quarta-feira, 12 de março de 2014

Pará estreia com estande próprio e ônibus turístico no primeiro dia da Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa

Foi aberta oficialmente às 10 horas desta quarta-feira, dia 12, na FIL (Parque das Nações), a 26ª. BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Pará é um dos mais fortes representantes do turismo brasileiro no evento, que reúne cerca de 65 mil pessoas. O Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e uma comitiva de cerca de 20 agentes de viagens, artistas de Belém, captadores de investimentos ligados à Seicom, entre outros, apresentam durante os quatro dias do evento os principais segmentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, encontrados nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Ônibus - Além do fortalecimento da presença do Pará em Portugal com a adesão do empresariado às ações promocionais planejadas pela Paratur visando ampliar a comercialização de produtos durante a programação, danças regionais despertam a atenção do público, com apresentações de carimbo, lundu, síria, e outros ritmos pelo grupo Mistura Regional. A inovação deste ano ficou por conta de um ônibus, plotado com imagens amazônicas que representam as manifestações culturais, a floresta, as praias de rio, o Círio de Nazaré e ainda a marca turística do Pará, com o slogan A Obra-Prima da Amazônia.

Pará está expondo na BTL ônibus com imagens representativas do Pará.
No ônibus estão sendo apresentados vídeos sobre a cultura, as danças, a arquitetura, a natureza e outros segmentos do turismo do Pará. A iniciativa da Paratur resulta de parceria com a empresa EcoDesign Europe, a TV Globo Portugal e conta com apoio do Sistema Integrado de Museus (SIM), do Instituto de Artes do Pará (IAP), entre outros. Dentro do automóvel também acontecem dinâmicas e experiências sensórias em que os visitantes podem experimentar a emoção de estar na Amazônia, ouvindo sons de rios e pássaros, por exemplo. Dois animadores ambientais interagem com o público, interpretando as lendas da Amazônia, entre elas a do Muiraquitã. Essências perfumadas foram colocadas em um difusor elétrico para perfumar o autocarro, ampliando as formas de interação dos visitantes com a Amazônia. 

“Nossa presença na BTL, aqui em Portugal, tem como objetivo consolidarmos o Pará como destino turístico prioritário no tarifário dos suppliers e buyers da Europa que compram a Amazônia. França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, e Portugal estão recebendo nossas ações promocionais com esse objetivo. A presença do empresariado paraense aqui também é um avanço em nossas estratégias de comercialização da grade de produtos turísticos do Pará”. Explicou Marcelo Mendes, presidente da Paratur, que coordena, em Portugal, a participação do Pará na BTL. 
Comitiva do Pará presente na Feira Internacional de
 Turismo de Lisboa
Estratégias – A programação da BTL nesta quarta-feira, que começou às 10 horas segue até as 20 horas e o Pará atua em diversas frentes de trabalho. No estande da Paratur, espaço de 72m², é feito o atendimento direto aos suppliers (fornecedores) e buyers (compradores) que comercializam produtos da Amazônia.    A promoção é feita pela equipe institucional da Paratur, que tem como principal instrumento o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, em que Belém, Marajó e Tapajós são oferecidos como destinos internacionais.


Já a comercialização direta dos roteiros e pacotes turísticos está sendo realizada no estande e na visitação aos estandes dos outros destinos pelos cerca de 12 empresários que atuam na área de receptivo turístico, ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABav), do Pará, que acompanham a Paratur no evento. Representam empresas como Boeing Turismo, Vitória Régia Turismo, Travel In, LecyTur; Amazon Incoming Service, TM Tour; Brasil Amazon Tour e Rocha Brasil Tour, entre outras.

BTL - “Turismo: A Indústria do Sorriso” é o tema da 26.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, realizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, na FIL (Parque das Nações). O evento é uma homenagem à hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber, um dos pontos fortes do turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o programa de Hosted Buyers têm especial destaque. Além de fortalecer o relacionamento comercial do Pará com empresas como a TAP Linhas Aéreas, que inaugura em junho um vôo direto de Lisboa para Belém, a Paratur visualiza no evento captar a participação de suppliers, buyers e grandes marcas do turismo mundial para a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que realiza de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.

Em 2013 a BTL contou com a presença de 65 mil visitantes, dos quais 2.500 eram profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers de 25 países. A BTL 2014, instalada numa área de 30.000m2, conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 participam pela primeira vez. O evento ocupa três pavilhões e zona exterior do Parque das Nações. 

Os dois primeiros dias de BTL são reservados aos profissionais do setor do turismo. De 14 a 16 o público em geral também terá acesso à feira, das 14h às 18h. Nos dias 12, 13, e 15 o evento está aberto de 10h às 20h e no sábado de 10h às 23h.

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário