sexta-feira, 4 de junho de 2010

Belo Alter

O casal de empresários Irene Belo e Carlos Zampietro, proprietários do Belo Alter Hotel, estiveram participando do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, evento que aconteceu de 26 a 30, no Anhembi, em São Paulo. Durante o evento o município de Santarém, um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, esteve em evidência no estande da Região Norte, coordenado pela Paratur.

Irene também foi a única a representar o Pará na reunião da ADETUR - Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). A entidade, fundada em 5 de dezembro de 2008, graças a uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) em articulação com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo da região Norte (Fornatur Norte).


Seu objetivo é fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia da região por meio da atividade turística. Trata-se de entidade privada e sem fins lucrativos, porém com estreita ligação com os organismos governamentais de turismo dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, bem como das respectivas capitais.

Em seu planejamento participativo, assumiu como prioritário promover, de forma integrada, os sete estados nortistas como destinos turísticos, através de ações de aproximação com prestadores de serviços - como hotéis, restaurantes e atrações - bem como a capacitação de operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil. Para isso, conta com alianças estratégicas com o Sebrae, em todos estes estados, e com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa).

Outra frente de trabalho é a distribuição de notícias locais nas demais regiões do país, com o intuito de tornar conhecidos destinos, fatos e histórias fora de seus redutos. Todas essas ações culminam em tornar a Adetur Amazônia uma referência de representatividade do turismo da região.

Merece destaque também a coordenação da candidatura da Amazônia na campanha mundial Novas 7 Maravilhas da Natureza, promovida pela fundação suíça New 7 Wonders. O concurso, que vai até 2011, tem apoio de todos os estados do norte e também dos países panamazônicos - Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil, por meio do Ministério do Turismo e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Buraux.

A gestão da Adetur Amazônia é feita por dirigentes oriundos da iniciativa privada. São sete cargos - um representante de cada estado da região Norte designado pelo respectivo Fórum ou Conselho Estadual de Turismo – sendo o presidente José Raimundo Silva Morais, também presidente do Acre CVB e o vice Roberto Bulbol, atual presidente da ABIH/AM Além de cinco diretores: Orlando Largo Rodrigues do Belém CVB, Shirley Cabral de Brito do ABAV/RR, Lucio Flavo Marini Adorno da Universidade Federal do Tocantins, Dárius Augustus Vaquer Araújo de Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo de Rondônia e Rosangela Augusto Chagas de Lima da ABAV/AP.

É por meio de articulações com organizações mobilizadas para a causa amazônica, entre as quais pontua o Banco da Amazônia, que a Adetur Amazônia pretende unir forças em favor do desenvolvimento ambiental, econômica e socialmente sustentável (texto do site da Adetur)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário