segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Município de Altamira mostra seus encantos naturais


O município é grandioso em tudo, a começar pelos seus 160.755km2 de área, que somam uma infinidade de belezas naturais que podem ser apreciadas em todas as épocas do ano, apontando seu imenso potencial para o ecoturismo.
Localizada no oeste paraense, Altamira fica às margens do Rio Xingu e ao mesmo tempo é cortada pela Rodovia Transamazônica e distante 740 quilômetros de Belém. Altamira, com passar do tempo tornou-se uma cidade importante, uma espécie de capital regional.

Com uma população de cerca de 105 mil habitantes, o município é gigante por natureza, e tem um título curioso de maior do mundo em extensão territorial. Emancipado em 06 de novembro de 1911, comemora este ano, 2011, seu centenário. Sua população acolhedora é composta por migrantes vindos de todos os cantos do Brasil.
            A cidade de Altamira já foi sede de grandes eventos como o II Jogos Indígenas do Pará, que aconteceram em 2005. Aliás, os traços culturais indígenas fazem parte da vida dos altamirenses. Hoje, mais de 13 etnias indígenas estão alojadas no município.

            Agora, ao completar 100 anos Altamira vivencia uma nova era, pois é aqui também que está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo e a primeira genuinamente brasileira. A obra estimada em 30 bilhões de reais, já começa a atrair novos empreendimentos turísticos para cidade. Andando pelas ruas já se percebe o aumento no número de hotéis, restaurantes e pousadas sendo construídas para atender essa nova demanda populacional.
Em uma região como a Amazônia essa é uma atividade estratégica para consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável, e Altamira, cercada de riquezas naturais, desperta para aproveitar esse potencial.
           A Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) selecionou a região do Xingu, como sexto pólo turístico do Pará. Segundo Adenauer Góes, presidente da instituição, os principais atrativos da região são a pesca esportiva e o ecoturismo, aliados a um empresariado disposto e comprometido em investir no turismo.
Falando em pesca, desde o inicio de julho, Altamira vem recebendo um grande número de pescadores de todos os cantos do país e do mundo em busca de aventura no rio Xingu e seus afluentes. O município guarda nada menos que 21 quedas d’água além de espécies de peixes que só tem registro nesta região do país. Visando este público o ramo hoteleiro da cidade já começa a trazer resultados positivos na geração de emprego e renda.

Repleta de riquezas naturais, vasta, fecunda e grandiosa, a princesinha do Xingu, como é carinhosamente conhecida, tem o verde das matas, a diversidade da fauna e flora e acumula muitas histórias, lendas e conquistas em seus 100 anos de existência.

Fotos e texto: Wilson Soares - Altamira - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário