzea também fornece deliciosos frutos dos quais, durante o festival, são realizadas inúmeros doces, bolos, sucos e outras expressões da culinária local.

O Miriti Festival é também uma oportunidade para que turistas apreciem os atrativos de Abaetetuba, motivo pelo qual a Paratur apoia o evento anualmente. Este ano, como iniciativa da Paratur, a equipe da TV e Portal Amazon Sat, do Amazonas, vai fazer cobertura jornalística especial de toda a programação, para programas como o Estação Turismo e para o Portal Amazônia. A cobertura será feita pela repórter Joyce Ipiranga e cinegrafista Mayson Araujo, guiados pela equipe de Comunicação da Paratur.
Josias Plácido, artesão de Abatetetuba, acompanha a Paratur
em exposições internacionais do artesanato de miriti

Na pauta da equipe está um famtrip pelas principais ilhas de Abaetetuba, para que conheçam a rotina de coleta e beneficiamento do miriti realizada pelas comunidades, que sobrevivem praticamente dessa atividade sustentável. Também vão conhecer o Balneário Paraiso e a praia de Beja, uma das mais tradicionais naquela região.A programação cultural do evento, que segue até o dia 4 (domingo) inclui ainda apresentação do Grupo de Carimbó Afro Raízes, Grupo de Dança Stylus, Banda Abaeté Jazz, Lia e Banda, Cleide Moraes, grupo Pagode Fascina, teatro infantil, Mega Pop Show, e muito mais. Também será escolhia a Rainha do Miriti.

Texto: Denilton Resque - GEC Paratur
Fotos: Thiago Figueira e Benigna Soares - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário