quinta-feira, 24 de maio de 2012

Turismo Rural: Paratur e Setur apóiam Agrifal 2012

O turismo rural será um dos temas debatidos na Feira de Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) 2012, uma das mais importantes do setor na região. Com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paraur), a feira acontece na próxima sexta-feira, dia 25 e segue até domingo, dia 27 no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém tendo como tema “Integrando a Sociobiodiversidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável”. O objetivo do evento é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado estimulando a competitividade dos empreendedores familiares. O turismo rural é um desses segmentos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Na programação do evento, o turismo rural será contemplado através de um passeio de familiarização (Famtour) envolvendo os municípios de Belém, Bragança e Tracuateua, os dois últimos no pólo turístico Amazônia Atlântica, onde existem referências de empreendimentos bem sucedidos nesse segmento. O famtour acontece na sexta-feira, dia 25, com saída de Belém e paradas em Castanhal, Unidade Didática de Bragança, Sitio Boa Esperança e Fazenda Hotel Vitória.

O Objetivo é que os participantes (profissionais da área, empreendedores e técnicos que desenvolvem atividades voltadas para o turismo rural) possam conhecer a estrutura de receptivo turístico destes locais e coletar informações suficientes para iniciar a comercialização dos atrativos visando desenvolver e divulgar o turismo rural do Pará.

Ainda dentro da temática do turismo rural acontecerá a oficina Turismo Rural na Agricultura Familiar: preparando a propriedade para o turismo rural, que acontece no sábado, dia 26, de 08:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00h no Hangar. A oficina, ministrada pela presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural – IDESTUR, Andreia Roque, pretende mostrar como o agricultor familiar pode potencializar, turística e economicamente, a sua propriedade com o foco em turismo rural. Haverá ainda, no dia 27, ás 18:00 a apresentação do Plano Estadual de Turismo Rural, que se insere no Plano Estratégico de Turismo do Pará, o “Ver-o-Pará”. A apresentação será feita pelo pelo técnico da Paratur, José Olenilson Pinheiro, que também é integrante do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Rural.

Turismo Rural: A Paratur vem desenvolvendo desde o ano passado várias ações pelos municípios do Pará para o incentivo do segmento do turismo rural como alternativa de emprego e renda para os produtores do estado. A iniciativa foi formalizada através de um termo de cooperação firmado ano passado entre o então presidente da Paratur, Adenauer Góes, hoje titular da Setur, com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Além disso, o segmento é contemplado também pelo Plano Estratégico de Turismo do Pará – Ver-o-Pará, através de incentivo à eventos de agropecuários.

O apoio da Paraur a Feira de Agricultura Familiar da Amazônia Legal 2012 será feira através da sua Diretoria de Fomento (Difom) e Prodetur, segundo a diretora de Fomento, Liliane Obando. A presidente da Paratur, Socorro Costa e o secretário da Setur, Adenauer Góes, já confirmaram presença na programação.

FAMTOUR : Conheça um pouco dos municípios que vão ser apresentados no Famtour:

Belém

Mangas no Ver-o-peso Belém - PA - Por Hely Pamplona
Considerada principal porta de entrada da Amazônia, é referência no turismo regional em diversos aspectos, dentre eles o histórico e religioso. Os contrastes do ar de uma grande metrópole e o fato de estar bastante próximo à floresta, dão à capital paraense contrastes interessantes e especiais. Vários espaços na cidade hoje adaptados tornaram-se pontos de atração de visitantes, mas sem perder o charme da época da Belle Époque, tornando-a uma das mais importantes do mundo no final do século XVIII, no auge da economia da borracha. Sem dúvida, o local que melhor identifica a cidade é o complexo do Ver-o-Peso, que abriga uma das maiores feiras livres do mundo e ponto de convergência cultural e social das culturas presentes na Amazônia. Mas locais como a Estação das Docas, Feliz Luzitânia, Mangal das Garças, Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, São José Liberto, Bosque Rodrigues Alves e Parque da Residência merecem a visita.

Belém traz em si marcas da colonização portuguesa presentes em antigas construções que compõem o patrimônio histórico local, tendo como principal representante o Forte do castelo, uma das construções que marca a ocupação lusitana da Amazônia. O objetivo da construção seria proteger a foz da bacia amazônica de possíveis tentativas de ocupação, especialmente de franceses, holandeses e ingleses, ainda no século XVII, época da fundação da cidade. Nos mesmos moldes foram construídos outros, a exemplo do Forte de Santo Antônio dos Pauxis, em Óbidos, próximo a Santarém. Os antigos canhões do Forte do castelo em Belém nunca dispararam um só tiro, mas ainda hoje marcam a imponência de uma época.

Belém é ponto de referência para os demais destinos do estado, dispondo de excelente estrutura hoteleira e de apoio ao turista. O aeroporto internacional de Val-de-Cans é porta de entrada e saída de visitantes de vários lugares do mundo, recebendo voos nacionais e internacionais todos os dias. Os portos localizados em praticamente toda a orla da cidade permitem acesso a destinos marcantes como por exemplo o Arquipélago do Marajó, com viagens diárias de navios e balsas. E pelas rodovias é possível seguir viagem para outros destinos, como Salinas, tracuateua e Marudá.

Bragança

Bragança - PA- Por Ana Morkasel
Cidade com marcante importância histórica e cultural, Bragança preserva tradições que ainda hoje fazem parte da vida da região da Amazônia Atlântica. A herança de costumes que começaram com os escravos dos antigos engenhos se perpetuou até os dias de hoje e dão um clima mais do que especial ao lugar, como a festa da Marujada de São Benedito, realizada todos os anos nos dias 25 e 26 de dezembro, onde milhares de “marujos” vestidos com seus trajes típicos tomam conta das ruas em um grande cortejo que homenageia o padroeiro do lugar. Chapéus enfeitados com penas, fitas e espelhos e detalhes, no primeiro dia na cor azul e no segundo na cor vermelha, fazem parte da indumentária das danças típicas da época como o retumbão, xote e mazurca, ritmos acompanhados pelos doces sons de rabecas, flautas e banjos confeccionados geralmente pelos próprios músicos.

Bragança é cercada de áreas de mangue, protegidas por leis ambientais que garantem o respeito aos animais nativos, como caranguejos e guarás, animais símbolos da região, muito presentes no local. Muitos visitantes vão até Bragança para conhecer a praia de Ajuruteua, distante cerca de 15 quilômetros da sede do município. A estrada que dá acesso ao local atravessa uma grande área de mangue onde é necessário ter cuidado com a travessia de caranguejos, que em certas épocas do ano são abundantes até mesmo na estrada. Ajuruteua é uma praia rústica de beleza inigualável e que conta com pousadas e locais onde os visitantes podem se instar e curtir as maravilhas do litoral Atlântico.

Tracuateua
Búfalos - Hotel Fazenda Vitória em Tracuateua- Por Benigna Soares
Localizado no polo turístico da Amazônia Atlântica no estado do Pará, o município de Tracuateua está distante cerca de 200 de Belém e assim como diversos municípios próximos, tem sua história ligada à Estrada de Ferro Belém-Bragança, desativada na década de 1960. A antiga Vila Formosa de Bragança foi transformada em município em 1995, com a emancipação do município de Bragança. O nome vem da junção do nome das grandes formigas que eram encontradas no lugar, os "Tracuás", e o termo "teua", que em tupi quer dizer "lugar", o que presume a conceituação de "lugar de formigas" ou "terra de formigas".

Uma das atrações culturais mais conhecidas do município é o seu Festival Folclórico, que acontece no mês de junho. Relativamente novo, o município é repleto de igarapés, trilhas e campos e possui belíssimas praias ainda pouco exploradas, como a de Quatipuru-Mirim.

Um dos cartões postais de Tracuateua, o corredor de Ipês do campo da antiga Embrapa, é um espetáculo à parte. No mês de novembro eles ficam praticamente sem folhas às vésperas da florada, quando então formam um belo espetáculo. A florada dura poucos dias e é uma sensação na cidade, atraindo turistas de vários lugares. A paisagem do município apresenta cerrados, capoeiras, igapós e campos, onde é possível encontrar aves como patos selvagens, garças, guarás, gaivotas e outros. Os verdadeiros paraísos naturais disponíveis, como a ilha de Otelina, encantam visittantes.

Tracuateua também sedia o Hotel Fazenda Vitória, onde funcionou um engenho do século XIX que atualmente atrai turistas pela tranquilidade e pelos passeios de canoa e prática de esportes de aventura. O lugar lembra bastante os campos do Marajó, inclusive pelos búfalos que podem ser encontrados por lá. A fazenda conta com uma pequena vila e capela, além de várias outras opções de lazer como o passeio de jangada, passeio de búfalo, entre outras atrações.

Serviços:

Evento: AGRIFAL – Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal

Período: 25 a 27 de maio de 2012

Contatos: 3212-0669 (Diretoria de Fomento da Paratur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário