quinta-feira, 31 de julho de 2008

Seminário mostra competitividade de Belém no desenvolvimento do turismo regional

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), com apoio do Ministério do Turismo (MTUR) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza nos dias 4 e 5 próximos o “Seminário Técnico sobre Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”.

Segundo o economista Wady Khayat, coordenador da Belemtur, o evento tem como objetivo apresentar e validar os resultados do Estudo de Competitividade, realizado pelo MTUR através da Fundação Getúlio Vargas nos destinos indutores do turismo regional em vários estados brasileiros e que no Pará incluiu os municípios de Santarém e Belém. É também uma oportunidade para que os diversos segmentos turísticos de Belém possam discutir sobre ações que visem à aceleração do desenvolvimento turístico destes destinos.

O “Seminário Técnico sobre Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional” acontece dia 4 (segunda-feira), das 14h às 18h e dia 5 (terça-feira), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Sala Vip da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), localizada na Trav. Dr. Moraes, nº 21, 1º andar, esquina com a Av. Gov. José Malcher.

Maiores informações pelo telefone: (91) 3283-4850 (José Domingos ou Luciana Mendes) e e-mail: belemtur@belem.pa.gov.br

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Turismo Santareno ganha reforço da Abav

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), agora tem uma seccional e isso vai significar maior articulação das agências de viagens locais para a elaboração de roteiros turísticos em Santarém.

No mês de julho o Dr. Ruy Santos Presidente desta instituição no Estado esteve em Santarém para oficializar a criação da Abav. Na reunião foi empossada como diretora Presidente Irene Belo Zampietro e declarou "vamos organizar-nos e uni forças buscando o desenvolvimento para a região através das categorias, fortalecendo o trade turístico".

O Secretário Municipal de turismo, Arnoudo de Andrade "conhecedor dos benefícios desta associação, que representa ,questiona e luta pelos seus associados além de participar ativamente das ações que ajudam o crescimento dessa atividade, disse"que as empresas de viagem reunidas, será mais um braço forte no trade".

Fonte: Mary Frois
Assessora de Imprensa da Semtur
(93)3063-6706

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Comitiva brasileira de turismo vai à Argentina com presidente Lula

A Comompanhia Paraense de Turismo está repassando aos membros do Fomentur - Forum Estadual de Desenvolvimento Túrístico do Pará, assim como para empresários locais, convite do Ministério do Turismo (Gabinete do Ministro) para integrarem, dia 04 de agosto próximo, uma delegação empresarial que acompanhará o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita oficial a Buenos Aires, Argentina.

Na oportunidade, será realizado seminário setorial sobre turismo com a participação de empresários brasileiros e argentinos, no qual serão proferidas apresentações pelos ministros do Turismo de ambos os países. A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil.

Os detalhes do programa da delegação empresarial poderão ser obtidos junto ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da BrazilTradeNet (www.btn.gov.br), onde também serão fornecidas sugestões de hotéis e de vôos para os participantes da delegação empresarial.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas no site supracitado. Dúvidas poderão ser esclarecidas no endereço eletrônico da Divisão de Operações de Promoção Comercial (argentina2008@btn.gov.br). Maiores informações: cerimonial@turismo.gov.br
contato: (61) 3321-7009 fax: (61) 3321.8083

Abrajet/TO elege nova diretoria

A Abrajet/TO - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Tocantins elegeu sua nova diretoria para o biênio 2008/2010. A nova presidente da entidade é a jornalista Arlete Carvalho, eleita, por aclamação, na noite desta terça-feira, 22, durante reunião realizada na residência da jornalista Kiara Lubick, em Palmas.

A eleição teve a presença dos associados e demais membros da nova diretoria da Abrajet/TO. Na ocasião, ficou acertado que será realizada, em breve, uma posse festiva para o trade turístico.
Arlete Carvalho substitui o jornalista Belmiro Gregório na presidência da entidade. Ela é jornalista, advogada e membro fundadora da entidade e, atualmente, também responde pela Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda/Governo do Tocantins.

Arlete informou que a nova gestão da Abrajet-TO pretende realizar diversos projetos em prol do desenvolvimento turístico do Estado, entre eles, o Prêmio Azuis de Turismo, previsto para ser realizado ainda este ano, e que já possui regulamento aprovado pelo Foestur – Fórum Estadual de Turismo.
"Assumimos a entidade com o compromisso de concretizar seus objetivos. Para isso, vamos incrementar as parcerias que já temos e buscar novos parceiros para dar maior visibilidade ao Tocantins como um estado de muitas belezas naturais e um grande potencial econômico na área de turismo que pode ser explorado", enfatizou Arlete Carvalho.

Membros
A nova diretoria da Abrajet-TO tem a seguinte composição: Presidente - Arlete Carvalho; Vice- presidente – Raimundo Penaforte; Secretário-geral – Rogério Lopes; Diretora de Finanças – Janete Monteiro; Diretora de Promoções e Eventos - Thelma Maranhão; 1º Diretor de Comunicação - Fred Alves; 2ª Diretora de Comunicação - Angélica Mendonça; Diretora de Relações Públicas - Zezinha Carvalho; Diretora de Assuntos Jurídicos - Maria Arienar, e Diretora de Projetos Especiais - Suzana Barros

Abrajet

A Abrajet é uma entidade sem fins lucrativos que visa incentivar o desenvolvimento do turismo por meio da divulgação e apoio a projetos na área, bem como os atrativos turísticos do estado. É uma entidade que existe há mais de 50 anos no Brasil e no Tocantins há 15 anos.
Fonte: O Girassol

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A informação, os sonhos e o turista

Wilson Bento (*)

A boa e correta gestão da informação está diretamente ligada à sociedade contemporânea, funcionando como um combustível cotidiano, ou seja, de sua eficiência depende o desempenho dos diversos setores econômicos, sociais e culturais em qualquer país do mundo. Se a informação é hoje o principal bem da humanidade não é de se admirar que uma estrutura tecnológica de apoio tenha sido (e continue sendo) desenvolvida para que este conhecimento possa ser administrado, disponibilizado, acessado e digerido.

Por outro lado, o mundo no século XXI felizmente impulsiona o homem a dedicar-se mais a si próprio, em sua qualidade de vida, graças a um aparato tecnológico que o permite reservar mais tempo ao lazer, descanso e viagens, sem comprometer sua atividade profissional. Para isso, um conjunto de alternativas foi criado, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo das duas últimas décadas, possibilitando o trânsito das informações de uma forma mais acessível, fácil e completa.

Mas de nada adianta existir este aparato se os setores responsáveis pela sua correta aplicação não o disponibilizam corretamente. Um exemplo disso está na programação de uma viagem: o cidadão tem totais condições de ser informado corretamente sobre a estrutura do hotel, as condições das estradas, dos pontos e preços de pedágios, da previsão do tempo durante a viagem, da estrutura hospitalar das localidades, das principais atrações ao longo de seu percurso, das opções gastronômicas e suas especialidades, das despesas com taxas de serviço, das opções de roteiros de visitação e uma série de outras informações que só vão fazem com que ele possa planejar melhor seu lazer. Mas, convenhamos; isso é oferecido hoje para o turista brasileiro e para o estrangeiro que nos visita? Os setores responsáveis pela máquina turística (agências, operadores, rede hoteleira, transportadoras, poder público, etc.) estão realmente preocupados com isso?

Evidentemente existem exceções. Temos que elogiar a iniciativa, ainda que pequena, da Prefeitura do Rio de Janeiro, de disponibilizar Internet sem fio grátis para quem estiver na Praia de Copacabana. Os turistas e frequentadores do local com seus notebooks, pda's e celulares 3G, agradecem.

Mas, no geral, a tecnologia disponível nos dias de hoje é subutilizada justamente na prestação de serviço para que o cidadão desfrute de momentos de prazer, descanso e de reequilíbrio de suas energias. Será que apenas catálogos e folders são suficientes para informar corretamente o turista? Onde estão a interatividade e a utilização de recursos virtuais e de convergência de mídias. Na verdade, o que acontece é que muitos empresários ainda acreditam que basta somente vender a viagem para o turista. Ora, isso era no tempo do “êpa”!

O turista necessita acreditar que seus momentos de lazer serão a realização de um sonho e, para isso, ele necessita sonhar. E a tecnologia disponível hoje possibilita estes dois momentos: pode ajudá-lo a sonhar e o auxilia para que, durante a realização de seu sonho, suas expectativas possam ser superadas. Veja bem, disse superadas e não apenas realizadas.

Portanto, a correta gestão da informação através do amparo tecnológico não apenas trará ganhos a quem venha desfrutar de uma estrutura de apoio turístico, mas definitivamente encaminhará as empresas turísticas e os setores públicos responsáveis pela atividade para a devida e correta profissionalização. Se o empresário e o homem público olhar ao seu redor perceberá que estes recursos estão bem pertos e dependendo tão somente de um investimento mínimo se comparado à relação custo/benefício. Enquanto isso não acontece, continuaremos a amargar o gosto de ver diminutos países dando aula em desenvolvimento sustentável através do turismo, enquanto o gigante e belo país tropical permanece adormecido.

(*) Empresário, sócio-proprietário da Master Case Digital Business em Campo Grande/MS: wilson@mastercase.com.br – (67) 3326-2100

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Abrajet Pará assume página de turismo de O Liberal

Uma reunião entre membros da diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) com o diretor de Marketing das Organizações Rômulo Maiorana, Guarany Júnior, formalizou parceria entre a entidade e o jornal O Liberal para publicação de uma página semanal especializada em turismo.

O novo espaço, que estréia na primeira semana de agosto, surge para valorizar o jornalismo especializado na área, atrair investidores e fortalecer a atividade turística no Pará, como afirma a presidente da Abrajet Pará, Benigna Soares. Para Guarany Júnior o espaço é importante para o veículo de comunicação das Organizações Rômulo Maiorana e deve revelar iniciativas e produtos inovadores no turismo.

Participaram da reunião, além da presidente Benigna Soares, a vice-presidente da Abrajet Pará, Christina Hayne, o diretor de Comunicação da Abrajet, Nilton Guedes, o associado Pedro Medina e o diretor jurídico da Abrajet Cidclay Oliveira.

Abrajet Pará elege nova diretoria

Com a maioria de associados atuantes presente, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet Pará, reelegeu, no último final de semana, a jornalista Benigna Soares ao cargo de presidente da entidade. Na oportunidade, foram eleitos, também, os jornalistas Cristina Hayne e Nilton Guedes, para os cargos de vice-presidente e diretor de Comunicação da Abrajet/Pará.

Anteriormente, ambos ocupavam os cargos de diretores de Relações Institucionais e Projetos Especiais, respectivamente. Na ocasião, foi deliberada, também, a indicação pela Abrajet/Pará do agora diretor de Comunicação para representar a entidade na viagem de familiarização de roteiros turísticos em Macapá, Manaus, Caiena e Paramaribo, prevista ainda para este mês, com apoio da Paratur.

(Agência de Notícias Gerais)

Lei do Turismo é aprovada no Senado

A Lei do Turismo, que cria um marco regulatório para o setor, foi aprovado na madrugada desta quinta-feira (10) pelo plenário do Senado Federal. O projeto recebeu uma emenda, e, assim, volta para apreciação da Câmara dos Deputados. Se aprovado pelos deputados, segue para sanção presidencial.

“A Lei do Turismo significa um grande ganho para toda a cadeia produtiva do Turismo”, destaca o ministro do Turismo, Luiz Barretto. Segundo ele, a aprovação do projeto de lei, traz segurança jurídica para investimentos internos e estrangeiros, disciplina a prestação de serviços no setor e promove o turismo como fator de inclusão social, gerando emprego e renda.

“Atualmente existe dubiedade em relação aos tributos. Ainda não há, por exemplo, o reconhecimento do papel formal da intermediação de agências e operadoras de turismo. Com a nova lei, problemas como esse serão resolvidos”, afirmou o ministro. Ele explicou que, com a vigência da lei, o Ministério do Turismo terá poder de classificação e certificação do setor e haverá a institucionalização do Conselho Nacional de Turismo.

“Trata-se de uma série de medidas que vai beneficiar o setor a médio e longo prazos”, afirmou Barretto, que lembrou o empenho dos ex-ministros do Turismo Marta Suplicy e Walfrido dos Mares Guia na formatação do projeto, elaborado com a participação de todos os segmentos da cadeia produtiva do turismo.

Situação atual - Atualmente, diferentes leis e decretos estão em vigor. Há matérias sobrepostas ou complementares entre União, Estados e Municípios. Faltam normas de fiscalização e punitivas e também de padronização dos serviços ofertados. Esses são problemas que a atual proposta de Lei do Turismo pretende resolver, ao definir, por exemplo, as atribuições do governo federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor e instituindo o Sistema Nacional de Turismo. O sistema tem como objetivo compatibilizar os esforços e as ações federais com aquelas dos estados e municípios a serem observadas na elaboração e revisão do Plano Nacional de Turismo.

O texto propõe a consolidação de um sistema de informações turísticas com possibilidade de monitorar os impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade. Prevê também a implantação de um sistema de qualidade para o setor e institui um cadastro obrigatório, de âmbito nacional, com vistas ao controle e classificação das atividades, equipamentos e serviços turísticos. O projeto estabelece, ainda, condições operacionais do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O intuito é aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado nacional e internacional.

Fonte: Ascom Mtur

terça-feira, 8 de julho de 2008

Bem vindo ao verão do Pará, onde o calor humano tem a mesma temperatura do sol!

Agora no mês de julho os termômetros de toda a região Norte do país acusam as maravilhas do clima tropical do Brasil. As chuvas deram trégua a sede da nossa floresta Amazônia e está aberta a temporada de verão do Pará que se estende durante todo o segundo semestre de cada ano.

Paisagens arrebatadoras de mangues, viveiros de pássaros, ilhas selvagens e modernos balneários de veraneio espalhados em praias de rios e de mar, nos quilômetros da deslumbrante costa atlântica paraense. Tudo pertinho de Belém, ponto de partida para quem quer encontrar um mundo bonito, ensolarado e confortável; selvagem e rústico; agitado ou calmo e, sobretudo embalado por águas doces e salgadas no aconchego da alegria e calor humano de um povo alegre e acolhedor. Maravilhas de todas as praias do Pará que convidam os colegas contabilistas para estarem aqui em 2012.

Roteiros do paraiso:

Salinas - Salinópolis ou apenas Salinas é o balneário mais concorrido do verão e fica apenas duas horas de Belém. São mais de dez praias oceânicas, reduto de surfistas, gente bonita e famílias inteiras que encontram conforto nas areias e nas dezenas de hotéis e pousadas disponíveis na cidade. As praias da Corvina, Atalaia e Farol Velho são as mais procuradas.

A orla do maçarico onde os telefones públicos, lixeiros e brinquedos têm formato de animais amazônicos, é ideal para a prática de esportes. As dunas de areias brancas são atrativos imperdíveis ao redor do famoso lago batizado de coca-cola por causa da cor escura de suas águas. O surf na areia é um dos esportes radicais que chamam a atenção nas dunas da Coca-cola.

Mosqueiro - Localizada em um dos distritos de Belém, a ilha de Mosqueiro é carinhosamente chamada de bucólica, por causa dos seus charmosos e antigos chalés de veraneio, heranças da Belle Époque dos séculos XIX e XX, durante o período áureo do ciclo da borracha no Pará. São mais de 20 praias fluviais que impressionam pela imensidão das suas águas de baía e com ondas semelhantes as de praias oceânicas.

Umas das poucas “ondas de rio” existentes no mundo. As praias mais visitadas são Chapéu Virado, Murubira, Farol, Prainha, Paraíso, Ariramba, Marahú, Farol e Canananduba. Algodoal - A ilha de Maiandeua (mãe da terra), chamada de Algodoal é sem dúvida um dos destinos mais paradisíacos do Pará. São 10 km² de praias oceânicas marcadas pela tranqüilidade e contato direto com a natureza, atrativo imperdivel para turistas de todo o mundo que não param de chegar na ilha.Em Algodoal não entram carros e todo o transporte é feito por carroças puxadas por cavalos. Sem energia elétrica a iluminação é garantida por geradores instalados pela comunidade, formada por pessoas simples e muito receptivas.

Os restaurantes e pousadas do local unem o conforto e a rusticidade de uma natureza intocada, onde o tempo parece parar diante de tanta beleza! As praias do Crispim e de Marudá também são outros destino paradisíacos próximos da ilha.

Bragança - As praias do município de Bragança são ideais para quem gosta de unir o sol, o sal e uma ecologia diferente que combina rio e mar. O município histórico fica às margens do rio Caeté tendo ao Norte o Oceano Atlântico. As areias alvas das praias intercalam um dos maiores manguezais do mundo.

A praia oceânica de Ajuruteua é um paraíso natural e ao longo de seu percurso oferece espetáculos como ninhais de garças e guarás e caranguejos que receberam até placas de sinalização na estrada. “Atenção, reduza a velocidade. Caranguejo na pista”.

Texto: Priscila Amaral
Fonte: http://www.crcpa.org.br/
Acesse e saiba tudo sobre o 19. Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2012

Novidades no verão de Soure - Marajó

Trazemos novidades sobre o Verão 2008 em Soure!

A cidade já está com tudo pronto para a temporada de férias 2008. Soure é uma das cidades mais visitadas por turista e durante as férias escolares recebe público do exterior, mas também muitos moradores de cidades paraenses, principalmente Belém, que aproveitam a chegada do verão para deliciar-se com as belas praias da região.

Localizada em plena ilha do Marajó, a cidade oferece a melhor infraestrutura turística da região e é pólo de referência para o turismo no estado. Belos e grandes hotéis e pousadas, restaurantes sofisticados e de muito bom gosto, grupos culturais onde destacam-se os grupos de carimbo, que mantem viva a tradição da musica e da dança tipicamente paraenses com uma boa pitada do tempero marajoara e uma culinária que provoca a gula até dos mais bem comportados a mesa.
Praias como a de Pesqueiro ou mesmo a Barra Velha, são paradas obrigatórias para todos nos finais de semana. Em Pesqueiro além do cenário afrodisíaco a infaestrutura de atendimento chama a atenção. Um grande número de restaurantes está disponível para atender a todos a qualquer hora do dia.

Para esta temporada de férias, ações conjuntas entre as policias Civil, Militar Corpo de Bombeiros e o Juizado da Infância e da Juventude deverá garantir a tranquilidade ainda maior aos que procurarem Soure para curtir o verão. Quatorze homens do Corpo de Bombeiros Militar do Pará já estão na cidade para atendimento nas praias. O 8º Batalhão de Policia Militar já montou todo o plano de ação para garantir o controle nos portos e nos locais de grande concentração de público. A Policia Civil, que recebeu reforços da capital, está trabalhando na disciplina junto aos bares e promotores de festas para que sejam respeitados os horários de funcionamento destes estabelecimentos e seja garantido assim também o sossego de quem vem para a ilha afim de descansar. Operações relâmpago em parceria com o Detran deverá coibir as infrações de transito e o tráfego de drogas que acessam a região principalmente pela PA 154, principal portão de entrada na região, começando por Salvaterra e distribuindo vias para Cachoeira do Arari, Soure e Santa Cruz do Arari.

A Prefeitura do Município montou uma diversificada programação que envolve, shows, esporte, desfiles de beleza, exposições e muito folclore.

Dia 05 de julho, sábado, a cidade vai receber o show especial da orquestra Amazonia Jazz Band, pela primeira vez em Soure. No Ginásio do Centro Comunitário estará acontecendo o XII FEst Amizade reunindo Grupos de Carimbó Soure, Ponta de Pedras, Marabá, Anannindeua e Belem e na Casa de Espetáculos Badalauê ocorrerá o show do cantor Bruno e Trio. No dia 06 de julho(domingo) a cidade estará envolvida no clima da segunda edição da parada GLBT de Soure, com direito a trio elétrico e show de Gilmara e Banda no arrastão e na chegada banda Explosão Melody.

Nos dias 11,12 e 13 de julho será a vez do tradicional Soure Folia, na sua quinta edição, trazendo a cidade as bandas Doce Pecado, Swingueiros do Forró, Tropa das Popozudas do Funk, Dj Fabio Pinheiro, o pagode do grupo Conversa Fiada Jeito Inocente elétrico.
Dia 18 de julho (sexta-feira), a cidade viverá a gravação do DVD da banda AR 15. Que aproveitou para gravar uma música em homenagem a cidade.

Dias 19 e 20 ocorrerá o novíssimo Carnasoure, trazendo as bandas Di Bobeira e Cabra Laranja. Para o último final de semana das férias a Prefeitura vai promover o show da banda Axé e Cia com a escolha da Miss Verão Soure 2008, na praia do Pesqueiro, principal cartão postal da ilha.
Várias competições esportivas estarão ocorrendo nas praias e no ginásio do centro comunitário Abel Nunes de Figueiredo coordenadas pela Gerencia de Esportes da Prefeitura do Município.
Contatos para a venda de abadás das micaretas: Soure Folia - 91 3741 1263 / 8178 2470 (Nildo) - Bloco Leva EuSedes:Em SOURE - Quarta Avenida em frente o BasaEm BELÉM - Lojas Parceria nos Shopings Iguatemi e Castanheira. Aceita Visa e Mastercard.

Carna Soure - 91 8144 8875 (Fabio)Sedes:Em SOURE - Loja Girassol ao lado do Soure Hotel - Centro Comercial de Soure Vendas no Cartão Visa em Soure na Sapataria Nani Calçados. Centro Em BELÉM - no Casarão das Máquinas - Fone: 3241 0826Endereço Tv Frutuoso esquina com Aristides Lobo nº 505 - Falar com vendedor Sidnei

Um grande abraço!
Dario Pedrosasoure.tur.br

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Opção em Santa Izabel

O nosso amigo Pedro Medina, jornalista associado da Abrajet Pará, avisa que uma boa opção neste veraneio é a Pousada Ecológica Colibri, em Santa Isabel do Pará. O local estará funcionando no mês de julho para atender as famílias de fino gosto e que apreciam viver em contato direto com a natureza.
A Colibri é cortada ´por igarapés e belas nascentes com banhos maravilhosos, tem piscinas de águas naturais e está rodeada de flores ornamentais de pura beleza. A pousada tem chalés super confortáveis, espaço para lazer, esporte, churrasqueiras, e um astral gostoso para ler, namorar e caminhar por trilhas. A Colibri fica á beira da PA - 140 na saída de Santa Isabel em direção à Bujaru. Contato pelos fones - (91) 3744 - 1993 ou 9100 1414 (Miriam)

A tecnologia a serviço do turismo rural

Por: Wilson Bento (*)

Quantas vezes você já ouviu uma pessoa lhe dizer que precisa tirar férias pra se isolar, esquecer do mundo? Certamente algumas vezes. Mas já percebeu que isso está ficando cada vez mais distante? As facilidades de comunicação e de acesso à informação permitem hoje que o cidadão viaje mais e, mesmo ausente de sua base, continue encaminhando questões e resolvendo pendências profissionais e particulares. Esta possibilidade confere mais tranqüilidade e permite que o indivíduo prolongue mais suas férias ou mesmo seu fim de semana, sem comprometer vários dos compromissos assumidos e em execução.

Pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério do Turismo mostra, por exemplo, que o brasileiro está viajando mais pelo seu país e buscando cada vez mais conforto. Um detalhe: conforto não é luxo; é acesso – dentre outras coisas - a recursos que lhe confiram tranqüilidade e paz para se ausentar de casa e do trabalho; é dispor de condições para se comunicar, ordenar, decidir e resolver problemas quando isso for necessário. Assim ele continuará sua viagem sem se angustiar com “o que deve estar acontecendo lá”.

A mesma pesquisa aponta que quatro entre 10 brasileiros fazem, pelo menos, uma viagem ao ano. Isso quer dizer que 74 milhões de brasileiros viajam anualmente. Outro detalhe: o carro próprio é o principal meio de viagem, preferido por 48,5% dos entrevistados. E por último: a procura por hotéis e pousadas cresceu 5% em relação a 2002.

Estes números nos levam a um setor da economia brasileira que vem despontando com grande potencial: o turismo rural. Em várias regiões brasileiras cresce o número de pousadas e hotéis-fazenda em propriedades rurais, uma atividade também classificada como diversificação do agronegócio convencional.

No entanto, em várias situações, o empreendedor não investe em recursos para que o hóspede possa viver o seu lazer sem se desplugar do mundo. A tecnologia disponível hoje permite que qualquer pousada ou hotel instalado no interior de Santa Catarina, em pleno Pantanal ou na Amazônia possa oferecer recursos básicos de comunicação e informação, como telefonia, televisão e Internet.

E não só oferecer isso durante sua viagem, mas também antes do momento dele se decidir para onde vai. O destino turístico rural que se antecipa e disponibiliza ao cidadão informações sobre condições de estradas de acesso, mapas dinâmicos, tempo, recursos hospitalares na região e recursos de comunicação que ele encontrará ao se hospedar, certamente sai na frente. E para as propriedades rurais que trabalham com turistas estrangeiros – a maioria dentro do Pantanal, por exemplo – este cuidado tem de ser redobrado. Quem não disponibilizar, ao hóspede, recursos tecnológicos para sua comunicação e informação será engolido pela concorrência.
E mais: o empreendedor do turismo rural que ainda tem certa ojeriza pela tecnologia, sobretudo pela informática e Internet, deve começar, de forma urgente, a rever seus conceitos. Sem conhecer a praticidade, a funcionalidade e a conveniência destes recursos, dificilmente ele compreenderá as necessidades de comunicação de sua clientela. É hora do empreendedor do também chamado agroturismo investir neste aprimoramento – pessoal e em sua propriedade. Empresas aptas para prestar este serviço de assessoramento tecnológico existem nas principais regiões e cidades brasileiras.

No período de 01 a 03 de agosto, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sediará a 5ª. Feria Nacional de Turismo Rural – a Feiratur 2008 – que deverá ser um painel para esclarecer ao turista sobre quem está mais apto a recebê-lo. E nos painéis e palestras, certamente o assunto será abordado. A ligação do turismo com os processos de comunicação e informação é cada vez mais estreita em todo o mundo e mais necessária no turismo rural. O eventual isolamento geográfico deve ser compensado pela aproximação tecnológica. Torço para que a Feiratur 2008 consiga deixar isso patente e que sirva de alerta para todos os agentes envolvidos no setor.


(*) Empresário, sócio-proprietário da Master Case Digital Business em Campo Grande/MS: wilson@mastercase.com.br – (67) 3326-2100